Destaques e Decepções (Jogadores)

Dando sequência ao especial "Metade da temporada MLB - 2009". Na última segunda-feira (13/07) este espaço foi dedicado aos times (leia “Destaques e Decepções – Times"). Agora é a vez dos jogadores.


DESTAQUES


ALBERT PUJOLS – Saint Louis Cardinals (.332 BA, 32 HR e 87 RBI)


CURIOSIDADE: No dia 3 de Julho, ele rebateu o 10º grand-slam da carreira em Cincinnati, passando a ser o número um nesta categoria na história da franquia.

Este honra o apelido: “A Máquina” – The Machine. Nas categorias ofensivas da Liga Nacional ele lidera em seis: corridas, home runs, RBI, walks, OBP e OPS. Para criar um pouco mais de “graça” nesta disputa, especialistas estipulam se é possível ele terminar a temporada com a “Triple Crown”- Tríplice Coroa, que acontece quando o jogador lidera a liga em .BA, HR e RBI.

Como os arremessadores usam o artifício de impulsionar intencionalmente Pujols para a primeira base (“intentional walk”), será muito difícil ele chegar ao topo da categoria aproveitamento no bastão já que ele terá menos oportunidades de rebater; a projeção é que ele termine o campeonato com um absurdo 127 walks.



TIM LINCECUM – San Francisco Giants (10v – 2d, 2.33 ERA)

CURIOSIDADE: Ele teve 29 entradas sem permitir uma corrida nesta temporada, terceira melhor marca desde que os Giants mudaram para San Francisco (1958).

Dizem que chegar ao topo é fácil, difícil é permanecer; no caso de Lincecum não é tão difícil assim. Depois de levar o Cy Young da LN (prêmio para o melhor arremessador) no campeonato passado, Lincecum continua colocando números e performances de um verdadeiro ace.

Ele tem um total de 149 strikeouts, 3 jogos completos e 2 jogos sem permitir uma corrida sequer.

Ah! Ele tem apenas 25 anos...



JASON BAY – Boston Red Sox (.260, 20 HR e 72 RBI)


CURIOSIDADE: 16 dos 20 home runs aconteceram com outros jogadores na base

Ele não é o melhor dos outfielders, mas é extremamente eficiente. No momento de pressão, no momento que se exige uma performance de alto nível, o canadense (naturalizado americano) sempre dá conta do recado.

É considerado uma das principais armas ofensivas dos Red Sox, vide o alto número de corridas impulsionadas. Nesta temporada ele conseguiu uma sequência incrível e bastante peculiar: 11 home runs seguidos com jogador na base; empatou o recorde histórico da franquia e ficou um HR atrás do recorde histórico da MLB.



DECEPÇÔES


ALFONSO SORIANO – Chicago Cubs (.234 BA, 14 HR e 33 RBI)

CURIOSIDADE: Pela primeira vez, desde 2001 quando ele assumiu a titularidade com os Yankees, ele está rebatendo abaixo de 26%)

O talento que Soriano tem pode fazer com que ele supere este péssimo momento que está passando. Perto do “Jogo das Estrelas”, ele deixou de ser o rebatedor número 1 na linha ofensiva pela primeira vez em sua carreira; foi o sexto contra os Braves, Cardinals e Nationals e quinto contra o Cardinals. Esta mudança feita por Lou Piniella (treinador dos Cubs) foi necessária devido à baixa produtividade de Soriano em chegar às bases; OBP de 30% e OPS de 71%.

Muito acreditam que com Alfonso na parte de baixa da rotação dos rebatedores, os números de RBI podem aumentar para ele, que terá sua função tática mudada: ao invés de buscar ir às bases, terá que buscar impulsionar seus companheiros a avançar sobre elas.



BRAD LIDGE – Philadelphia Phillies (7.03 ERA, 18 / 24 defesas)


CURIOSIDADE: Até o dia 7 de Maio, Lidge tinha permitido (então) mais corridas que na temporada passada completa: 19 contra 17. Até 17/07, ele cedeu 27 corridas.

Aqui é outro exemplo de um jogador que está em um mau momento, mas que tem talento para superá-lo. Os seis jogos que ele não conseguiu defender para sua equipe foram marcantes, principalmente dois deles numa série contra os Dodgers fora de casa (6 e 5 de Junho).

Apesar de a projeção ser que ele desperdice mais 5 jogos até o final do campeonato, há aqueles que não acreditam nisto e vêem Lidge terminando apenas com estes 6 desperdícios que ele tem até o momento.



DAVID ORTIZ – BOSTON RED SOX (.222, 12 HR e 47 RB)


CURIOSIDADE: Rebateu o home run de número 300 na carreira dia 9 de Julho contra Luke Hochevar do Kansas City Royals.

Bastante inconstante nesta metade de temporada, Ortiz dá sinais que o poder de suas rebatidas está de volta, mas sem tanta firmeza assim. Apesar de ter 7 home runs neste mês de Julho e estar com um OPS alto (.839), ele ainda é lembrado pelas 149 vezes seguidas que ele esteve com o taco e não conseguiu um home run; o primeiro neste campeonato veio só dia 20 de Maio contra o Toronto.

O questionamento enquanto ao jogo de Ortiz não é se ele ainda tem a força no bastão, e sim se ele vai voltar a ser mais consistente no ataque. Francona (treinador do Boston) espera que pelo menos ele mantenha seu OPS alto, próximo dos 90%.



© 1 John Capella / Getty Images
© 2 Michael Zagaris / Getty Images
© 3 Yahoo! Sports
© 4 Nam Y. Huh / AP Photo
© 5 Howard Smith/US Presswire
© 6 Darren Calabrese / AP Photo

Nenhum comentário:

Postar um comentário