Para Cumprir a Promessa


Independente do que acontecer neste ano, em 2010 iremos brigar pelo título da divisão Leste da Liga Americana”. Esta declaração foi dita por J.P. Ricciardi (diretor de beisebol - GM) e o interino Paul Beeston (presidente de operações - CEO) em Fevereiro aos sócios torcedores do Toronto Blue Jays.

Por isso que a troca de Roy Halladay ainda não foi concretizada.

Neste domingo, segundo reportagem da ESPN, os Blue Jays recusaram uma contraproposta feita pelo Philladelphia Phillies, que mandaria dois arremessadores (J.A. Happ e Carlos Carrasco) um SS (Jason Donald) e o OF Michael Taylor por Halladay.

Inicialmente, Ricciardi pediu J.A. Happ, o arremessador Kyle Drabek e o OF Dominic Brown. A ausência de Drabek no pacote oferecido pelos Phillies foi o motivo da recusa do Toronto.

Drabek (foto ao lado) é uma das principais promessas do atual campeão da MLB, considerado intocável pelos diretores do clube. Nas ligas de base este ano, ele está com 10v – 2d e com 2.80 ERA. Já Happ está com bons números sendo um dos titulares da equipe, com 7v-1d e 2.97 ERA. Por mais que a chegada de Halladay coloque os Phillies como imediato favorito a repetir o título neste campeonato (e no próximo também), ninguém da organização quer ceder junto Drabek e Happ.

Dois questionamentos importantes surgem então: 1º Por que exigir tanto talento assim por apenas um jogador?

Fácil resposta. Ricciardi e Beeston precisam cumprir o que foi prometido. Para os Blue Jays serem competitivos na próxima temporada – sem Halladay – é preciso ter jovens jogadores que possam corresponder às expectativas dos torcedores. Assim, o preço que o clube irá cobrar pelo seu melhor jogador será o mais alto possível; caso nenhum clube aceite, Halladay fica mais um ano em Toronto.

Se isto acontecer, de fato será apenas mais um ano. Em 2010 Halladay será agente livre e dificilmente renovará com sua equipe, irá testar o mercado e esperará boas ofertas. Esta situação será diferente se os Blue Jays forem ao playoff e conseguir uma temporada de sucesso.

Se um dos melhores arremessadores da liga está disponível e pode trazer resultados imediatos (títulos) para os principais clubes da MLB, porque não ceder qualquer jogador que seja para ficar com o ace?

Los Angeles Dodgers, Los Angeles Angels e os Phillies (times interessados em Halladay) pensam que não vale o sacrifício de ceder grandes talentos, com potencial de ser ótimos jogadores, por um arremessador de 32 anos, por mais que este arremessador seja um dos melhores do jogo e que contribuiria imediatamente, trazendo vitórias em sólidas partidas.

Tanto Dodgers, Angels ou Phillies serão times que estarão na pós-temporada (com ou sem Halladay). As franquias não estão a fim de dar o futuro promissor em troca do presente de sucesso, que de certa forma, já está garantido.

Todos da MLB sabem o valor que Halladay tem, capaz de ser o titular de um campeão da World Series sem dúvida alguma. Porém a política das franquias é ser mais cautelosa em relação a seus jogadores mais novos, apostando neles para ser a base de seus respectivos clubes. O mesmo que os Blue Jays fizeram com Roy.

Halladay (foto à dir.) esta em Toronto desde 1998, sempre jogando em alto nível e protegido pela franquia; até 27/07 ele tem um total de 142v-69d, 3.45 ERA um Cy Young em 2003... Porém nunca arremessou jogos de playoffs...

Veja só, um arremessador do calibre de Halladay nunca esteve em uma pós-temporada. Será este ano a primeira vez (com outro clube)? Ou será ano que vem (com os Blue Jays)? Na verdade, ninguém sabe ao certo, muita coisa irá acontecer até sexta (31/07) dia que a “janela” de transferência fecha. Contudo, após seu mais recente jogo contra Tampa Bay (sexta 24) Halladay disse:

Eu não estou com este sentimento (de ser negociado). Neste momento, sinto que irei ficar por aqui.”

Talvez esperando que seus superiores montem um time forte em 2010. Talvez esperando que sua permanência em Toronto atraia jogadores de talento para o clube. Talvez seja ano que vem que Halladay arremesse na pós-temporada pelo Blue Jays. Talvez assim a diretoria do clube consiga cumprir o que foi prometido meses atrás...


© 1 Chris Young / AP
© 2 SI

3 comentários:

C_Edu disse...

Halladay disse q irá testar o mercado, por isso esse desespero antes da deadline. O GM dos Jays tbm disse q dia 28 era o seu deadline(mas acho q não será assim). Agora o pacote feito pelos Phillies foi mto bom, apesar d não ter o Drabek( q já fez uma cirurgia na carreira, a famosa tommy john), fez uma oferta com seus top prospects, no sentido d jogarem na AAA, fica mais dificil essa negociação com o decorrer do tempo.

C_Edu disse...

Ótimo artigo,fiquei tão empolgado q esqueci de elogiar.lol

@fmsjc disse...

Muito bom o artigo, acredito que o Halladay deve ser trocado sim, é a chance do Jays arrumar algum talento pro futuro.

Postar um comentário