Pela Tangente

David Garrard, camisa 9


Poucos estão percebendo mas se os playoffs terminassem hoje, o Jacksonville Jaguars (6v-4d) estaria na pós-temporada deixando de fora o atual campeão Pittsburgh Steelers. De todos os times que brigam pelas duas vagas na repescagem da Conferência Americana, o time da Flórida é o que tem o melhor desempenho dentro da conferência (5v e 2d), algo que pode lhe favorecer no final das contas; o clube tem potencial para terminar com 10v e 6d – projeção das seis partidas restantes: vitórias contra Houston Texans (casa), Miami Dolphins (casa), San Francisco 49ers (fora) e Cleveland Browns (fora); e derrotas contra Indianapolis Colts (casa) e New England Patriots (fora).

Os Jaguars vêm de três vitórias seguidas e desde as duas primeiras derrotas no começo do campeonato, conseguiu 6v e 2d. O momento é todo favorável ao time, porém o próximo jogo será um grande desafio não apenas pelo adversário (os 49ers), mas pela longa viagem que o time fará, atravessando todos Estados Unidos até chegar em San Francisco. A última vez que a equipe viajou para costa oeste trouxe para casa um mau resultado, contudo uma mudança de atitude aconteceu então.

Na semana 5, Jacksonville foi jogar em Seattle contra os Seahawks e levou uma goleada: 41 a 0. O elenco sofreu vários problemas, com o defensive end Quentin Groves se envolvendo em um acidente com três carros e, por consequência, perdeu o vôo para a partida; o receiver Mike Sims-Walker se atrasou para a reunião do clube antes do confronto e foi para o banco; além dos cinco sacks em cima do quarterback (QB) David Garrard. Depois deste desastre, o running back (RB) Maurice Jones-Drew foi à imprensa e criticou a falta de personalidade do time e cobrou melhores atuações.

Daí em diante o time jogou cinco vezes e ganhou 4 - perdeu para os Titans em Tennessee.


Só o fato de estar com um aproveitamento acima dos 50% depois de 10 jogos já é surpreendente, pois se esperava que esta fosse uma temporada de transição para os Jaguars, vindo de um 2008 com apenas 5 vitórias no total e diversas contusões no plantel. O reformulado elenco-2009 faz esta boa campanha com um tom de inusitado em volta dos números, criando mais um desafio para o treinador Jack Del Rio (foto acima).

São nada menos que 28 jogadores diferentes na equipe em relação ao ano passado; dentre eles têm 13 novatos (maior número na liga) e quatro deles são titulares absolutos – Eugene Monroe (left tackle), Eben Britton (right tackle), Terrance Knighton (defensive tackle) e Derek Cox (cornerback). Isto mostra o belo draft que a franquia fez, liderado pelo diretor de football (GM) Gene Smith e pelo diretor de pessoal Terry McDonough. O plano de reconstrução da equipe foi executado, porém parece que os jogadores adiantaram o processo e já estão em busca de colocar os Jaguars novamente nos playoffs.

O time não joga um fantástico football nesta temporada, aliás, longe disto. De todos os times da NFL que tem mais vitórias que derrotas, os Jaguars são os únicos com saldo negativo de pontos: -36. O ataque não é brilhante (apenas 199 pontos, média de 19,9 PPJ) e as últimas vitórias foram por uma diferença de três pontos ou menos. Por mais que as atuações em campo não agradem os mais exigentes torcedores, Jacksonville consegue algo mais importante que tudo e atinge o principal objetivo de todo o clube: vencer.

Entretanto há uma razão para prestar mais atenção nos Jaguars, porque eles têm uma peça fundamental para o sucesso de qualquer time e que pode estar no Pro Bowl (Jogo das Estrelas): Maurice Jones-Drew (foto abaixo).


Existe um debate ocorrendo nestes últimos dias na NFL sobre quem é o atual melhor RB. Os nomes de Chris Johnson (Titans), Steven Jackson (Saint Louis Rams) e Adrian Peterson (Minnesota Vikings) aprecem logo de cara. Drew passa despercebido neste debate mas, para quem não o vê atuar, basta olhar os números e notar que ele é o líder em touchdowns corridos (13) em toda a liga. Afirmar quem é o melhor vai de cada um, é um gosto pessoal. Porém, sem dúvida, Drew merece ser citado entre os melhores RB´s do momento.

Ele marcou pelo menos um TD em cinco jogos seguidos e tem 25 desde o começo da temporada-2008; maior número entre todos os jogadores da Conferência Americana. Em quatro anos – período que Jones-Drew está na NFL – só LaDainian Tomlinson (San Diego Charges) tem mais TD´s que ele: 67 contra 51*. O RB dos Jaguars terá a oportunidade de melhorar este número no próximo confronto contra os 49ers, mesmo enfrentando a sexta melhor defesa contra o jogo corrido da NFL. Semana passada, San Francisco cedeu 129 jardas para Ryan Grant (Green Bay Packers) – a média de jardas cedidas por jogo dos Niners na corrida é de 94.7 (até 20/11).

As jogadas de Jones-Drew faz com que Garrard tenha mais tempo para executar o passe e colocar a bola nas mãos de Sims-Walker, que já marcou 6 TD´s em nove jogos. O garoto está se tornando a arma de segurança da equipe e o alvo preferido do QB, recebendo dicas de um dos melhores atletas que já jogou na posição de receiver: Torry Holt. Holt não é o único veterano da equipe responsável em auxiliar e educar os mais jovens; Tra Thomas (offensive tackle) e John Henderson (defensive tackle) assumem o posto de mais experientes, balanceando a juventude do elenco.

Sem receber a atenção da mídia, Jacksonville Jaguars caminha rumo aos playoffs deixando muito time bom para trás. Vale acompanhar se a equipe, no momento mais crucial da temporada, vai conseguir repetir as atuações feitas até agora. Ninguém percebe, mas eles podem chegar a Janeiro fazendo o percurso típico das surpresas: correndo por fora.


(GL)



*Segundo a ESPN

© 1 Al Messerschmidt / Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário