Seus Problemas Acabaram?


Será?

Os torcedores do Chicago Cubs esperam que sim.

A baixa produtividade ofensiva da equipe está em processo de solução. Nesta última semana, os Cubs venceram 4 jogos em cinco; três deles com os rebatedores sendo os responsáveis pelos triunfos.

Faz uma semana que Jim Hendry, diretor de beisebol do Chicago, trocou o treinador dos rebatedores; saiu Gerald Perry e entrou Von Joshua vindo da divisão de base.

Coincidência?

Estava claro que precisávamos de mudança, de uma nova voz dentro do vestiário. Von participou da evolução de nossos jogadores na base. Nossas dificuldades ofensivas vão mais além do que a ausência de Aramis Ramirez”. Disse Hendry à ESPN sobre a troca de treinadores.

A diretoria precisava fazer algo para tentar colocar o ataque de volta em boa produção. Ao olhar as estatísticas ofensivas e ver o clube nas últimas posições, observa-se um grande contraste comparado ao ano passado: (números de 2009 até 21/06; números de 2008 de toda a temporada. Colocação na Liga Nacional que tem 16 clubes)

CORRIDAS
2009: 280 (14º) – 2008: 855 (1º)
REBATIDAS
2009: 548 (15º) – 2008: 1552 (2º)
RBI
2009: 266 (14º) – 2008: 811 (1º)
.BA
2009: .246 (13º) – 2008: .281 (1º)

Este aproveitamento de 28% no ano passado foi o melhor em 71 anos na história da franquia. Uma queda tão grande assim precisava mesmo de uma mudança, por mais que a questão não seja mesmo o treinador de rebatedores. Aquela história que vemos muito no futebol se repete em Chicago: é mais fácil demitir um treinador do que 8, 10 jogadores...

Jogadores estes que custaram uma fortuna para os Cubs e que, por enquanto, não estão correspondendo. Isto fez com que Lou Piniella (foto acima), treinador da equipe, mudasse várias vezes a ordem dos rebatedores até achar uma que fosse eficiente. Na semana que passou, Piniella subiu o SS Ryan Theriot para a segunda posição, mantendo o OF Alfonso Soriano em primeiro com 1B Derrek Lee e OF Milton Bradley rebatendo atrás de Theriot. Esta formação se mostrou efetiva, com aproveitamento de 25,1% nos últimos 5 jogos.

Dos principais jogadores de ataque, apenas Soriano (foto 1) continua mal, mesmo sendo o líder de home runs da equipe (14); está com aproveitamento de 22,4% no bastão.

Já Derrek Lee (foto ao lado) esta numa sequência de 18 jogos com pelo menos uma rebatida, alcançando sua melhor marca na carreira que ele atingiu em 2005. Dentro desta sequência, o aproveitamento de Lee é de 36,5% no bastão.

Milton Bradley vem logo atrás com 10 jogos seguidos com pelo menos uma rebatida. Nesta última semana ele teve um aproveitamento no bastão de 40% e um altíssimo OBP de 47,8%.

O caso mais interessante é de Ryan Theriot que está com 7 jogos seguidos com pelo menos uma rebatida, justamente o período que Von Joshua chegou ao time principal. Theriot e Joshua trabalharam juntos por um bom tempo em Iowa, estado que tem o time da base dos Cubs. A missão de Von é acabar com os altos e baixos que Theriot está tendo nesta temporada e torná-lo um rebatedor mais consistente.

Se o ataque mantiver este processo de melhora, a tendência é chegar ao nível do ano passado quando Aramis Ramirez voltar do Departamento Médico. Ramirez, o segundo salário dos Cubs (U$ 16 milhões/ano, o primeiro é Soriano com U$ 17 mi/ano), jogou 18 jogos antes de se contundir, conseguindo um aproveitamento de 35,4% no bastão. Nesta segunda feira (22/06) ele voltará ao treinamento realizando algumas rebatidas; a expectativa é que Ramirez volte depois do Jogo das Estrelas (dia 16 de Julho contra o Washington Nationals).

Apesar deste péssimo desempenho do jogo ofensivo, o Chicago Cubs está a 2 ½ jogos atrás do Saint Louis Cardinals na divisão Central da Liga Nacional. O crédito disto é dado à rotação do time que tem um ERA de 3.88, a quinto melhor da MLB. Mais um motivo para acreditar que melhores tempos estão à frente dos Cubs.

Contudo, talvez seja precipitado afirmar que os problemas acabaram. Deixa Ramirez voltar e a segunda metade do campeonato chegar para se ter certeza.




© 2 Gene J. Puskar / AP
© 3 Peter M. Catino

Nenhum comentário:

Postar um comentário