Ausente


Chamada para os playoffs 2009: Boston Red Sox? (Presente!), New York Yankees? (Presente!), Los Angeles Dodgers? (Presente!), Saint Louis Cardinals? (Presente!), New York Mets? (Faltou!).

Calma aí?! Quer dizer que o grande favorito do inicio da temporada, o super-estrelado Mets não vai jogar na pós-temporada?

Sim. Como diz o ditado popular que “nada é tão ruim que não possa piorar”, os Mets ficaram apenas a frente do Pittsburgh Pirates e Washington Nationals na classificação final da Liga Nacional. Acontecimentos dramáticos – e cômicos – levaram o clube é essa situação.

Em Abril, não era nenhum exagero afirmar que a franquia estava entre as favoritas para levar o título da MLB. A revista Sports Illustraded escolheu o time como o campeão da World Series na prévia desta temporada e os conceituados comentaristas da ESPN, Peter Gammons e Orel Hershiser concordaram com a opinião da revista, assim como tantas outras pessoas. Havia bons motivos para compartilhar desta mesma idéia: o elenco tem quatro dos melhores jogadores de toda a liga (Johan Santana, David Wright, Jose Reyes e Carlos Beltran), a segunda maior folha de pagamento da MLB (só atrás do New York Yankees) e o clube reforçou o bullpen, principal defeito do time em anos anteriores.

Nada disso, porém foi suficiente.

Sem ir aos playoffs pelo terceiro ano seguido, o time de New York irá à busca dos “culpados”, ou de fatores que levaram a franquia ao fracasso deste campeonato. Rapidamente o torcedor já nomeia algo que prejudicou o time pontualmente: contusões, isto porque eles tiveram que aumentar o conhecimento sobre torções, estiramentos, cirurgias para poder acompanhar o dia-a-dia do clube. Dos titulares que entraram em campo no jogo de abertura do campeonato, sete passaram um tempo no departamento médico (Beltran, Reyes, Wright, Carlos Delgado, Santana, Ryan Church e Brian Schneider).

Soma-se a isso o péssimo desempenho do time nos meses decisivos – Agosto e Setembro – quando os Mets estiveram sempre abaixo dos 50% de aproveitamento. O clube ficou só oito dias no primeiro lugar da divisão Leste da LN e foi no início de Maio. Entre este meio tempo, distrações fora de campo ocorriam, sendo mais um motivo para entrar na lista de “culpados”.

Em um caso complicado em si, Omar Minaya (diretor de beisebol – GM) criou outra celeuma sem motivo e só agravou ainda mais sua imagem.


Em uma série de reportagens de um jornal local de New York (Daily News), o repórter Adam Rubim publicou uma matéria dizendo que Tony Bernazard – vice presidente de desenvolvimento da franquia – confrontou jogadores da base dos Mets, tirando a camisa e partindo para briga. Na entrevista coletiva para anunciar a demissão de Bernazard, que segundo Minaya (foto acima) “...não era a pessoa mais agradável do mundo...” , o GM especulou que tais reportagens foram publicadas com segundas intenções, que Rubin teria interesse em assumir um cargo no clube e estaria fazendo um lobby para conseguir a vaga. Estas especulações foram prontamente confrontadas e dias depois da entrevista coletiva, Minaya veio a público pedir desculpas à Rubin.

E o diretor ficou mais desgastado após este episódio.

Jerry Manuel, treinador, teve problemas com seus jogadores ao longo desta temporada. Com um deles (Ryan Church) a situação ficou insustentável e ele foi envolvido em uma negociação com o Atlanta Braves – que mandou Jeff Francouer para NY. Se não bastassem os problemas de relacionamento, as atuações em campo dos seus comandados só dificultavam mais a situação de Manuel, envergonhando os torcedores.

Foram muitos os erros individuais de jogadores que resultaram em derrotas para o time. Entretanto, duas destas falhas chamaram mais a atenção e serão lembradas por um bom tempo.

Em uma série contra o Los Angeles Dodgers em Maio, um dos jogos (dia 18) foi para a 11ª entrada. Quando os Mets estavam no ataque, Angel Pagan conseguiu uma rebatida tripla e avançou Ryan Church para marcar a corrida do desempate. Porém, o arbitro da terceira base Mike DiMuro, percebeu que Church não tocou na base indo em direção ao home plate – o ponto foi desconsiderado e Ryan eliminado. Na vez dos Dodgers no ataque, Pagan e Beltran se confundiram e deixaram cair um fly out de eliminação fácil e o 1B Jeremy Reed desperdiçou uma queimada dupla fácil, arremessando uma bola sem direção para o catcher e os Dodgers saíram com a vitória.



Outro erro que ficará marcado aconteceu contra o New York Yankees em Junho. Era a nona entrada e dois jogadores dos Yankees eliminados. Os Mets estavam na frente e uma bola de fácil eliminação vem em direção de Luís Castillo. Só assistindo o vídeo acima para entender o que aconteceu – em quatro narrações diferentes.

A esperança era que a temporada 2009 do New York Mets trouxesse boas lembranças aos torcedores, mas não será assim. Nem a inauguração do novo estádio é pra se comemorar, pois a equipe só marcou 49 home runs em casa – 95 ao todo, pior marca da MLB e único time a não atingir a marca de 100 HR´s neste campeonato. O alento é que sempre há o “ano que vem” para que sejam corrigidos os diversos erros cometidos e que o clube esteja presente nos playoffs em 2010, proporcionando novamente aos seus fãs jogos de beisebol em Outubro.


(GL)



© 1 por Hazboy
© 2 Michael Heiman / Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário