O Incomum e o Inusitado


Uma das primeiras ações do treinador John Harbaugh em 2008, assim que chegou para comandar o Baltimore Ravens, foi contratar seu amigo Cam Cameron para o cargo de coordenador ofensivo. Os dois já tinham trabalhado juntos na Universidade de Indiana – Camerom o técnico e Harbaugh o coordenador defensivo – e a tarefa inicial em Baltimore era muito simples, mas complicada ao mesmo tempo: melhorar a produtividade do ataque.

A ordem dos treinadores? “Vamos pelo menos vencê-los (a defesa) nos treinos...” Convenhamos que não deve ser algo tão fácil de fazer, pois o esquema defensivo dos Ravens não é só um dos melhores da NFL atual; pode ser considerado um dos mais empolgantes de todos os tempos.

Pelo apresentado nestes dois primeiros jogos da temporada 2009, percebe-se que o jogo ofensivo dos Ravens melhorou sensivelmente. Quando se comenta sobre o melhor ataque da liga, dois nomes surgem rapidamente: (Drew) Brees e Saints. Pois bem, o New Orleans é o melhor ataque até então neste campeonato, seguido por Baltimore...

Sim! Baltimore é o segundo melhor ataque do campeonato com média de 34.5 PPJ, 10 pontos acima da média registrada no ano passado.

Joe Flacco, QB titular do time em sua segunda temporada, está fazendo algo incomum para ele nesta curta carreira na liga: passar a bola. Flacco já tem 5 touchdowns em apenas duas semanas; ele demorou oito jogos para conseguir esta marca em 2008.

Após duas boas partidas em que o jogo aéreo foi bastante eficiente, Camerom foi questionado várias vezes pela imprensa local se Flacco iria mesmo passar a bola com mais frequência. O coordenador prontamente respondeu que não vai mudar as características da equipe (que vem desde os tempos do Brian Billick): correr primeiro, depois correr novamente... jogo aéreo não é uma das primeiras opções, porém está lá a disposição no livro de jogadas e Camerom (foto abaixo com Joe) sabe que o seu QB pode marcar pontos através do passe.


No primeiro jogo da temporada contra o Kansas City Chiefs, o Baltimore conseguiu 501 jardas no ataque (303 no passe e 198 correndo), um recorde na franquia. Flacco passou a bola em 43 oportunidades e só em quatro jogos que ele passou mais de 30 vezes no ano passado (perdeu em cada um deles). Harbaugh fez questão de afirmar que tal estratégia não foi por acaso e poderá se repetir mais vezes. “Nós vamos passar a bola se for nos ajudar a vencer. Entendo que temos capacidade para desenvolver o jogo aéreo com mais produtividade do que fizemos em 2008”.

Contra o San Diego Charges, no jogo seguinte, a história mudou um pouco. A estratégia de passar não poderia ser a mesma já que os Charges têm dois ótimos cornerbacks (Antonio Cromartie e Quentin Jammer) e jogadores que pressionam constantemente o QB (principalmente o linebacker Shawne Merriman, que forçou uma interceptação). Camerom apostou no jogo corrido para tornar o passe menos previsível e deixar Flacco mais a vontade em situações que ele próprio chamava as jogadas. Este balanço ofensivo produziu dois TD´s corrido (todos de Willis MaGahee) e dois TD´s no passe.

A confiança que Camerom coloca em Flacco vem dos treinamentos do time e pela pré-temporada da equipe. São estes os momentos que Flacco aprende como uma defesa pode ser desenhada na melhor forma possível, dando a ele a oportunidade de ler a jogada e direcionar a linha ofensiva para uma possível blitz, orientar os receivers sobre uma marcação dupla ou individual... Isto ele aprende vendo o capitão do outro time, Ray Lewis, quando as jogadas de defesas são cantadas.


Esta ofensividade toda não empolga a imprensa local e muito menos os torcedores. O foco está no “baixo” desempenho do sistema defensivo que está com uma média 10 de pontos cedidos a mais nesta temporada em comparação com o campeonato passado (25 contra 15). A saída do coordenador defensivo Rex Ryan (hoje treinador do New York Jets) fez a defesa sair um pouco do eixo, mas tem tudo para aos poucos voltar ao normal. Na partida contra os Charges, o time cedeu 474 jardas no total e a culpa do “desastre” foi creditada a secundária da equipe que permitiu passes para 81, 45 e 38 jardas. O trabalho para ajustar esta falha já está sendo feito nesta semana com os CB´s Fabian Washington e Domonique Foxworth - Harbaugh deve usar mais a marcação por zona bem aberta e profunda mandando Terrel Suggs e Trevor Pryce pressionar constantemente o QB adversário para os passes serem mais curtos.

Depois de, provavelmente, passar pelo Cleveland Browns neste próximo domingo, os Ravens terá um bom teste contra o New England Patriots fora de casa. Aí será o termômetro para ver se realmente a defesa está muito ruim e se o ataque está muito bom. O jargão diz ataque ganha jogo, defesa ganha campeonato, mas esta frase não faz parte do dialeto do torcedor dos Ravens. Embora a equipe defensiva tenha jogado muito mal no último domingo, foi ela quem decidiu a partida – com o super tackle de Ray Lewis em Darren Sproles nos segundos finais do jogo.

Os fãs do Baltimore nunca acreditaram em tal clichê porque sempre presenciaram a defesa ganhar jogos... algo que tende a ser diferente neste ano, pois o clube usará uma estratégia “inusitada e insólita” para conseguir vitórias: o jogo ofensivo.

(GL)



© 1 Rob Carr / AP
© 2 John Angelillo / UPI
© 3 Kim Hairston / Baltimore Sun

Nenhum comentário:

Postar um comentário