O Que Passou, Passou...


Dar uma segunda chance a alguém é praticamente uma regra, todos merecem.

Contudo, e uma terceira chance? Poucos têm.

Entre os que fazem parte desta “exceção-que-confirma-a-regra”, daqueles que recebem mais uma oportunidade, está o defensive tackle do Indianapolis Colts, Ed Johnson (foto acima, camisa 99).

No dia 5 de Maio deste ano Jim Caldwell, novo treinador dos Colts, comunicou, via site oficial do clube que “...estamos dando a Ed Johnson outra oportunidade para jogar em Indianapolis...”. Toda a diretoria espera que esta seja a decisão correta e que o jogador não venha a violar, novamente, as regras da NFL sobre conduta fora de campo.

Estes problemas de comportamento, de violação de conduta, vêm desde o tempo que Johnson jogava na Universidade Estadual da Pensilvânia (Penn State). Lá foi o início dos problemas e onde ele sofreu a primeira punição.

Em 2005, Ed foi suspenso pela universidade por quebrar o código de comportamento da faculdade (assédio sexual), mantendo em confinamento uma estudante sem sua própria vontade. Ele voltou ao time em 2006, mas não participou do Bowl (uma das finas da NCAA – no caso, o Outback Bowl), por violar regras do time.

O comportamento de Ed fora de campo afetou bastante sua cotação no draft de 2007. Antes, ele era visto como uma escolha do primeiro dia, porém nenhuma franquia o draftou. Mais, ele não recebeu proposta alguma quando foi para a lista de “agente-livres”, a não ser dos Colts, que resolveu apostar no garoto.

Nas famosas cláusulas que existem em qualquer contrato, uma delas ficou bem clara para Ed: qualquer má conduta nas ruas, a mais simples que seja, e o contrato será rompido.

Pouco mais de um ano passou e a tal “má conduta” apareceu.

Johnson foi parado por policias no dia 10 de Setembro de 2008, ele estava com seu carro andando em alta velocidade. Após fazer uma averiguação de rotina no automóvel, os policiais encontraram... maconha!

Pela polícia, ele foi liberado 24 horas depois.

Para o diretor de footbal dos Colts, Bill Polian: expulsão.

Neste caso em particular, Ed esteve sempre ciente que, pelo seu passado, ele deveria estar sempre atento às regras do clube; isto foi repetido a ele diversas vezes” disse Polian na época ao Indianapolis Star. “Dadas todas as circunstâncias, não temos outra escolha a não ser tomar esta atitude (suspender o jogador)”.

Porque, então, ele foi readmitido? Porque os Colts estão dando a ele mais esta chance?

Apesar de Johnson ter um comportamento questionável fora de campo, não há dúvidas sobre sua capacidade de jogar na defesa. Na verdade, esta é a salvação dele: se não fosse o football, onde ele estaria hoje?

Exemplo: na sua temporada de novato (2007), Ed jogou 16 partidas como titular, teve 63 tackles (49 solo), um sack e forçou um fumble. Foi uma das grandes razões do sucesso defensivo dos Colts contra o jogo corrido naquela temporada.

Ano passado, sem Ed, os Colts foram um dos piores times da NFL em defender o jogo corrido. Com Johnson de volta, a defesa do Indianapolis vai ter uma melhora considerável.

A responsabilidade está toda sobre ele, em mostrar que os problemas comportamentais não irão mais se repetir. “Eu mudei minhas atitudes, mudei minhas amizades. Passei por um processo de amadurecimento” diz Johnson sobre o que aconteceu com ele nestes meses fora da liga.

Ele afirma que “...tudo o que aconteceu serve de aprendizado”. O momento agora é de mostrar a todos não só que ele tem condições de jogar na NFL, mas que uma pessoa pode ser transformada e tomar seus erros como lição para não repeti-los, mesmo que equívocos tenha acontecidos mais do que uma vez.

Para isto acontecer, novas oportunidades nunca é demais:

Vamos começar do zero agora” disse Caldwell à Associated PressSe ele for tão bom mesmo, terá seu lugar garantido no time titular. É hora de olhar para frente e esquecer o que passou”.

Assim também pensa Ed Johnson. Cabe a ele não desperdiçar este (o) presente.



© 1 Chris Hall / Colts Media
© 2 e © 3 A.J. Macht / Colts Media

Um comentário:

Bruno Macedo disse...

Mais um ótimo texto, parabéns !

Postar um comentário