Carta à Lailaa Nicole Williams


É bebê, seu primeiro dia das mães tá chegando.

Provavelmente sua maior preocupação é com 13 de Maio, data que todos da família comemorarão o aniversário de um ano da mais nova integrante. Com certeza papai Shelden [Williams, jogador do Boston Celtics] e mamãe Candace Parker [jogadora do Los Angeles Sparks] estão felizes, mas quem está mais radiante neste momento tão especial é mamãe, acredite.

Sabe Lailaa, é difícil dizer se foi você que fez mamãe famosa ou ela que te fez conhecida. Claro, Candace Parker sempre foi um nome fortíssimo no mundo do basquete, porém quando você estava na barriga se preparando para vir ao mundo, ela ficou no alvo da mídia – ela não né, vocês duas.

Diziam assim: será que ela conseguirá jogar basquete de alto nível depois da gravidez? Sei que você deve tá dando risada agora, o que deixa claro que até uma criança compreende que o desafio de uma “simples” gestação é fichinha para sua querida mamãe. Importante pra você é conhecer quem é esta pessoa que te alimenta, que te dá carinho e amor; pessoa esta que prontamente irá te atender quando você disser a primeira palavra.

Vovó [Sara Parker] e vovô hoje vivem separados, mas enquanto estiveram juntos, bebê, cuidaram muito bem dos filhos; dos dois titios e da sua mãe. Titio Marcus é doutor, titio Anthony [Parker, Cleveland Cavaliers] é também jogador; vê só, igualzinho a seu pai e participam de um campeonato de basquete bem popular. Sua mamãe não se tornou jogadora assim facilmente, precisou de um conselho importante da vovó que a encorajou para não abaixar a cabeça frente aos problemas – algo que você poderá usar quando tiver mais idade.

Ainda adolescente, mamãe estava chorando no canto da sala e vovó viu. Ao perguntar porque das lágrimas, sua mãe disse: “Marcus vai estudar numa escola grande, Anthony vai ser atleta profissional... e eu? Vou ser o quê?” Aí vovó disse: “Você Candace, será o que você quiser ser”.


Optou por ser jogadora de basquete (apesar de ter tentado primeiramente vôlei e futebol). Sua altura lhe dava uma vantagem considerável perante as meninas e os conselhos do seu avô, com a ajuda dos titios, fizeram dela uma excelente atleta. Por já ser alta e ter força, eles treinavam com ela arremessos de longa distância, dribles, infiltrações e controle de bola (não se preocupe, estes são termos que logo você saberá o significado). Outra coisa que eles faziam era jogar fisicamente contra mamãe, pois assim criavam nela um instinto de dureza e agressividade – outra vantagem contra as adversárias.

Mamãe se tornou famosa muito cedo. Com quinze anos de idade conseguiu enterrar a bola pela primeira vez em um jogo na escola. Bom, não precisa fazer esta cara de quem não entendeu, porque mesmo quando você for grande, talvez não irá compreender todo o estardalhaço que aconteceu na época. Sua mãe acha importante esta habilidade que ela tem de enterrar a bola, por ser algo atraente e um lance que os meninos achavam que fosse exclusividade deles. Alías Lailaa, você irá enfrentar um mundo mais aprazível para as mulheres; será uma visão diferente da mamãe quando criança, da vovó quando criança...

Ah! Deixa eu te contar uma coisa bem legal que quando você tiver na escola pode contar vantagem com seus amigos. Sua mãe venceu um campeonato de enterradas contra os meninos! É, isso aconteceu de verdade [em 2004 no McDonald´s All American Game] e o mais legal que os meninos que estavam competindo com ela se tornaram nomes importantes do campeonato popular que eu disse mais atrás, aquele que seu pai e titio participam. Tudo bem que os meninos [JR Smith/Denver Nuggets, Rudy Gay/Memphis Grizzlies e Josh Smith/Atlanta Hawks] erraram bastante na disputa, mas mamãe foi eficiente, fazendo uma enterrada com os olhos fechados.

Talvez você descobrirá isto antes de ver a fita da competição. Digo isso porque seus pais são fãs de hip-hop e mamãe é fã de um rapper bem famoso chamado Jay-Z... Quer saber, esquece. Deixa eu te mostra logo o que eu quero dizer: Candace Parker virou rima de uma música, não é legal? Olha, pode até não fazer sentido ou ser pouco importante, porém um dos medidores de popularidade são as letras de rap (principalmente quando acontecem pelo lado positivo). Vou tocar pra você o som que eu tô falando:

Wu Tang ClanStarter (primeiro verso, rimado por Streetlife. Faz parte do álbum “8 Diagrams” de 2007)


You'se a starter, like Candace Parker
Take flight like Skywalker, might wolf it on ya father
Still the athlete, play of the week
G.P.A. 4.0 and the game's complete
Skintone buttercream, all defensive team
Dreamgirl like Jennifer Hudson, you're my Queen
To be, I'm ya King, keep ya under the wing
Together we can capture the ring
You the human highlight, body type, just right
Hairdo stay tight, go hard ball all night
All-star shine so bright
Hall of famer, about to take the game to new heights
You're my number one draft pick, Madonna classic
No look dunks to the basket


Ouviu? Este é um registro que ficará para sempre.

Você faz parte de outro registro importante para mamãe, só que fotográfico, um retrato simples capturando um gesto singelo. Dentro da barriga da sua mãe, você a deixou mais linda e uma revista [ESPN] não perdeu a oportunidade e fez você famosa, sendo destaque na capa, se acostumando desde cedo com os holofotes.

Quando você nasceu Lailaa, todo mundo (literalmente) queria te ver. Sua mãe faz questão de compartilhar fotos suas com os fãs dela, através de uma coisa chamada internet (daqui a alguns anos você dominará esta coisa). Os retratos mostram você com casaquinhos e luvinhas porque onde você estava faz bastante frio [Candace joga na Rússia na inter-temporada da WNBA. Seu time foi campeão da liga local neste ano]. Hoje você está no lugar onde nasceu e justamente na temporada de calor – espero que você não estranhe tanto a mudança de clima.

Antes de encerrar, você precisa saber que sua mãe é muito competente no que faz: uma das melhores jogadores de basquete do planeta! Existe toda esta cobertura excessiva, que chamamos de extra-quadra, que não desqualifica a habilidade única que sua mãe tem quando veste um uniforme e assume o controle da bola laranja.

Você precisa descobrir rapidamente o que significa ciúme, pois aprenderá que não é bom tê-lo. O assédio em cima da sua querida mommy é gigantesco, afinal ela é bonita e maravilhosa; você já percebeu isto quando a viu pela primeira vez, não é verdade?


Ela, Lailaa, já foi eleita uma das 100 mulheres mais bonitas do mundo [em 2007, segundo a revista americana People]. Apesar de muitos dizerem que você é a cara do papai, a beleza da sua mãe estará contigo em todos os dias. E que esteja também presente dentro de você a coragem dela, a garra, a perseverança, a fé, a intrepidez...

Lembre-se disto: quando as sílabas mom-my saírem da sua boca, a amada mãe irá te atender com um grande sorriso no rosto, estampando uma felicidade indescritível. Aí você aprenderá a quem recorrer quando precisar de ajuda.

Quando ficar mais velha e estiver no tempo de assistir desenhos animados, tempo este de formação sólida de consciência, você saberá quem de fato é sua mãe, descobrindo então outro nome para ela: heroína.



(GL)


© 1 Sail Young / Go Vols
© 2 Tamara Reynolds / People

Nenhum comentário:

Postar um comentário