Jay-Z, Brooklyn e a NBA


Muito bom pra ser verdade?

Parece que não. Apesar de algumas divergências locais, a temporada 2012-13 da NBA terá jogos realizados no Brooklyn, famoso distrito da cidade de New York. Algo que será bom para muita gente, até para os que hoje criticam (haters).

Se os haters (gíria muito usada na música rap) forem os únicos que estejam querendo bloquear o caminho do Jay-Z em levar o New Jersey Nets para o Brooklyn, podemos considerar a fatura liquidada. Ele já enfrentou tantos até aqui que já está acostumado.

Shawn Corey Carter (também conhecido por Jay-Z) se encaixa no perfil daqueles que estão no lucro, tanto literalmente quanto no sentido figurado. No literal porque ele é um dos bem mais sucedidos rappers da história (a revista Forbes acabou de revelar que só nestes últimos 12 meses, ele faturou US$ 35 milhões); no figurado porque nem era para ele estar aqui entre nós.

Porém, Jay-Z vence os números. Ao invés de ser mais um nas estatísticas da polícia e do estado, ele está nas estatísticas do que mais vendem álbuns, roupas, shows...

Adquirir 1/5 do New Jersey Nets foi um sonho que se concretizou em 2004. Carter faz parte de um grupo de empresários que compraram a franquia, determinados em mudar a cara do clube, fazê-lo rentável e interessante. A idéia de levar os Nets para o Brooklyn foi levantada por Carter e logo abraçada pelos seus companheiros; eles mais pelo lado financeiro, Jay-Z mais pela paixão.

Nascido no bairro de Bedford-Stuyvesant no distrito do Brooklyn (mesmo bairro onde nasceram Mike Tyson, B.I.G., Fabolous, Chris Rock, Michael Jordan...), Jay-Z visualiza uma franquia em seu distrito para reavivar a marca “Brooklyn” e transformar o local mais atrativo aos olhos dos locais e turistas. Antes, o projeto da arena era futurístico, agora irá para o lado industrial, mais característico do distrito.

Falando em arena... Este é o ponto da discórdia, o argumento que os haters usam para desvalorizar a mudança New Jersey-Brooklyn dos Nets. Detalhes sobre a oposição dos moradores do local onde a arena irá ser construída são descartáveis (o famoso “Moot Point” de Joey do seriado Friends). Independente do barulho feito, a arena será construída e a expectativa é que comece de vez em Setembro deste ano, após a cidade aprovar o novo projeto.

É muito dinheiro envolvido, muitos interesses, muito lucro esperado.

A Barclays – empresa de holding – está à frente do projeto da arena que terá o nome de “Barclays Center”, nome também dado a estação de metrô sobre a qual será construído o ginásio.


Isto mesmo! SO-BRE! Nesta foto acima - na área em destaque - se ver onde será feita a construção. Algumas casas terão que ser desapropriadas, o mesmo será feito com alguns comércios e a arena será construída em cima da estação, uma das mais movimentadas de New York.

A questão financeira entra aqui quando as palavras “movimento de pessoas” estão juntas. A cidade, o bairro, o distrito, a franquia, os donos, a NBA... todos vão ganhar com esta arena e com os Nets no Brooklyn. O foco dos administradores da franquia é explorar em New York a principal faixa economicamente ativa da sociedade americana: pessoas entre 16 e 30 anos. Este é o público majoritário da associação e este será o alvo do Brooklyn Nets.

Brooklyn Nets? Por que não Brooklyn Ballers? Esta segunda sugestão é a mais cotada para ser o novo nome da equipe; é mais apelativa, mais jovem. A mudança não só virá no nome ou na cidade, ela será percebida na forma diferente de abordar o fã, algo que precisa ser feito para atrair mais torcedores.

Apesar de existir milhares de estratégias de marketing para ganhar fãs uma, a mais simples de todas, merece um carinho especial: vencer jogos. Quem vai torcer por um time perdedor?

Ao olhar a equipe dos Nets no papel hoje, se entende que o plano dos diretores é a longo prazo. Um clube que trocou seu principal jogador (Vince Carter foi para Orlando) e tem apenas Devin Harris como atleta mais talentoso, não pensa em vencer agora.

Na verdade, o time pensa em 2010. Não só os Nets, mas todas as outras franquias.

Ano que vem será a época que a liga terá, muito provavelmente, o melhor grupo de agente livres da história. Chris Bosh, Dwyane Wade, LeBron James, entre outros, poderão estar disponíveis para qualquer franquia poder contratar.

A meta dos Nets é “King James”, atual MVP (melhor jogador) da associação.

Os rumores só crescem a cada dia que passa sobre a ida do LeBron para os Nets, graças a amizade que ele tem com Jay-Z. O jogador aparece no mais recente vídeo clipe do rapper, “D.O.A. – Death of Auto Tune” (clique aqui e veja no You Tube) e subiu no palco para cantar com ele em seu mais recente show na cidade de Las Vegas.

LeBron James, New York, Brooklyn... Muito bom pra ser verdade?

Parece que não. A carreira de Shawn Corey Carter mostra que nem tudo é impossível, é tudo muito perfeito. Jay-Z costuma alcançar o que almeja, do bom e do melhor. Ser casado com a estupenda diva Beyoncé exemplifica esta afirmação...

Sem dúvida!


© 1 Chang W. Lee / NY Times

3 comentários:

Thiago disse...

Ótimo texto DA PAZ, parabéns.

Muitos falam do New York K,
mas acabam esquecendo que aos poucos o
Nets vai se preparando para a talvez aí
virada em sua história de pouca tradição.


Abraços.

Raphael_NetsBrasil disse...

Belo texto cara, como torcedor do Nets, espero q dê certo, mas q não mude de nome, fique Nets mesmo..
Ah, e só uma ressalva, Michal Jordan não é do Brooklyn, é de Wilmington NC.
Abraço!
Belo blog!

João da Paz disse...

Grato Raphael pelo comentário...

Agradeço

...

Vim aqui para deixar algo claro:

Michael Jordan NASCEU em "...Bedford-Stuyvesant no distrito do Brooklyn...", como está citado no texto (informação correta).

Porém, ainda criança, Michael foi com sua família para Wilmington, Carolina do Norte.

...

Abraços.

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