Diferentes Comentários, Mesmo Tema: Denver Nuggets


Quem está acompanhando os playoffs da NBA sabe que o assunto do momento é o time de Denver; tendo como centro da discussão a capacidade real da equipe de vencer a conferência e chegar às finais da associação. Lembrando que é a primeira vez desde a temporada 1984-85 que o Denver chega às finais da conferência; perdeu na ocasião para o Los Angeles Lakers (4-1).

O “Grandes Ligas” traz nesta coluna opiniões de jogadores, técnicos e comentaristas sobre as qualidades do Denver Nuggets e o seu verdadeiro potencial.

Evolução da Equipe:Nosso time começou a atingir o auge da metade de Março pra cá passando a jogar melhor em casa. Decidimos que manteríamos o crescimento do nosso jogo nos playoffs e estamos conseguindo. Dou crédito a nossa defesa e ao nosso passe.” George Karl, treinador dos Nuggets

Karl evidencia algo interessante: desde a derrota para o Houston Rockets em casa no dia 9 de Março, os Nuggets venceram 16 partidas em Denver (incluindo os playoffs). Estas vitórias deram bastante confiança ao time para conseguir o segundo lugar no Oeste e fazer valer o mando de quadra na pós-temporada.

Força do Elenco:Dahntay Jones (foto à dir.) sem dúvida é um dos jogadores mais desvalorizados nestes playoffs. É um defensor de alta qualidade, traz movimentação no ataque e é um cara 'de grupo'." Bill Simmons, comentarista da ESPN.

Jones não é um puro cestinha, longe disso (média de 7,6 PPJ nesta pós-temporada), mas de fato contribui bastante com estas características que o Bill mencionou. O garoto, formado em Duke, iniciou 70 de 79 partidas na temporada normal e 10 de 10 nestes playoffs; e George Karl não pensa em mudar. Chris Andersen e J.R. Smith (16,3 PPJ nestes playoffs) são as forças reservas para auxiliar os titulares Kenyon Martin e Nenê (Andersen); Jones e Carmelo Anthony (Smith).

Agressividade:Não acho que alguém possa igualá-los quando o assunto é agressividade” Dirk Nowitzki, ala do Dallas Mavericks

Você quer saber quem vai vencer o campeonato? É só olhar para o time que é mais agressivo. Contra os Spurs nós fomos os agressores; contra o Denver fomos agredido” Jason Terry, armador do Dallas Mavericks

Esta “agressividade” é o estilo de jogo do time: ataque à cesta e defesa forte o tempo todo. O Dallas e o New Orleans sentiram bem isto e não conseguiram neutralizar o jogo físico do Denver. Com Martin, Nenê e Andersen o garrafão está bem protegido e os adversários pensam várias vezes antes de infiltrar ou de irem buscar um rebote.

Importância de Chauncey Billups:Imagina 300 (o filme) sem o Rei Leônidas I. Teriamos 299 guerreiros atléticos, correndo selvagemente e cortando quem aparecesse na frente sem ter um plano. Leônidas – ou no caso, Billups – trouxe um foco, liderança e propósito para um time atlético e talentoso. Agora existe uma meta e ele está levando a equipe até lá... Que venha Xerxes!” Scott Hastings, comentarista local da TV Altitude nos jogos dos Nuggets. Jogou de 1982 a 1993 na NBA e foi campeão em 1990 com o Detroit Pistons.

Que comparação esta de Hastings! E ele tem razão. Pra quem quiser um comentário mais simples sobre Billups (foto à esq.), eis Chris Paul, armador do New Orleans Hornets: “Ele está jogando tão bem quanto qualquer um da liga”. É a sétima final de conferência seguida que Billups disputa.

Chance de Título:Eu não só acho que eles (Denver) vão vencer Lakers ou Houston: acredito que eles vão passar pelo Cleveland Cavaliers também”. Charles Barkley, comentarista da TNT, rede de televisão a cabo (EUA). Jogou de 1984 a 2000 na NBA e fez parte do “Dream Team”. Ganhou um Emmy (prêmio para os destaques da TV americana).

Esta opinião do “Sir” Charles é mais comum do que se pensa, principalmente entre aqueles que vivem a NBA diariamente. Muitos concordam que os Nuggets passam no teste do “olhar”: eles parecem, se comportam e jogam como campeões. Esta definição não se mede com números e estas características não são mostradas nas estatísticas. Veja o que Rick Carlisle, treinador do Dallas, disse após enfrentar o Denver e ser eliminado em 5 jogos: “Se engana quem pensa o contrário: Denver é um legitimo candidato ao título. Esses caras estão jogando acima da média. Eles tem uma grande oportunidade, uma grande chance de verdade para vencer até o final”.



© 1 Garrett Ellwood / Getty Images
© 2 Mark Leffingwell / Reuters
PS: Leia "Em Busca de Um Líder", texto que traça um paralelo entre Chauncey Billups e Carmelo Anthony (publicado em 10/03/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário