As 10 Rivalidades da MLB

Semana passada, a revista Forbes (especializada em economia), divulgou uma lista com as 10 maiores rivalidades da MLB, usando como critérios fatores financeiros e esportivos. A Forbes é conhecida por seus famosos rankings (a lista dos bilionários, os times mais ricos do mundo, e etc.).

Pela perspectiva esportiva, a Forbes calculou, desde 1950, quantas vezes os clubes terminaram em primeiro e segundo na divisão e por quantos jogos eles terminaram atrás na classificação um do outro.

Pela perspectiva econômica, o critério é interessante: quanto que um fã pagaria a mais por um ingresso para assistir um jogo contra seu rival e a diferença de preço de um ingresso para um jogo “normal” em comparação com um clássico. Somando a vontade dos torcedores em acompanhar os jogos de rivalidades e a margem de lucro que as franquias ganham nestas partidas, resulta numa movimentação financeira importante nestes tempos de crise econômica.

Esta organização diferenciada para os clássicos vai ser especialmente fundamental nesta temporada. Em comparação com o ano passado, as vendas de ingressos estão em baixa - 1 milhão a menos (até 6/05). Por isso que serão nos clássicos que os clubes vão ganhar um dinheiro com a venda de ingressos.

Veja a lista das 10 rivalidades da MLB, segundo a revista Forbes.

1 San Francisco Giants x Los Angeles Dodgers
Temporadas com 1º e 2 º lugares na divisão: 12
Aumento atual dos ingressos para o clássico: 44%

Rivalidade que vem do tempo de New York e teve o primeiro jogo realizado no dia 19 de Maio de 1883, quando os Giants eram New York Gotham e os Dodgers Brooklyn Atlantics. Muita história aconteceu nestes 126 anos de rivalidade e uma das grandes curiosidades foi o pedido feito, em 1957, pelo dono dos Dodgers (Walter O´Mailley) para o dono dos Giants (Horace Stoneham) que o acompanhasse na mudança para a California. Apesar de querer ir para Minnesota, Horace aceitou o conselho e foi para San Francsico e os Dodgers para Los Angeles, aumentando mais a rivalidade, que além de ser das franquias, passou a ser das cidades. Nomes como Wiilie Mays, Juan Marichal, Sandy Koufax, Roy Campanella, Duke Snider, Jackie Robinson, entre outros "hall da fama" participaram deste clássico.

2 New York Yankees x Boston Red Sox
Temporadas com 1º e 2 º lugares na divisão: 11
Aumento atual dos ingressos para o clássico: 22%

Esta série se encaixa aqui mais pelo ódio entre os torcedores do que pela competição em si. Há um longo domínio dos Yankees no confronto, com os Red Sox sendo competitivo apenas nos últimos 10 anos (primeiro jogo foi em 1901).

3 Detroit Tigers x Cleveland Indians
Temporadas com 1º e 2 º lugares na divisão: 1
Aumento atual dos ingressos para o clássico: 15%

A rivalidade foi renovada em 2006 e 2007 com ambos os clubes brigando pelo título da divisão central da Liga Americana, com os Tigers chegando a World Series em 2006 e os Indians vencendo a divisão em 2007.

4 Chicago White Sox x Cleveland Indians
Temporadas com 1º e 2 º lugares na divisão: 8
Aumento atual dos ingressos para o clássico: 0

Tudo teve inicio com a criação da divisão Central da Liga Americana em 1994. Curiosidade: em 15 de Julho de 1994, um juiz confiscou o taco do Albert Belle (Indians) por suspeita de estar com cortiça. O arremessador do Cleveland, Jason Grimsley, roubou o bastão e devolveu para Belle. Quando o roubo foi descoberto, Belle foi suspenso, mesmo Jason assumindo a responsabilidade. Albert Belle causou mais controvérsia quando assinou um longo contrato com Chicago em 1997.

5 Pittsburgh Pirates x Philadelphia Phillies
Temporadas com 1º e 2 º lugares na divisão: 5
Aumento atual dos ingressos para o clássico: 0

Nas décadas de 70 e 80 a rivalidade era mais intensa. Ela diminuiu quando os clubes mudaram de divisão e com praticamente uma década sem os Pirates ter um time competitivo. Hoje é uma rivalidade local (times do mesmo estado: Pensilvânia), ocorrendo partidas só nos encontros entra as ligas Americana e Nacional que acontece no meio da temporada.

6 Chicago Cubs x Saint Louis Cardinals
Temporadas com 1º e 2 º lugares na divisão: 0
Aumento atual dos ingressos para o clássico: 14%

O nível de competição é baixo, já que os Cardinals dominam a série sendo mais competitivo nos últimos anos e sempre marcando presença na pós-temporada. O duelo de 1998 entre Mark McGwire (Cardinals) e Sammy Sosa (Cubs) para quebrar o recorde de HR´s em uma temporada é considerado o momento chave do esporte, que estava em baixa desde a greve de 1994.

7 New York Mets x Philadelphia Phillies
Temporadas com 1º e 2 º lugares na divisão: 3
Aumento atual dos ingressos para o clássico: 4,5%

É uma nova rivalidade que cresceu nas últimas três temporadas. Fica na memória o ano de 2007 quando os Mets desperdiçaram uma liderança na divisão leste da NL de sete jogos nas últimas 17 partidas da temporada para os Phillies, o que muitos consideram o maior colapso de um time em toda a história da MLB

8 Hosuton Astros x Saint Louis Cardinals
Temporadas com 1º e 2 º lugares na divisão: 2
Aumento atual dos ingressos para o clássico: 8,5%

Já foi acirrada, mas como os Astros estão em processo de reconstrução, esta é mais uma série de domínio dos Cardinals

9 New York Mets x Atlanta Braves
Temporadas com 1º e 2 º lugares na divisão: 4
Aumento atual dos ingressos para o clássico: 0

Aqui a rivalidade é só do lado dos torcedores dos Mets. Nunca teve uma competição verdadeiramente equilibrada, basta os 14 títulos seguidos de divisão dos Braves como exemplo. Mesmo quando terminou em segundo lugar, os Mets não causavam preocupações para o Atlanta; em 1998, por exemplo, os Braves ficaram 18 jogos a frente dos Mets...

10 Oakland Athletics x Chicago White Sox
Temporadas com 1º e 2 º lugares na divisão: 1
Aumento atual dos ingressos para o clássico: 0

O problema desta rivalidade foram as mudanças dos times: de cidade (Athletics – Philadelphia, Kansas City e Oakland) e de divisão (Chicago – Liga Americana, Oeste da LA e Central da LA). Ela foi importante nos anos 70, com a dominação dos Athletics conquistando três títulos seguidos da World Series (72, 73 e 74)

Com reportagem da Forbes: Baseball´s Most Intense Rivalries

Nenhum comentário:

Postar um comentário