Super Bowl em Londres: Realidade ou Insanidade?


Desde 24 de Abril, quando a BBC (rede de televisão inglesa) colocou no ar uma reportagem sobre a possibilidade da cidade de Londres sediar a final da NFL, os mais diversos comentários surgiram sobre o assunto; torcedores e imprensa contra, NFL e Londres a favor.

Mesmo Roger Goodell, comissário da NFL, ter negado qualquer conversa “oficial” com Londres a respeito, muita gente dentro da liga apóia a idéia. O “não” dado por Goodell veio para responder aos fãs que criticaram com veemência a idéia do Super Bowl (SB) ser realizado fora dos EUA.

Porém, o negócio é mais sério do que parece. O interesse da capital da Inglaterra para ser sede do jogo é gigante e a liga também está interessada, já que estamos falando de negócios. Londres, representada por Frank Supovitz, está no processo de conversar com os organizadores de SB´s passados para preparar o caderno de encargos que, aliás, é mais caro e mais exigente do que o das Olimpíadas.

O plano é ser sede da final em 2014. Até lá os outros locais estão definidos: 2010 – Miami, 2011 – Dallas/Arlington, 2012 Indianapolis. A sede de 2013 será escolhida agora em Maio com as cidades de Nova Orleans (favorita), Miami, Glendale – Arizona e Tampa - Florida concorrendo à vaga.

O diretor-comercial do estádio Wembley, Jonathan Gregory, disse ao Daily TelegraphNós faremos de tudo para trazer este fantástico evento para Londres”. Esta confiança pode ser creditada ao sucesso dos dois últimos jogos válidos pela temporada regular da NFL que ocorreram no estádio inglês. Em 2007 a partida entre Giants e Dolphins teve 80.000 espectadores. No ano passado, 83 mil pessoas assistiram os Saints contra os Charges e os ingressos para a partida em Outubro deste ano entre Tampa Bay e New England foram vendidos mais rápidos do que para os outros dois jogos.

Nenhuma dúvida há em relação à venda de ingressos para o “suposto” jogo e nem sobre a capacidade de Londres em receber o SB. A cidade está se preparando para receber os jogos Olímpicos de 2012 e usará toda a infra-estrutura para recebe a decisão da NFL. Todas as instalações foram aprovadas pela liga que quebrou um tabu ao realizar o primeiro jogo de temporada fora dos EUA e terá que quebrar mais um porque o SB nunca foi realizado fora de uma cidade que não tenha uma franquia da NFL.

O nosso entendimento é que a NFL é uma propriedade global” disse Mark Walker, diretor de Vendas e Marketing da NFL “Temos uma grande audiência no mundo todo e Londres é uma incrível cidade dentro da perspectiva do torcedor. Não acho uma proposta tão irreal assim”.

Se os negócios ($) podem levar o SB para a Europa, a tradição pode mantê-lo em seu lugar.

As reações dos torcedores foram das mais variadas, contudo, a grande maioria contrária a idéia. Argumentos dos mais variados surgiram como “Imagina uma final de cricket em Detroit?” ou “E se a final da Champions League entre Manchester e Chelsea fosse realizada em Dallas?”. Estes são os argumentam dos tradicionalistas, dos que pensam: “O Super Bowl não pode sair da America”

Agora, apesar do horário do jogo mudar (seria a tarde nos EUA e não à noite) a audiência diminuiria? Será que o evento seria prejudicado pela mudança de local (pais)? Ou exatamente por ser um local diferente chamaria mais atenção?

Perguntas que serão respondidas ao longo deste debate que só está começando...


© 1 Matthew Childs / Action Images

Um comentário:

Pedro Salgado disse...

blog legal, parabens, estarei acompanhando

Postar um comentário