As Escolhas de Obama

Calma, não vamos falar de política; nem comentar as decisões do presidente dos EUA em relação aos BRIC´s (Brasil, Rússia, Índia e China, os países emergentes); nem relatar os casos do escândalo envolvendo a seguradora AIG. Vamos falar de esporte; basquete para ser mais especifico.

Nesta terça (17) Barack Obama cumpriu um ritual que ele faz todo ano, preencher a tabela do torneio da NCAA de basquete universitário masculino. A diferença é que desta vez o mundo viu quem ele escolheu nas chaves do campeonato. Isto graças a Andy Katz (ESPN).

Andy é um dos jornalistas mais conceituados quando o assunto é basquete universitário. No ano passado, um dia antes das eleições americanas, ele participou de uma “pelada” de basquete que Obama (mostrando seu estilo na foto à esq.) promoveu em Chicago só para pessoas próximas, e Andy estava lá sendo um dos poucos jornalistas presentes. Depois do final da brincadeira, em uma conversa particular, Andy Katz perguntou à Obama: “Caso o Senhor vença a eleição, em Março, você escolhe suas chaves do torneio da NCAA com agente?”. “Sim” Barack respondeu imediatamente.

Então, promessa dita, promessa cumprida (lá eles têm o costume de cumprir o que dizem...). Obama reservou vinte minutos da sua agenda para gravar a reportagem que foi pro ar nesta quarta (18) na ESPN. O curioso da história é que a mobilização foi geral, principalmente dos órgãos de imprensa, sobre quais seriam as escolhas de Obama. Isto porque, pra quem não sabe, ele conhece muito de basquete. Entre resolver o problema econômico do país e lidar com uma crise aqui e acolá, ele mostrou-se por dentro da NCAA, comentando sobre os jogadores machucados, as universidades que ficaram de fora...

Bom, vamos ver o que de mais importante Barack Obama (o fã de basquete, não o presidente) comentou sobre o torneio da NCAA.

11Virginia Commonwealth (VCU) passando por 6UCLA


Uma das zebras que ele escolheu, e é bem provável que aconteça. VCU já fez isto em 2007 quando passou por Duke e tem condição de repetir o feito este ano. De olho no armador Eric Maynor (VCU) (na foto acima) que entra no torneio com uma média de 22,4 PPJ.

VCU, eles estão jogando forte e a ‘Pac-10’ está bastante fraca este ano. Eu gosto desta ’zebra’" disse Obama.

E tem razão, a conferência Pac-10 deve ter apenas um representante na segunda rodada: Washington, que tem condições de avançar mais. Já as outras universidades (UCLA, Califórnia, Arizona, Arizona State e USC) devem ser eliminadas na primeira fase.


Memphis Tigers no Final Four


A chave do Oeste é a mais difícil de fazer uma previsão e Obama cravou Memphis como o vencedor da região. “Memphis é um dos melhores times fisicamente. Pra mim eles tem chance sim” disse o presidente deixando a “cabeça de chave” UConn para trás.

De fato Memphis tem condições reais de ir para o segundo Final Four seguido, se baseando na sua principal força que é o jogo defensivo. Muitos especialistas dizem que Memphis deveria ser a nº1 ao invés de UConn; tudo indica que esta questão se resolverá em quadra no “Elite Eight” (quartas-de-final), quando provavelmente elas se enfrentarão.

Escolha mais difícil de ser feita?

Pittsburgh contra Duke? Barack Obama foi de Pitt. “Duke tem esses habilidosos jogadores no perímetro, mas não tem tanta força dentro do garrafão. Pra mim DeJuan Blair vai devorá-los”.

É mais ou menos pro aí. Duke tem talento, mas seu jogo não se encaixa com o de Pitt. A força aqui vai prevalecer sobre a habilidade.

Afinal de contas, quem vai vencer?

Para Obama é North Carolina (na foto, da esq. pra dir.: Ty Lawson, Tyler Hansbrough e Wayne Ellington). “Sabe o que eu gosto de Carolina: a experiência e o equilíbrio” disse Obama “Eu acho que Lawson vai se recuperar e aí eles terão um armador experiente que pode controlar o jogo e converter lances livres no momento decisivo; esta vai ser a diferença”.

O Presidente vai de acordo com o que o povo pensa, neste caso. Os Tar Heels são a aposta da maioria dos jornalistas e especialista que acompanham a NCAA. Alguns escolhem Louisville, outros Pitt, mas a maioria pensa como Obama (ou vice e versa).

Interessante ver uma das pessoas mais ocupadas do mundo tirar um tempo e fazer esta brincadeira com, aliás, um grande conhecimento dos times e jogadores (na foto ao lado, ele e Katz com sua tabela personalizada). Segundo os seguranças da Casa Branca disseram a Andy Katz, quando ele estava saindo do breve encontro, estes foram os únicos 20 minutos de descanso e distração que Barack Obama teve durante o todo dia...

Ouvi alguém dizer carismático por aí?

Para mais informações sobre o torneio da NCAA leia "Quem vai cortar as redes em Detroit?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário