Pequeno Grande Baixinho


Um metro e setenta e dois centímetros.

Esta é a altura de Dustin Pedroia, segunda base (2B) do Boston Red Sox. Tamanho que se tornou empecilho devido ás criticas em relação ao seu jogo. Tamanho que se tornou motivação para ele mostrar que pode estar na MLB.

Sempre quando Pedroia vai rebater, é engraçado vê que o catcher adversário, de cócoras, fica quase na mesma altura que ele... É curioso vê-lo fazendo o swing com toda a força possível para rebater a bola o mais longe que pode. Porém, não é surpresa assistí-lo sendo eficiente no ataque em todas as partidas: ele tem talento.

Pedroia (sobrenome português) tem feitos raros alcançados em suas duas temporadas completas na liga: novato do ano em 2007 (Liga Americana) e Luva de Ouro (LA), Silver Slugger (LA) e MVP (LA) em 2008. Além do título da World Series em 2007.

Conseguir esta quantidade de prêmios em um período tão curto nos dois primeiros campeonatos disputados na MLB credencia Pedroia como um dos melhores jogadores da liga. Foi preciso alcançar todas estas conquistas para ganhar o respeito dos adversários e companheiros.

Este é o jogador que todos vocês estão falando, brincadeira, né?”. Esta foi a reação de Terry Francona, treinador dos Red Sox, quando viu Dustin, em 2006, quase cair depois de um swing em uma de suas primeiras partidas na equipe. O aproveitamento do 2B no bastão foi de apenas .191 em 31 jogos no ano. Entretanto, a comissão técnica do clube resolveu nomeá-lo como titular da posição para temporada 2007.

Só que a situação para Pedroia não melhorou logo de cara.

No primeiro mês de disputa ele teve um aproveitamento ofensivo de apenas .172. Passou a ser alvo de críticas da imprensa e dos torcedores, criando um desejo na diretoria de mandá-lo à liga de base (minor - AAA) para melhorar sua produtividade no ataque. Antes disto acontecer, Pedroia fez questão de se dedicar em aprimorar sua técnica com os Red Sox, sendo o novato do mês seguinte (Maio). Daí pra frente à história já está contada.

Um dos pontos fundamentais para ele ter se firmado como um grande jogador foi a melhora do seu swing, porque os outros fundamentos do jogo, principalmente os defensivos, Dustin sempre dominou. Quando ainda estava na universidade – Arizona State – ele foi nomeado por duas vezes como o melhor defensor do ano da NCAA; atributo que não o colocou como uma alta escolha no draft de 2006 – Boston o escolheu na 2ª rodada.

Afinal, o problema era o swing.


Basta vê-lo jogar e perceber: Pedroia vai com toda a força em busca da bola. O que hoje é uma virtude, antes era seu principal defeito. Diversos analistas e ex-jogadores diziam constantemente que ele era muito agressivo com os braços, mas não tinha equilíbrio nas pernas; por mais que ele não sofresse tantos strikeouts, ele não tinha uma rebatida de qualidade, sendo muitas vezes eliminado na bola rasteira. Quando Dustin corrigiu isso, tudo se encaixou perfeitamente.

A capacidade que ele tem em ver o melhor arremesso é destacável. Ele passou uma temporada escolar completa (High School), no ano de veterano, sem sofrer um strikeout sequer. Esta habilidade ele sempre teve consigo, só faltava ter um controle melhor de onde colocar a bola em campo, rebatendo com eficiência. Mesmo não tendo a força para converter home runs, ele é um dos melhores jogadores ofensivos da liga, pois tem a capacidade de rebater com qualidade de forma constante – até 23/08/09, ele tem 143 rebatidas em 478 oportunidades, com apenas 38 strikeouts.

Outro aspecto de excelência do jogo de Pedroia é a defesa. Sempre alvo de brincadeiras de seus companheiros pela sua altura, o 2B responde que quanto mais baixo a pessoa é, mais próxima ela fica do chão e mais ágil ela se torna. Esta agilidade é peculiar dele, que faz jogadas extraordinárias entre as bases e tem um dos melhores aproveitamentos defensivos da posição com apenas seis erros em 116 jogos neste ano.

Por ter estilo de jogo mais simples e mais tradicional, Predoia é considerado o modelo do atleta da era “pós-esteróides”. Para mostrar um bom exemplo para as crianças (e adultos também) a Sony CE colocou o 2B na capa do jogo “MLB 09 The Show”, algo que Pedroia, e poucas pessoas, imaginariam que aconteceria um dia. Em um comercial promocional engraçadíssimo, Dustin diz:

Caro amigos da PlayStation, MLB 09 The Show acha que eu não posso rebater uma bola rápida arremessada dentro da zona de strike... Vocês vão consertar isto, certo?

Um dos diretores responde: “Bem Dustin, o jogo é um dos mais reais já feitos, então vamos manter como está... Isto se chama integridade.”

Depois aparece Pedroia polindo o prêmio de MVP do ano passado...

Personificando a personalidade do pequeno grande baixinho.

(GL)



© 1 Ruben W. Perez / The Providence Journal
© 2 Icon SMI



PS: Leia "Sem Dar Um Passo Maior Que As Pernas", perfil do arremessador novato do Atlanta Braves, Tommy Hanson (publicado em 06 de Julho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário