Com Um Ano de Atraso

No inicio do campeonato passado, o Detroit Tigers era considerado um dos favoritos ao título da Liga Americana, porém o time terminou com um frustrante aproveitamento abaixo dos 50% (74v e 88d). Nesta temporada, sem a pressão de conseguir bons resultados, o clube é líder da divisão Central e está com um time que tem condições de fazer um bom papel na pós-temporada.

Em jogos de playoffs, duas coisas são importantes: arremessadores e defesa. Exatamente nestes dois setores que os Tigers melhoraram. Já o ataque está no mesmo ritmo de 2008.

Carlos Guillen foi o único a rebater acima dos 30% na campanha passada (desde o dia 5 de Maio ele está no Departamento Médico) e hoje apenas um jogador do Detroit está rebatendo acima dos 30%: Miguel Cabrera (foto à esq.). Sem dúvida, a defesa e os arremessadores que são os responsáveis por esta melhora sensível do Detroit na classificação.

Apesar da metade do campeonato nem ter chegado, já é possível dizer que os Tigers possui um elenco de arremessadores capazes de atuar em alto nível na pós temporada, a começar pelo seu principal ace, Justin Verlander (foto © 1).

Verlander teve um mês de Maio excepcional com 5 vitórias e nenhuma derrota, com um ERA de 1.52 e 56 stikeouts, arremessando bolas a 150 km/h na última entrada, parece que o jogador que levou a equipe a World Series de 2006 está de volta. Semana passada, no dia 10 de Junho contra o Chicago White Sox, Verlander completou o jogo arremessando 122 bolas para 9 strikeouts. John Danks, arremessador titular dos White Sox no jogo, disse após a partida que “Parecia que ele (Justin Verlander) estava jogando PlayStation... jogava a bola aonde queria a mais de 160 km/h na oitava entrada...

Outro responsável pela melhora da rotação é Edwin Jackson, jogador que fez parte do time campeão da Liga Americana em 2008 (Tampa Bay Rays) e está com o ERA mais baixo da equipe: 2.24, com 6v e 3d. A comparação entre stikeouts e walks tende a ser melhor do que no ano passado quando Jackson teve 108 SO e 77 BB; em 2009 ele tem 65 SO e 23 BB. Ele tem apenas 25 anos, mas já está na sétima temporada na MLB e credita está experiência para seu melhor desempenho jogo-a-jogo “Durante as partidas, eu aprendi a mudar o ritmo dos arremessos, atacando a zona de strike a todo instante com agressividade e fazendo com que os rebatedores coloquem a bola em jogo.”

Contudo, quem realmente é a conversa nos vestiários do Detroit atende pelo nome de Rick Porcello, 20 anos (foto à dir.). Passou o mês de Maio invicto (5 vitórias e um ERA de 1.50) e está “...surpreendendo a todos...” como diz Rick Knapp, treinador dos arremessadores. Em seu mais recente jogo, sexta 12/06, Porcello arremessou em sete entradas cedendo apenas uma corrida; conseguiu a sétima vitória da temporada (4 derrotas) e está com um ERA de 3.71.

Entretanto: “Sem defesa, não adianta nada o esforço dos nossos arremessadores” diz Knapp.

E ele tem razão.

Seja no infield ou outfield, todos os jogadores dos Tigers estão se esforçando o máximo para fazer valer o belíssimo trabalho que a rotação está fazendo. As mudanças que aconteceram no posicionamento do infield foram produtivas, com a chegada do catcher Gerald Laird e do 3B Brandon Inge do Texas Rangers e com a contratação de Adam Everett para o SS; Miguel Cabrera foi para 1B.

O resultado é a sexta posição na MLB em jogadas defensivas (98%) e apenas 26 erros nos primeiros 63 jogos. Ano passado a equipe teve um total de 113 erros ficando próximo do último lugar nesta categoria.

Continuando os jogos entre as ligas nesta semana e na próxima, o Detroit Tigers jogará três jogos contra o Saint Louis Cardinals em casa e sai para jogar três contra o Milwaukee Brewers e três contra o Chicago Cubs. Ótimas partidas para testar o potencial verdadeiro da equipe quando se aproxima a metade do campeonato.

Porém, os dois principais fundamentos para vencer jogos em Outubro os Tigers já têm: arremesso e defesa. A questão é: o time chegará aos playoffs? Tudo indica que sim, mesmo sendo com um ano de atraso...



©1 e © 2 Charles Rex Arbogast / AP
© 3 Duane Burleson / AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário