Em Busca de um Líder

Para se firmar como um time de elite da NBA, o Denver Nuggets precisava de alguém para tomar o controle da equipe dentro da quadra. Sempre se esperou isto de Carmelo Anthony, mas esta temporada mostra algo diferente: Chauncey Billups é o líder.

Apesar de ´Melo ser sempre posto junto com Dwayne Wade e LeBron James como a nova cara da NBA, o jogador dos Nuggets é o único dos três que ainda não mostrou a tal da liderança. Esteve nos playoffs cinco vezes e não avançou em nenhuma oportunidade para a segunda rodada.

Ninguém questiona o talento dele de jogar basquete. Foi o novato do ano em 2005; participou duas vezes do jogo das estrelas e esteve presente no “Redeemed Team” que ganhou a medalha de ouro em Pequim no ano passado. Mas os fãs do Denver esperavam que ele levasse o clube a outro nível. Porém, problemas fora e dentro da quadra o atrapalharam e estão “de mão dadas” com ´Melo em sua carreira na NBA.

Polêmicas marcam a vida de Antohny “fora” da liga. Seu pior ano foi 2004 quando sofreu acusação de posse de droga (maconha); fez um vídeo ameaçando à delatores em Baltimore -onde mora - caso o denuciassem a polícia e ainda se envolveu na briga com os Knicks no Madison Square Garden pegando 15 jogos de suspensão.

Ano passado foi nada suave também para Carmelo. Foi preso por dirigir embriagado e a diretoria do Denver deu dois jogos de suspensão a ele, ainda pegou uma condicional de um ano, 24 horas de serviço comunitário e uma multa de U$ 1000. Nesta temporada recebeu uma punição de um jogo por não obedecer uma substituição de George Karl durante a partida contra o Indiana Pacers.

Na quadra, os Nuggets sempre foi visto como “indisciplinar” taticamente, sendo um time que fazia um ataque avassalador e sem discernirmento defensivo. Isto acabou com a chegada de Billups que tem características opostas a estas que o Denver mostrava. Ele é um armador que pensa no time primeiro e nas criações da jogada em meia-quadra; além de ser um excelente defensor (duas vezes selecionado para o segundo time defensivo da associação).

E foi pensando nisto que a diretoria dos Nuggets fez a troca no dia 3 de Novembro com o Detroit Pistons (Allen Iverson por Billups, Anthony Mcdyess – que depois voltou para os Pistons – e Cheik Samb). O resultado positivo para Denver viria logo. Nos primeiros 19 jogos com Chauncey titular Denver venceu 15 e perdeu quatro.

Outro detalhe que contribui para a transação ser concretizada foi a decisão particular do próprio Billups, que é natural de Denver. Ele jogou na escola de segundo grau “George Washington High” e recusou inúmeras propostas de universidades da ACC e Big East para assinar com Colorado. Levou a universidade à primeira aparição no torneio da NCAA em 28 anos.

Então, não é de agora que ele tem esta habilidade de liderar um time. Com os Nuggets, nestes seus primeiros jogos, um episódio se destaca.

Contra Minnesota, 10 de Dezembro de 2008, jogando em casa, os Nuggets terminaram o primeiro tempo perdendo por 12 Pontos... No vestiário só se ouvia a voz de Billups. A reação veio em seguida com um recorde de 33 pontos de Carmelo Anthony no terceiro período e uma vitória do Denver de 116 a 105.

Quem conhece Billups sabe que o seu jogo não é só passe; tem também um pouco de arremesso. Ele aprendeu isto com dois armadores especiais que teve contato durante a carreira: Nick Van Exel e Terrell Brandon. Na primeira passagem que ele teve em Denver (entre 1999 e 2000) aprendeu com Van Exel o arremesso em primeiro lugar. Em Minnesota, aprendeu com Brandon como controlar o jogo. Esta mistura o fez o armador que é hoje, que sabe o momento de arremessar e sabe quando é a hora de preparar uma jogada para os companheiros.

Conforme as partidas foram se desenvolvendo e a equipe entrou no ritmo de Billups, o papel de Anthony ficou mais definido, sendo a peça de marcar pontos. “Eu não tenho que jogar muito como eu fazia no passado. Eu me diverti bastante nos primeiros cinco anos, mas agora eu estou me divertindo mais” disse ´Melo que entende sua função em quadra mudou. Antes ele tinha que fazer as jogadas individuais na infiltração e no “post-up”; agora ele tem que buscar o melhor posicionamento em quadra que Chauncey vai achá-lo para, livre de marcação, converter os pontos pro Denver.

É claro pra todos a diferença do Denver neste ano; time mais competitivo e coeso em quadra. Está nas mãos de Billups o destino da equipe: chegar ás finais da NBA. Pra isto acontecer, adversários como os Lakers e os Spurs vão ter que ser batidos. É só entregar nas mãos de Chauncey que ele resolve. Os jogadores confiam e os fãs também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário