Retomada


Ano 2005. Carnell “Cadillac” Williams (esq.) e Ronnie Brown (dir.), running backs (RB) da Auburn, eram os mais visados no draft criando altas expectativas para temporadas de sucesso na NFL.

Ano 2009. Agora é o tempo deles se firmarem na liga.

Brown foi escolhido pelo Miami Dolphins na segunda posição, Williams foi para o Tampa Bay Buccaneers na quinta escolha. Os dois conseguiram um feito raro: jogadores da mesma universidade e da mesma posição entre as cinco primeiras escolhas da primeira rodada. Isto aconteceu porque ambos tiveram campeonatos fantásticos em Auburn, principalmente o de 2004.

Desde 2001, Brown e Williams dividiam as responsabilidades no jogo corrido da equipe. Teve temporadas que Brown se destacou quando Williams estava machucado (2002) e teve temporadas que Williams foi o destaque quando Brown estava machucado (2003). Quando 2004 chegou, Ronnie, no quarto ano, e Cadillac, no terceiro, iriam optar entrar no draft a não ser que Tommy Tuberville, treinador da Auburn, contratasse um coordenador ofensivo que armasse jogadas para os dois. Ele fez isto trazendo Al Borges da UCLA.

Cada um teve participações qualitativas no ataque e, junto com o quarterback Jason Campbell (hoje no Washington Redskins), Auburn terminou a temporada invicta – 13v e 0d –, mas não jogou a final (USC versus Oklahoma) e sim o Sugar Bowl contra Virgina Tech, vencendo a partida por 16 a 13. É bom lembrar que Auburn começou o campeonato na 18ª posição no ranking do USA Today/ESPN e Tuberville quase foi demitido no início da temporada... Brown correu 913 jardas, marcando 8 TD´s e pegou 34 passes para 313 jardas; Cadillac correu 1165 jardas e marcou 12 TD´s.

Daí veio às tais altas expectativas.


Quem respondeu primeiro foi Cadillac (foto acima). Sobre o comando de Jon Gruden, que confiava muito no garoto e acreditava no seu potencial, Williams foi o novato ofensivo de 2005 pela votação popular no site da NFL e pela a Associatede Press (AP – votos dos jornalistas). Ele completou 1178 jardas com média de 4.1 jardas por corrida, conseguindo 6 TD´s. Cadillac escreveu seu nome na história da NFL ao ser o primeiro RB novato a atingir a marca de 100 jardas em três jogos seguidos – seus tênis usados em 2005 estão no Hall da Fama.

Entretanto, Williams não manteve a mesma produtividade nos anos seguintes. Em 2007, no quarto jogo da temporada, ele fraturou o tendão patelar do joelho direito e teve que fazer cirurgia. Ficou fora do restante do campeonato e só voltou em Novembro de 2008. Na sua sexta partida após o retorno, último jogo da temporada contra o Oakland Raiders, Cadillac torceu o joelho esquerdo, porém nada parecido com a outra lesão; “só” abriu questões sobre se os Bucs podem confiar nele o jogo corrido da equipe.

Para evitar dúvidas, o elenco possui outros dois bons RB´s: Derrick Ward e Earnest Graham, ambos garantidos no grupo de 2009. Williams, então, está na disputa pela terceira vaga; briga com Clifton Portis (participou do Pro-Bowl do ano passado como return) e Kareem Huggins (que fez dois regulares jogos de pré-temporada). Mostrando confiança em Williams e acreditando que ele ainda pode jogar em alto nível, Raheem Morris, treinador, vai colocá-lo no próximo jogo da pré-temporada contra o Miami Dolphins, em uma rotação com Ward e Graham. Caso dê certo, Cadillac estará no elenco.

Vai ser um jogo que marcará o reencontro dos RB´s. A diferença é que Ronnie (foto abaixo) está em uma melhor situação. Talvez não fosse pra tanto, mas, em entrevista ao Miami Herald, Brown disse que pertence à elite da NFL quando o assunto é RB...


O bom ano de 2008 criou esta confiança (um “pouco” exagerada, é verdade) graças às jogadas “wildcat” de Tony Sparano e equipe. Por mais que dividisse jogadas com Ricky Williams, Brown teve uma temporada sólida com 916 jardas – média de 4.3 por corrida – e 10 TD`s; recebeu 33 passes para 254 jardas. A tendência é que Sparano entregue mais bolas para Ricky, mas Brown estará em campo várias vezes para tentar enganar os adversários com a formação “wildcat”.

Essa foi a primeira temporada que Ronnie jogou todos os 16 jogos. Assim como Cadillac, ele teve seus problemas com lesões na NFL: quebrou a mão esquerda em 2006 e machucou o joelho em 2007 o tirando de toda a temporada que, provavelmente, seria a melhor de sua carreira.

A meta é ultrapassar a marca de 1000 jardas corridas, que ele só conseguiu em 2006 (1008). Brown tem competência para chegar a tal marca. Confiança, pelo visto, ele tem de sobra. Resta saber se ao final desta temporada seu nome será mencionado entre RB´s como Adrian Peterson, LaDainian Tomlinson, DeAngelo Williams...

Para Ronnie Brown, esta é “A” temporada de reafirmação. Para Carnell Williams, esta é “A” temporada de reafirmação. Ambos estarão buscando algo que poucos jogadores conseguiram: serem relevantes na NCAA e na NFL. A primeira etapa já foi alcançada, falta agora mostrar consistência e regularidade na liga para entrar no seleto grupo.

Caso precisem de inspiração, é só olhar o que foi feito de bom em suas carreiras, usando os bons números como exemplo e motivação para serem destaques mais uma vez.

(GL)



© 1 Jeffery A. Salter / SI
© 2 Hans Dery / AP
© 3 AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário