Luzes da Sexta à Noite


Nesta última sexta (11/09) Derek Jeter, shortstop (SS) do New York Yankees, quebrou um recorde que durou 72 anos: se tornou o jogador com mais rebatidas na história da franquia. O destaque dado ao feito de Jeter pode ter incomodado um pouco os torcedores de outros clubes, mas chegar a este patamar não é fácil, sem mencionar que o camisa 2 dos Yankees esta à frente de grandes nomes do esporte que jogaram no time de New York: Lou Gehrig, Mickey Mantle, Joe DiMaggio, Babe Ruth, Yogi Berra...

O troféu de MVP da Liga Americana praticamente tem um destino certo: Joe Mauer, catcher do Minnesota Twins – se há um Yankee que ameace Mauer, o nome dele é Mark Teixeira, primeira base (1B). Só que esta marca alcançada por Jeter, somada com os bons números que ele vem produzindo neste campeonato, faz com que especialistas tragam o nome dele na discussão do prêmio, que Jeter nunca ganhou.

Em 1999 ele esteve perto de levar. Muitos pensavam que ele seria o vencedor – com .349 BA, 24 HR´s e 219 rebatidas – porém os jornalistas escolheram Ivan Rodriguez, catcher do Texas Rangers. Três anos atrás, 2006, Jeter foi mais uma vez considerado como um dos favoritos a ser o MVP – .343 BA na ocasião. Quem ganhou o prêmio foi Justin Morneau, 1B dos Twins.

Derek Jeter não tem em 2009 os números que produziu nestas duas temporadas citadas, contudo são as melhores estatísticas da carreira – até 14/09. Ele está acima de sua média em BA (.332 contra .317), OBP (.399 contra .387) e OPS (.870 contra .846). Além de ter melhorado num aspecto do seu jogo que sempre foi alvo de críticas: a defesa.

Existem textos e mais textos, comentários e mais comentários sobre o crescimento do jogo defensivo de Jeter. Na verdade não houve uma melhora substancial no quesito em relação aos números e sim o fato de que o SS tem errado menos do que em outras oportunidades. Isto já é suficiente para colocá-lo no debate.


Mas dificilmente ele sairá vencedor.

Jeter não se preocupa tanto com prêmios individuais “A única coisa que importa é o quinto anel de campeão da World Series” ele afirma constantemente. Com os Yankees no topo da MLB e jogando o melhor beisebol no final da temporada normal, as chances são grandes dele conquistar mais um título.

Este pensamento coletivo de Jeter mostra m pouco do seu caráter, que é bem exemplificado no seu estilo de jogo. Ao vê-lo jogar é possível entender como ele é fora de campo; discreto, calmo, persistente... Os valores que ele demonstra são aqueles básicos, típicos conselhos da vovó.

Sobre ouvir os pais: “Eles são os primeiros que eu vou conversar sobre qualquer coisa; principalmente se eu precisar de uma ajuda ou conselho”. Sobre ser verdadeiro: “Não acredito que alguém possa enganar as pessoas por um longo período.” Sobre más companhias: “Uma coisa importante é você estar com boas pessoas ao seu redor. Quando você vê caras em situações desagradáveis e tomando decisões equivocadas, a maioria das vezes eles estavam com pessoas erradas. Penso que é preciso estar consciente de quem está a sua volta, isto pra mim é primordial; mas aí vai de cada um”.*

Até quando Jeter erra ele aprende e ainda ganha dinheiro. (Provavelmente se lembrando dos conselhos de que é preciso aproveitar toda oportunidade...).

Ele não está imune ao estereótipo nova-iorquino: solteiro, rico, jogador dos Yankees... Vez ou outra ele está aproveitando as luzes da sexta à noite e se divertindo na capital do mundo. Em 2002, George Steinbrenner, dono da franquia, disse à imprensa que Jeter ficou até as 3 da manhã numa festa – não era dia de folga – durante o campeonato; aproveitando para criticar o jogador por “falta de foco” e que tal incidente “não lhe caiu bem”. Foi tudo um mal entendido. Tanto que, em Março de 2003 ambos aparecem em um comercial da Visa satirizando a situação.



Exatamente por viver em New York e ter que lidar diariamente com a feroz e impetuosa mídia dos tablóides e afins, ficar longe das manchetes polêmicas, colunas sócias e fofocas é uma tarefa quase impossível. Analisando friamente, até que Jeter tem um saldo positivo a seu favor ficando longe de escândalos e polêmicas mesmo com uma vasta e respeitável lista amorosa.

A cantora Mariah Carey, as atrizes Scarlett Johansson, Gabrielle Union, Jessica Alba e a brasileira Jordana Brewster, a Miss Universo Lara Dutt são algumas das mulheres que já se envolveram com o jogador. Agora ele está em um relacionamento sério desde 2008 com a atriz Minka Kelly (foto abaixo).


Kelly, que é uma das protagonistas do famoso seriado Friday Night Lights – que tem como tema o futebol americano – parece ser a escolhida “Srª Jeter”. Rumores “tablodianos” dizem que o casal está prestes a noivar, o que Kelly prontamente nega.

Independente do que acontecer daqui pra frente com certeza Derek Jeter, por dois motivos óbvios, não esquecerá facilmente os brilhos das luzes da Sexta à noite.


(GL)

*Declarações dadas ao site da Major League Baseball


© 1 Brian J. Myers / US Presswire
© 2 Elsa / Getty Images
© 3 Mitchell Haaseth / NBC


PS: Leia “Tablóide Ambulante”, artigo sobre Alex Rodriguez – 3B do New York Yankees (publicado em 30 de março)

Nenhum comentário:

Postar um comentário