The Weaver Brothers


Los Angeles tem duas franquias representando a cidade nas finais de Liga: uma na Nacional (LN) e uma na Americana (LA). A família Weaver também tem dois representantes do clã nas decisões: Jeff Weaver pelo lado da LN (Los Angeles Dodgers) e Jered Weaver pelo lado da LA (Los Angeles Angels). O destino pode, novamente, fazer com que haja um confronto entre os dois, mas agora em um local especial: na World Series.

O comentário é grande pelos lados da “Cidade dos Anjos” de uma provável final entre os times locais. Pelo apresentado até agora nos playoffs, é considerável a probabilidade disso acontecer, e tanto Jeff quanto Jered estão contribuindo para que o duelo volte a ocorrer, apesar dos outros dois encontros não terem sido tão agradáveis.

Jeff é o irmão mais velho (32) e, naturalmente quando adolescente, não saia muito com Jered (26) pela diferença de seis anos entre eles; Jeff era o típico irmão que não queria o caçula por perto e fazia questão de mostrar quem era o “chefe” da casa. Contudo, o beisebol os aproximou, criando assim uma relação bem especial.

Ambos fizeram carreira na Califórnia – são naturais da cidade Simi Valley, parte da Grande Los Angeles. Jeff foi destaque na Simi Valley High School e nem foi para uma universidade jogar beisebol, sendo a 14ª escolha do draft de 1998 (Detroit Tigers), onde ele foi o arremessador titular número em 2001 e 2002. Jeff é o que chamamos de atleta “rodado”; passou por seis diferentes clubes na MLB: Tigers, New York Yankees, Los Angeles Angels, Los Angeles Dodgers, Saint Louis Cardinals e Seattle Mariners.

Já Jered tem um currículo um pouco diferente do seu irmão mais velho; só o status de estrela na Simi Valley HS é o mesmo. Ele participou da NCAA defendendo a Universidade Estadual da Califórnia (Long Beach) e em 2004 recebeu o prêmio de melhor jogador (Troféu Dick Howser) e melhor arremessador (Troféu Roger Clemens). Esse foi o mesmo ano que os Angels o escolheram na 12ª posição do draft. Jered disputou dois campeonatos nas ligas de base do clube, até o primeiro encontro com Jeff em 2006.

Em 2005 terminou a primeira passagem de Jeff pelos Dodgers e ele assinou, no ano seguinte, um contrato por uma temporada com os Angels. Enquanto isso Jered estava se destacando e os olheiros já o recomendavam à equipe principal. Entretanto, houve uma coincidência incrível: o lugar vago na equipe de arremessadores que Jered ocupou foi justamente o deixado pelo Jeff, dispensado do clube (foi para os Cardinals). No final das contas, a parceria não se concretizou, mas a situação ficou boa para ambos.

Jered teve uma sequencia histórica em seu primeiro ano, com nove vitórias nos nove primeiros jogos. Jeff se deu tão bem quanto o caçula, tendo uma participação efetiva na conquista da World Series de 2006, com a vitória no jogo 5 contra os Tigers - partida que deu o título aos Cardinals.

Nesse meio tempo, os dois se uniram. Eram constantes as ligações de Jeff para Jered, o orientando sobre qual a melhor forma de arremessar para um jogador específico ou time. Quando ainda estava nas divisões de base e Jeff nos Yankees, Jered viaja até New York para ver o irmão atuar e aprender um pouco mais. Na World Series de 2006, Jered esteve na arquibancada com sua mãe e seu pai torcendo por seu irmão mais velho e o apóio que Jeff ganhou da família contribuiu para ele vencer a partida decisiva, se recuperando da derrota no primeiro jogo da série.


A emoção dos pais (foto acima) em ver um dos filhos ganhar um título foi superada por um feito histórico e raro. No dia 20 de Junho deste ano, os dois se enfrentaram como arremessadores titulares – o 15º duelo de irmãos na MLB desde 1967 e o primeiro desde 2002. Na ocasião Gail Weaver, a mãe, disse ao site da MLB que esperava “...ver um empate até a sétima, oitava entrada e que os bullpens decidam o jogo”. Nenhuma das duas coisas aconteceu. Jered jogou 5 entradas e 1/3, permitindo seis corridas e 10 rebatidas. Jeff conseguiu a vitória, mas também só atuou em 5 entradas, cedendo duas corridas e seis rebatidas. Mesmo sendo um encontro “entre-ligas”, um não arremessou para o outro, porque o mando era dos Angels e os times usaram o rebatedor designado (DH) no lugar do arremessador no ataque, assim com fazem os times da LA.

Houve um alívio grande quando o confronto terminou, tanto por parte dos pais quanto dos irmãos, que confessaram na entrevista coletiva que foi bastante complicada situação. Não é pequena, porém a chance do encontro se repetir.

Os irmãos e seus respectivos times estão bem nesta pós-temporada. Jeff foi primordial para a vitória dos Dodgers no jogo 1 da série de divisão contra os Cardinals. Ele só jogou 1 entrada e 1/3, substituindo Randy Wolf em uma delicada situação na 4ª entrada com as bases lotadas e dois rebatedores eliminados. Jeff eliminou o jogador que restava, voltou para a 5ª entrada e saiu com a vitória. Jered fez uma partida mais completa no jogo 2 contra o Boston Red Sox; em sete entradas ele permitiu uma corrida e duas rebatidas, conseguindo sete strikeouts.

Hoje Jered é titular dos Angels; Jeff é reliever. Não será um encontro igual ao de Junho, mas, caso ocorra uma final entre Angels e Dodgers, entre tantos elementos históricos e curiosos, teremos um duelo de arremessadores irmãos na World Series. Será a chance do caçula se vingar do mais velho pela derrota nesta temporada e pelos "perrengues" passados na adolescência.

Além de tudo, será nada mais do que um confronto de superioridade entre irmãos.


(GL)



© 1 Joo Soo Hoo / Dodgers Media
© 2 Cris Carlson / AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário