A Luta Por Vagas Nos Playoffs


Com o final da temporada regular da NBA chegando ao fim, a briga para se classificar à pós-temporada se acirra. No leste é maior o número de times na disputa; já no Oeste são menos os times, porém mais difícil. Vamos enteder o posicionamento das equipes em cada conferência e as prováveis chances delas alcançarem os playoffs. Lembrando que as análises feitas não são matematicamente exatas, e sim do ponto de vista do que cada clube fez nesta temporada e o caminho que tem pela frente até 15 de Abril: dia da definição dos playoffs.

CONFERÊNCIA LESTE

Times com vagas asseguradas: Cleveland Cavaliers, Boston Celtics, Orlando Magic, Atlanta Hawks, Miami Heat e Detroit Pistons.

Times fora da briga: Indiana Pacers, Charlotte Bobcats, New York Knicks, Toronto Raptors e Washington Wizards.

Times na disputa:

Philadelphia 76ers:
Um dos fatos mais curiosos desta temporada aconteceu em Filadélfia. O time fez uma altíssima contratação (Elton Brand) que logo no inicio do campeoanto se machucou e o time passou a jogar melhor desde então...Lembra bastante o time do ano passado que mostrava um jogo bastante legal de se ver, mesmo com a mudança no comando técnico. Andre Iguodala melhorou seu jogo da metade da temporada pra cá e dois nomes surpreendem no elenco dos sixers: Louis Williams e Marrese Speights. Destaque para o novato que, com a contusão de Brand, assumiu uma responsabilidade maior e está indo muito bem. Deve se classificar mesmo com um calendário dificílimo. A meta é chegar em Abril já com a vaga assegurada porque os adversários são extremamente fortes. Últimos quatro jogos: CLE (casa), TOR (fora), BOS (casa), CLE (fora).

Milwaukee Bucks: É simplesmente heróico o que Scott Skiles está fazendo com este time, principalmente depois do dia 25/01/2009; o dia da contusão de Michael Redd que o tirou desta temporada. Muita gente, inclusive eu, acreditava que os Bucks iriam cair ladeira abaixo. Mas, de alguma forma eles se mantém ali no oitavo lugar, mesmo neste período perdendo outro jogador titular por contusão; Andrew Bogut, fora até o final deste mês. Apesar de ter perdido recentemente em casa para os Nets, Milwaukee ainda está vivo. Vamos ver até quando...

New Jersey Nets: Carregado por Devin Harris e Vince Carter, os Nets estão mais do que fortes na disputa, principalmente depois da vitória fora de casa frente o Milwaukee. Tem um dos mais desprestigiados treinadores da associação, mas que se mantém firme no comando. Individualmente os destaques vão para Harris; que é favorito para ganhar o prêmio de jogador de maior evolução e Brook Lopez, que corre por fora na corrida pelo troféu de novato do ano. O time tem um péssimo aproveitamento jogando em casa, o segundo pior da conferência, o que pode prejudicá-lo nesta reta final.

Chicago Bulls: Considerado o time que melhor se saiu depois do prazo final para as transações de jogadores, o novo Bulls não se deu tão bem assim em quadra desde o dia 20/02: venceu três jogos (todos em casa) e perdeu quatro (todos fora). A questão é que estas derrotas foram para os Pacers, Nets, Wizards e Bobcats. Talento o time tem e uma das melhores rotações da liga, com peças de força no garrafão e versatilidade no perímetro. Se a decisão ficar para as últimas rodadas, Chicago será o grande beneficiado da história, pois dos seis jogos de Abril, cinco são em casa.

CONFERÊNCIA DO OESTE

Times com vaga assegurada: Los Angeles Lakers, San Antonio Spurs, Denver Nuggets, Houston Rockets, New Orleans Hornets e Portland Trail Blazers

Times fora da briga: Golden State Warriors, Minnesota Timberwolves, Memphis Grizzlies, Oklahoma City Thunder, Los Angeles Clippers e Sacramento Kings.

Times na disputa:

Utah Jazz: Vem de uma seqüência incrível de vitórias. Em todo o mês de fevereiro só perdeu uma partida (Golden State). Passou por Dallas, Boston, Lakers...Desde o final do mês passado, Jerry Sloan conta com a volta de Carlos Boozer para fazer com que a equipe tenha uma rotação mais forte neste final de temporada. Joga ainda duas vezes com o Phoenix Suns (fora e em casa) e com o Dallas em casa.

Dallas Mavericks: Não tem mais aquele ataque fulminante (apenas o nono na liga em eficiência ofensiva). Outro fator de preocupação é que a última vitória contra um time de expressão foi a um mês atrás em Portland. Questiona-se o momento de decidir da equipe, o que ficará a cargo de Nowitzki e Kidd. Tem um mês de abril difícil, aonde vai enfrentar Phoenix e Utah na seqüência em casa (dias 5 e 8 de Abril respectivamente).

Phoenix Suns: Apesar de estar numa das divisões mais suaves da associação, os Suns em nenhum momento se estabeleceu nesta temporada. Muitos altos e baixos, com mudanças de treinador e desentendimentos entre os jogadores fora de quadra. Estar um pouco distante do Dallas (8º) na classificação - dois jogos - , mas tem um porém, joga duas vezes contra os Mavericks e duas vezes contra o Utah Jazz. Vai depender destes confrontos diretos para conquistar uma vaga.

Um comentário:

Anônimo disse...

cara, vc colocar o Pacers como fora da briga foi um absurdo.Como um time que está em boa fase e apenas 2 jogos,isso mesmo 2 jogos de diferenca da 8 posicao nao esta brigando pela vaga

Postar um comentário