Segundo Recomeço


O Denver Broncos iniciou esta temporada com um rótulo de “Recomeço” estampado em todos do clube. Um novo treinador Josh McDaniels (foto acima), novo sistema ofensivo e defensivo, novo quarterback (QB), novos jogadores... A temporada 2009 serviria como transição para um bom 2010.

Serviria... Depois de três vitórias nos três primeiros jogos, o clube está agora em outra situação: a de provar se merece ser considerado um dos melhores times do ano. Esta frase será confirmada (ou não) a partir de Domingo, quando “outro” campeonato começa para o Denver.

Estão invictos, é verdade. Entretanto uma vitória foi milagrosa (contra o Cincinnati Bengals) e as outras duas contra Cleveland Browns e Oakland Raiders – não precisa dizer mais nada... Da semana 4 pra frente, os Broncos vão enfrentar adversários que estão em um nível mais alto na NFL, o que será um ótimo teste para ver se os avanços técnicos e táticos da equipe são propriamente qualitativos.

McDaniels é lembrado pelos trabalhos feitos como coordenador ofensivo do New England Patriots – em 2007 (melhor ataque de toda a história da NFL) e em 2008 (onze vitórais com o inexperiente QB Matt Cassel). A mesma filosofia ofensiva de NE foi implementada em Denver, com a “pequena” diferença na qualidade dos atletas. Josh preferiu dispensar o excelente QB Jay Cutler (hoje no Chicago Bears) a trabalhar com ele que estava insatisfeito com algumas decisões da comissão técnica. Kyle Orton veio na troca com o Chicago e o “não-tão-bom” QB se encaixou na metodologia do novo treinador.


Orton (foto acima) é a definição do atleta que se não enfeitar muito e/ou pensar que joga mais do que realmente tem capacidade, vai sempre ter atuações regulares. Com os Bears ele foi assim, errando muito pouco e ganhando jogos. Com os Broncos ele está sendo assim, errando muito pouco (0 INT) e ganhando jogos. A partida contra os Raiders mostrou que ele pode usar seus running backs (RB) Knowshown Moreno e Correll Buckhalter caso o jogo aéreo esteja ineficiente. Embora a característica ofensiva histórica dos Broncos seja correr (Terrell Davis, Cliton Portis...) o passe será bastante presente nos jogos (média de 29,3 passes tentados nas três primeiras semanas), o que não necessariamente diz que é uma estratégia para agradar o problemático wide receiver (WR) Brandon Marshall.

Marshall teve inúmeros problemas disciplinares na pré-temporada criando um clima ruim entre ele, os companheiros de clube e o treinador. Longa história curta: ele permaneceu no elenco. Porém não está sendo acionado constantemente como aconteceu no campeonato passado e dois fatos comprovam isto: no jogo contra os Browns, quando o desenho da jogada mostrava 3 WR´s, Jabar Gaffney, Brandon Stokley e Eddie Royal iam à campo – várias vezes isto aconteceu; Marshall marcou o seu primeiro touchdown (TD) na temporada contra os Raiders neste último Domingo.

Aquilo, contudo, que vem chamando a atenção de todos da liga não são os números e nem as atuações do ataque, são os números e as atuações da defesa; créditos a Mike Nolan, coordenador defensivo.

Depois de uma passagem pouco produtiva no San Francisco 49ers como treinador (de 2005 a 2008), Nolan volta a sua especialidade: defesa. Se os Broncos tem alguém na comissão técnica que comandou um dos melhores ataques da NFL (McDaniels), a franquia tem alguém que comandou uma das melhores defesas da NFL. Nolan foi coordenador defensivo do Baltimore Ravens durante três anos (2002-2004) e volta ao time que ele começou na liga – foi treinador dos linebackers (LB) do Denver entre 1987-1992. O esquema que Nolan utiliza é o 3-4 (três defensores na linha de scrimmage e quatro LB´s), diferente do que os jogadores dos Broncos estavam acostumados. Uma mudança deste tipo traz algumas dúvidas aos atletas, mas eles têm se adaptado bem.

Exemplo: Elvis Dumervil. Defensive end de origem, Dumervil está jogando na posição de LB aberto, com liberdade para atacar o QB e ser agressivo contra o jogo corrido. Nem ele mesmo sabe explicar direito sua posição: “Bom, eu acho que eu sou um LB agora. Na verdade, estou me divertindo muito, pois estou atuando como LB mas tenho a liberdade de fazer que eu mais gosto que é atacar o QB. Acabei achando meu nicho e hoje sou um jogador mais completo” disse Dumervil depois de conseguir quatro sacks contra os Browns – ele tem seis sacks no total em 2009.

Embora tenha sido adversários fracos, os míseros 16 pontos que a defesa sofreu (apenas um TD) são pra se considerar. Hoje o Denver tem a melhor defesa da liga e, mesmo sendo ainda cedo, poucos imaginariam que esta afirmação poderia ser feita sobre uma equipe defensiva que foi no ano passado a 29ª em jardas contra e a 30ª em pontos contra. A aquisição de atletas experientes contribuiu para que Nolan conseguisse melhorar drasticamente a defesa dos Broncos.

Renaldo Hill, Brian Dawkins, Champ Bailey e Andre´Goodman

Os veteranos estão sendo fundamentais na secundária. O destaque maior vai para o free safety Brian Dawkins, o capitão da defesa e o responsável por orientá-la. Renaldo Hill (strong safety) e Andre´ Goodman (cornerback) foram jogadores escolhidos com precisão pela diretoria, trazendo experiência e conhecimento para o sistema defensivo – Mario Hagan (LB) e Andra Davis (LB) são os outros veteranos contratados para esta temporada.

Todos eles serão colocados a prova nos próximos quatro jogos. Domingo (04/10) começa o desafio para a defesa dos Broncos: Dallas Cowboys em casa (3º melhor ataque em ´09), depois Patriots em casa (5º melhor ataque em ´09), dia 19/10 os Charges em San Diego (partida chave dentro da divisão) e 01/11 em Baltimore contra os Ravens (2º melhor ataque em ´09). E a tabela só fica mais complicada daqui pra frente – tirando os jogos da divisão, há ainda os confrontos contra Pittsburgh Steelers e New Yor Giants (em casa); Indianapolis Colts e Philadelphia Eagles (fora).

O campeonato de verdade começa agora para o Denver Broncos.

(GL)



© 1 Steve Dykes / US Preswire
© 2 Reza A. Marvashti / Denver Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário