Bem Mais Ou Menos


Existe uma estatística na NBA que resume a produtividade de um jogador em quadra. Parecido com o que se conhece no futebol como saldo de gols, a plus(+)/minus(-) é um rateio de pontos que o time converte e sofre quando determinado indivíduo está jogando; quanto mais positivo for o número, melhor.

Quem lidera este ranking na temporada 2009-10 é LeBron James, ala do Cleveland Cavaliers e favorito ao prêmio de MVP deste campeonato (+577 até 19/03). Na segunda posição está uma surpresa: o brasileiro Anderson Varejão, companheiro de LBJ, com +483, à frente de Dwight Howard (+478) e Kobe Bryant (+470). Ressaltando que Varejão é reserva dos Cavs...

Mas, como ele próprio gosta de afirmar, o importante não é quem inicia as partidas, e sim quem termina. Mike Brown, treinador, encontrou o momento ideal de colocar o Varejão nos jogos e isto lhe vem trazendo bons resultados. O simples fato do ala-pivô estar entre as grandes feras da associação em uma estatística tão substancial, atesta a afirmação.

Só que, como já disse o outro: “Estatística é que nem biquíni: mostra tudo menos o essencial”.

O valor de Varejão não tem como ser medido em números, porque ele não se destaca em nenhum dos fundamentos específicos do jogo. Os quesitos abstratos são os que avaliam o brasileiro melhor. Agora, aqui surgem questões interessantes: Quer dizer que ele só é raça, determinação e vontade? Por que os Cavs marcam tantos pontos quando ele está jogando? Será que ele não tem nem que seja um pouquinho de habilidade?

...

Quer dizer que ele só é raça, determinação e vontade?

Nem tanto, mas estas são algumas das características principais do Varejão. Tanto os companheiros de time quanto os adversários reconhecem tais aspectos de seu jogo. O ponto central é que ele sabe das suas reais limitações e capacidades, ou seja, não procura enfeitar muito e faz o trivial com eficiência.

Um detalhe: mesmo que ele faça “...o trivial com eficiência...”, não quer dizer que é fácil. Não é por nada que ele está na NBA há 5 anos depois de uma passagem bem sucedida no Barcelona (Espanha). Às vezes, fazer o simples com qualidade e constantemente é mais difícil e complicado do que ousar e ser diferente. Exemplo: os times sabem que grande parte das cestas do Varejão, como Dênis do Bola Presa disse bem no artigo “Feito no Brasil”, vem da jogada pick-and-roll iniciada com LeBron James. LBJ chama a dupla marcação, abre um espaço no garrafão e o camisa 17 preenche o lugar vazio e fica pronto para finalizar, mostrando um senso de posicionamento acima da média. Poucas equipes conseguem pará-los


Ele busca está no local ideal, na hora certa e no momento certo. Igual faz os grandes artilheiros do futebol, que sabem se colocar dentro da grande área num espaço que a defesa adversária não irá conseguir fazer a marcação, ficando livre para marcar o gol.


Por que os Cavs marcam tantos pontos quando ele está jogando?

Aí que tá: não marcam tantos pontos assim. O saldo do Varejão é positivo porque a defesa joga melhor que o ataque com ele em quadra. Não só a marcação melhora, mas os rebotes crescem a favor dos Cavs, principalmente os defensivos, não permitindo segundas oportunidades para os adversários.

Relembrando que o desempenho do brasileiro não deve ser medido através dos números. Ele faz atuações defensivas com tanta qualidade que alguns especialistas já especularam a possibilidade dele ser o Melhor Defensor do campeonato. Um exagero, no entanto, já que este prêmio deverá ir para o Howard, mas pelo menos o Varejão deve aparecer no melhor time defensivo desta temporada.

Os treinadores e jogadores da NBA sabem disso, sabem que passar por Varejão é complicado, uma tarefa das mais árduas. O grande público ficou por dentro desta conversa quando o Boston Celtics perdeu para os Cavs no domingo passado (14/03) e os jogadores e Doc Rivers (treinador) deixaram explícitos, via imprensa, o quanto foi complicado jogar contra Varejão.


Será que ele não tem nem que seja um pouquinho de habilidade?

O sentimento que se tem, ao ouvir declarações sobre o jogo de Varejão vinda de adversários e companheiros, é que não há um destaque sequer em relação as suas qualidades técnicas, tipo “Varejão é um excelente passador” ou “Ele arremessa muito bem”... O que se escuta é “Varejão joga com muita energia” ou “Ele usa muito bem seu porte físico”... Alguns chegam a dizer que enfrentá-lo é muito ruim, pois consideram o brasileiro desleal.


A revista Sports Illustraded fez uma pesquisa com 173 jogadores que estão na NBA atualmente. Uma das perguntas era: Qual jogador é o mais desleal? Reggie Evans, do Toronto Raptors, ficou em primeiro com 21% dos votos. Varejão foi o quarto, atrás de Ron Artest e Andrés Nocioni, com 5% dos votos. Em entrevista recente ao jornal Lance!, ele disse não entender porque existe esta reputação dizendo “Qual jogador que eu já machuquei?”. A verdade é que muitos confundem jogo físico e jogo de contato, com agressividade desnecessária.

O importante é que somente os Cavs tem que se preocupar com isto e eles admiram muito o que o brasileiro faz pela franquia diariamente. Como em toda relação, houve um momento de crise na renovação do contrato em 2007, porém foi tudo acertado e ele tem vínculo com a franquia até 2015-16 (acordo atualizado em 2009).

Alías, desde que chegou em Cleveland para disputar a temporada 2004-05, só Varejão e LeBron permanecem no clube. Varejão se encaixa perfeitamente no esquema de Mike Brown e é difícil imaginar ele se dando bem em outro time. Anderson pode não ser um cara que chama a responsabilidade para si e que crie jogadas, porém sua função nos Cavs só pode ser executada por ele mesmo. A identidade criada com os companheiros, com a comissão técnica e com os torcedores definem bem a importância do Varejão para a franquia.

LeBron forma com Andy (como Varejão é conhecido em Cleveland) a dupla mais produtiva da NBA. Para alguém que não tem tanta habilidade assim, seu saldo até agora é positivo; bem pra mais.



(GL)


© 1 Cadu Pilotto / Caras
© 2 Ron Turenne / Getty Images
© 3 David Liam Kyle / Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário