Estrela Ascendente


A temporada 2009 chega à sua metade com a celebração do Jogo das Estrelas que será realizado na próxima terça-feira, 14 de Julho, em Saint Louis. Entre tantos nomes de destaque, um se sobressai: Evan Longoria.

Neste momento em que os fãs apreciam Albert Pujols, principal jogador hoje da MLB em sua melhor fase da carreira, vale olhar para este garoto que mesmo jovem (23 anos), já conquistou muitas coisas.

Este será o segundo Jogo das Estrelas que Longoria irá participar. No ano passado, ele entrou pelo “Voto Final” com 9 milhões de votos a seu favor – recorde. Hoje, pelos últimos números divulgados em 29 de Junho para o jogo desta temporada, o terceira base do Tampa Bay Rays estava com 4 milhões e 300 mil votos, o quinto colocado somando as duas ligas; atrás de Pujols, Chase Utley, Derek Jeter e Joe Mauer.

Olha que ele ainda não jogou uma temporada completa...

Olha que ele não foi selecionado no draft de 2003...

E olha que ele quase desistiu do beisebol...

Longoria chegou “na bifurcação”. Em um ponto da sua carreira, ele precisou tomar uma decisão: continuar a jogar ou desistir.

Resolveu continuar.

Quando ele terminou os estudos na escola de ensino médio (High School), optou entrar no draft de 2003. Depois de 1480 jogadores terem sido escolhidos, a seleção acabou e ele não estava entre eles. Pior, nenhuma universidade da NCAA lhe ofereceu bolsa para jogar beisebol... Teve que então atender uma faculdade comunitária...

Aqui que apareceu a tal da “bifurcação”. Longoria enfrentou situações delicadas e parava constantemente para refletir se tudo isto valia a pena, se todo o esforço traria uma recompensa. Após seu ano de novato e de muito treinamento, a Universidade de Long Beach chamou Evan, mesmo já tendo um shortstop (SS) no time.

Sim, Longoria era SS, mas mudou para a terceira base porque em Long Beach quem jogava na posição era Troy Tulowitzki. Sem problema, Longoria e Tulowitzki se tornarão grandes amigos e Troy teve um papel especial no desenvolvimento do jogo de Evan. Joe Maddon, treinador dos Rays, reconhece:

Foi importante ele ir para a universidade, porque fizeram um grande trabalho em sua preparação. Deixaram-no pronto para o jogo profissional e para lidar com outras coisas” afirma Maddon sobre a importância de Long Beach na carreira de Longoria. Estes fatos se concretizaram no draft de 2006, quando os Rays o escolheram na 3ª posição na primeira rodada. Evolução considerável para quem três anos atrás nem foi draftado...

Passou pouco tempo nas divisões de base e seu aceso à MLB foi rápido. Em 2008 ele foi chamado para substituir Willy Aybar e nunca mais saiu do time. Resumindo: foi de forma unânime o novato do ano da Liga Americana; esteve no Jogo das Estrelas; as suas duas primeiras rebatidas nos playoffs foram home runs (apenas o segundo jogador na história a fazer isto e o primeiro novato).

Não rebateu nada nas 20 tentativas que teve contra o Philadelphia Phillies na World Series, mas não é problema: ele sabe que é preciso estudar bastante o jogo e todas as suas nuances.

Esta vontade de se aperfeiçoar, de buscar melhorar a cada dia sua performance faz de Longoria um jogador especial. Tudo o que ele alcançou até agora se deve aos treinamentos; o que ele conseguir daqui pra frente também.

Evan tem a total noção do que precisa fazer; fato que é bastante raro pela sua idade. Alguns caras eu tenho que perseguir para fazerem o trabalho completo e de forma correta, já este cara é o primeiro a chegar e o último a sair dos treinamentos” diz Kevin Barr, preparador físico dos Rays sobre a ética de trabalho de Longoria.


A resposta para a pergunta “Todo este esforço trará recompensa?” é simples: Sim. Não há segredos; trabalho e dedicação trazem resultados positivos. A projeção é que Longoria tenha uma temporada com 31 HR, 126 RBI e aproveitamento de 29%. Bons números para quem está só começando e tem muito que aprender.

Eu penso da seguinte forma” diz Evan Longoria sobre como se manter produtivo nesta liga por um logo período: “Pegue as coisas positivas que você é bom e apenas melhore gradativamente com o tempo

Declaração de quem tem o céu como limite.


© 1 Al Messerschmidt / Getty Images

PS: Confira "Agora Vai?" texto que traça um perfil de Zack Greinke, estrela do Kansas City Royals - Liga Americana (publicado em 04 de Maio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário