Competitivo e Eficiente


29 de Maio, o dia que mudou a história do Colorado Rockies nesta temporada. Esta data marca o início da era Jim Tracy como treinador da equipe. Desde então o time venceu 23 vezes e perdeu 9 – antes o time tinha 18 vitórias e 28 derrotas; deixou o último lugar da divisão Oeste da Liga Nacional para brigar por uma vaga na repescagem.

E Jim Tracy é responsável por esta mudança.

Ele assumiu o posto de treinador quando Clint Hurdle saiu da organização. Tracy traz a experiência de fracassos em dois campeonatos com o Pittsburgh e sucessos em Los Angeles (com os Dodgers, quando conseguiu um título de divisão – 2004 – em cinco temporadas).

A primeira ordem de Tracy foi a mais simples possível:

Eu apenas orientei eles para jogarem corretamente. Pedi que jogassem sem egoísmo e com mais agressividade no ataque. Eles estão fazendo um ótimo trabalho executando isto” Disse Tracy ao The Seattle Times, revelando um pouco sobre o “segredo” do sucesso.

O sonho dos jogadores é ter este tipo de comando: alguém experiente para poder auxiliá-los em algo mais complexo, mas que os deixe “jogar o jogo”. Quanto menos invenções, melhor. Em muitos casos esta é a melhor solução: fazer as coisas se tornarem menos complicadas.

Definitivamente estamos jogando com mais confiança agora” diz Troy Tulowitzki SS dos Rockies. Esta pluralidade que ele menciona faz sentido. Hoje o elenco é a principal força da equipe.

O mês passado foi fantástico para o Colorado. 21 vitórias e 7 derrotas com o time liderando as estatísticas ofensivas da Liga Nacional em Junho: 154 corridas, 266 rebatidas, 39 HR´s, 146 RBI´s . Enquanto isso é difícil achar o melhor “Rockie” colocado na votação para o Jogo das Estrelas; Brad Hawpe (foto abaixo), OF, tem o nome mais cotado para ser, no máximo, reserva. Ele é o líder do time em aproveitamento (.333) e RBI´s (56).


Para que o time chegasse a este ponto de eficiência coletiva, Jim Tracy precisou fazer algumas mudanças na escalação, tudo em benefício do conjunto. Ele efetivou Clint Barnes na segunda base e o colocou na 2ª posição na linha de rebatedores. Esta mudança fez com que Barnes rebatasse 37 bolas no mês de Junho (4º da LN), dividindo espaço com Hanley Ramirez, David Wright e Ryan Braun.

Outra mudança substancial de Tracy foi colocar Ian Stewart na terceira base e mandar Garret Atkins, herói da campanha de 2007, para o banco. Atkins era o jogador protegido de Hurdle, mas agora deve ser usado como peça de troca, já que os Rockies o colocaram na “vitrine” de negociações.

Enquanto aos questionamentos se de fato o Colorado é competitivo, as últimas performances mostram que sim. Sob o comando de Tracy, a equipe venceu adversários que pertencem à elite da MLB: Cardinals (quatro vezes), Rays (duas vezes), Brewers (quatro vezes) e Angels (uma vez). A confirmação de fato veio na última série que a equipe teve contra os Dodgers em Los Angeles, líder da divisão Oeste da LN, a mesma do Rockies.

Os Dodgers venceram duas partidas: uma na 13ª entrada e outra por 1 a 0. O outro jogo ficou com os Rockies em uma noite primorosa do arremessador Jason Marquis. Ele completou o jogo com apenas 86 arremessos e o Colorado venceu por 3 a 0. Marquis foi o primeiro jogador da LN a atingir dez vitórias. Assim, os Rockies são o primeiro time, desde o New York Mets de 1985, a ter os arremessadores titulares com 19 vitórias em um único mês.

Mais um dado interessante: Quando sai na frente no placar, os Rockies tem 29v e 6d, melhor número da MLB. Mostra que a equipe sabe defender o resultado e manter a vantagem.

Daqui pra frente, a missão de Tracy é buscar a liderança da repescagem. O líder (até 03/07) é o rival de divisão San Francisco Giants. A próxima série entre as equipes será no final de Julho (24, 25 e 26 em San Francisco). Até lá, os Rockies não terão tanta dificuldade assim para continuar com este momento de vitórias; pode ter problemas na série antes do Jogo das Estrelas contra o Atlanta Braves em Colorado.


Jim Tracy (foto acima) criou uma nova atmosfera em um clube que estava com o ânimo em baixa. O verbo que mais é pronunciado entre os jogadores dos Rockies é “divertir”. Com a palavra, Jason Marquis, após o mais recente jogo contra os Dodgers: “Nós estamos jogando beisebol da maneira que tem que ser e estamos nos divertindo muito”.

Diversão. Talvez este seja o “segredo” de Tracy para a eficiência e competitividade do Colorado. O resultado disto está sendo computado em vitórias.


© 1 Michael Sackett / US Presswire
© 2 Will Powers / AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário