Em Liquidação


Assim está o Pittsburgh Pirates nesta última semana que antecede o encerramento da janela de transferências desta temporada – 31 de Julho é a data limite.

Após negociar os outfielders (OF) titulares Nate McLouth para o Atlanta Braves e Nyjer Morgan para o New York Yankees, a franquia mandou nesta última quarta (22) o primeira base (1B) titular Adam LaRoche para o Boston Red Sox em troca de dois jogadores das ligas de base (minors).

Para justificar estas saídas, a conversa que se ouve da diretoria dos Pirates é que o time “...está em processo de reconstrução visando o futuro...”

Pode ser, mas o futuro não é agora em 2009.

Por esses motivos e outros mais, os titulares Jack Wilson, shortstop (veterano de nove temporadas com a equipe) e a estrela Freddy Sanchez, segunda base, estão na “vitrine” e devem ser negociados nos próximos dias. A história de Jack Wilson exemplifica bem o atual momento do clube.

Por estar quase uma década na equipe, Wilson viu grandes jogadores serem negociados, atletas que, se estivessem em Pittsburgh, formariam um time forte e competitivo. Nomes como Brian Giles, Aramis Ramirez, Jason Kendall, Xavier Nady, Jason Bay, entre ouros foram negociados neste período, sem mencionar os três titulares que saíram este ano. Wilson sempre ouviu que “o time está se reestruturando...” só que ele se cansou desta conversa.

Estou além, além de cansado” disse Wilson ao Pittsburgh Post-Gazette “Eles são homens de negócios e estão tentando construir um time vencedor, a questão é: quando isto vai acontecer? É difícil para caras que estão no clube verem as mesmas trocas todo ano acontecendo e absolutamente nada melhorar. Eu estou aqui há nove anos e ainda não tive uma temporada vitoriosa”.

Soma-se sete anos a estes nove e chega-se a 16 temporadas seguidas que o Pirates não consegue terminar um campeonato acima dos 50% de aproveitamento (maior sequência de derrotas entre as principais ligas americanas). Muitos fãs da MLB podem não acreditar, mas já houve um período na história da franquia que vitórias e Pirates estavam na mesma frase.

Faz tempo, porém aconteceu.


Na década de 70, os Pirates eram parte da elite da liga. Venceram cinco títulos de divisão, dois títulos da Liga Nacional e duas World Series (1971 e a última em 1979). A equipe tinha ícones e jogadores fantásticos no elenco como Dave Parker (OF – MVP LN ’78), Willie Stargel (OF/1B – MVP LN ’79, jogou todas as suas 21 temporadas com os Pirates) e Roberto Clemente, foto acima (OF – World Series MVP ’71, jogou todas as suas 18 temporadas com os Pirates).

No total, desde 1881- ano da fundação, o clube tem nove títulos de divisão, nove títulos da LN e cinco World Series (fora as duas dos anos 70, 1909, 1925 e 1960). Entre tantas curiosidades da história da franquia, duas se destacam: participou da primeira World Series da era moderna em 1903 quando perdeu para o Boston Americans; foi a primeira franquia da MLB a colocar em campo um time titular formado por negros, em 1971.

Todos estes fatos não comovem os jogadores a permanecerem ou irem para o clube e muito menos os torcedores – o time tem a terceira pior média de público de toda a MLB: 19 mil, menos de 50% da capacidade do estádio PNC Park. Os torcedores leais comparecem aos jogos, contudo o time não atrai novos fãs porque a equipe não é vitoriosa e, além disso, a cidade tem o atual campeão da NFL (Steelers) e o atual campeão da NHL (Penguins). Não é segredo pra ninguém que time vencedor atrai torcedores.

Isto tem que ser levado em consideração pela diretoria dos Pirates. Em um gesto de redenção, ela ofereceu na semana passada contratos de renovação à Wilson e Sanchez, que recusaram prontamente; ambos teriam cortes substanciais nos salários.

Nenhuma surpresa. Como renovar, se os melhores jogadores foram embora e sofrer uma diminuição no vencimento? Wilson e Sanchez, que são bons amigos fora de campo, devem partir juntos para rumos diferentes. Por mais que o clube tente os manter na equipe, é inevitável a saída deles.

E mais uma vez os Pirates chega em Julho como o time que mais negociou jogadores na MLB. Resta saber até quando esta “honra” ficará com a equipe. Por que será que a franquia está para terminar mais uma temporada tendo mais derrotas que vitórias?

Parece óbvia a resposta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário