Quando Um Completa o Outro

Chris Carpenter e Adam Wainwright

Ao olhar para os dois principais arremessadores titulares do Saint Louis Cardinals, se chega a uma conclusão fácil: ambos se completam. Se Tim Lincecum (arremessador do San Francisco Giants) não atrapalhar, os dois irão criar uma “discórdia”, pois só um poderá levar o troféu Cy Young. Tanto Adam Wainwright quanto Chris Carpenter estão nas conversas sobre quem será o melhor arremessador da Liga Nacional (LN) na primeira temporada, depois de quatro anos, que os dois jogam juntos como titulares.

Eles formam a combinação perfeita do “1-2”, favorecendo assim os Cardinals na pós-temporada e já causando preocupação nos prováveis adversários que os enfrentarão em dias seguidos; a projeção é que Carpenter arremesse o primeiro jogo dos playoffs e Wainwright o segundo.

Os dois, porém são muito semelhantes em alguns aspectos: na altura, no peso e na mecânica de arremesso. Identificá-los sem olhar para o nome atrás da camisa é difícil, tornando a opção de escolher qual é o melhor entre eles bastante complicada, tarefa que os jornalistas (responsáveis por eleger o vencedor do Cy Young) terão que realizar. A vantagem vai para Carpenter por “parecer” mais eficiente, embora Wainwright tenha rotina similar – Chris tem menos derrotas (4) e Adam mais vitórias (18).*

Carpenter já estava no time em 2005 quando Wainwright foi chamado das ligas de base para arremessar duas entradas como reliever. No ano seguinte quando ele oficialmente permaneceu no elenco, a comissão técnica decidiu fazê-lo um closer (aquele que arremessa no final do jogo para fechar a partida) porque Dave Duncan, treinador dos arremessadores, enxergou o potencial no braço de Adam para definir com agressividade as partidas. O resultado foi extremamente positivo com Wainwright jogando nove entradas nos playoffs e não cedendo nenhuma corrida na campanha do título da World Series.


Enquanto isso Carpenter estava fazendo uma estupenda temporada como titular defendendo o Cy Young conquistado em 2005. Ele foi decisivo também na World Series, principalmente no jogo 3, com uma impressionante atuação em oito entradas e desempatando na ocasião a série contra o Detroit Tigers.

2007 chegou e Carpenter, no seu primeiro jogo da temporada, machucou o cotovelo e teve que fazer uma cirurgia muito conhecida no mundo da MLB: Tommy John Surgery – que refaz o ligamento do cotovelo usando um tendão de outras partes do corpo. Chris teve que ficar de fora do campeonato todo e Duncan trouxe Wainwright do bullpen para substituí-lo. Adam assumiu a titularidade também em 2008, porque Carpenter enfrentou mais problemas no braço fazendo apenas quatro jogos.

A temporada 2009 é a primeira que Carpenter e Wainwright estão juntos como titulares e Duncan está adorando – ele que é o responsável por ambos estarem tão bem a ponto de concorrerem ao Cy Young. Produzir arremessadores de qualidade faz pare do currículo de Dave: são quatro jogadores “Hall da Fama”, quatro vencedores de Cy Young, um MVP e 10 atletas que venceram 20 jogos em 30 anos de carreira passando por cinco clubes. O mais peculiar disso tudo é que Duncan não foi arremessador nos seu tempo de MLB – ele era catcher – fazendo dele o único treinador de arremessadores da liga que não foi um jogador da posição.

Duncan deixa a entender que Carpenter é favorito para levar o Cy Young deste ano “Ele é o pacote completo, quero dizer que ele elimina rebatedores canhotos e destros com a mesma facilidade”. Ele só não afirma sua posição porque o campeonato que Wainwright está fazendo é notável: prestes a chegar a marca de 20 vitórias (meta principal de arremessador), o último jogador dos Cardinals a chegar a tal marca foi justamente Carpenter em 2005, ano que ele levou o Cy Young.


A dois jogos que Adam busca a 19ª vitória e não consegue (perdeu para o Florida Marlins e teve uma “não decisão” contra o Chicago Cubs ontem). Aliás, mesmo não saindo com a vitória, Wainwright fez um belo jogo com 10 strikeouts, sendo a segunda vez na carreira que ele termina uma partida com strikeouts em duplos dígitos. Mantendo a rotação ideal, Carpenter arremessou no Sábado passado contra o mesmo Cubs – teve uma “não decisão” mas passou invicto por oito entradas.

Caso Carpenter ganhe o Cy Young (ou Lincecum, por exemplo), será apenas a quarta vez que um jogador repete a honra nos últimos 25 anos: Randy Johnson, Greg Maddux e Tom Glavine são os únicos que conseguiram dois prêmios na LN neste período. Caso Wainwright leve o troféu, será algo inesperado para alguém que passou desacreditado nas ligas de base até chegar às mãos de Dave Duncan.

E se o prêmio for para qualquer um dos jogadores do Saint Louis, será mais uma vitória do treinador Duncan, o especialista em moldar arremessadores que recebem o tag “Cy Young”, colocando dois atletas do seu plantel na disputa sem um anular o outro, pelo contrário, com o outro completando o um.

*até 20 de Setembro

(GL)



© 1 Dilip Vishwanat / Getty Images
© 2 e 3 Tom Gannam / AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário