1-2 e o Closer

Sou adepto daqueles que acreditam ser necessário ter arremessadores de elite para qualquer clube ser bem sucedido nos playoffs da MLB. Indo mais além, se uma equipe não tiver bons jogadores na posição de número 1 e/ou 2 na rotação, é provável que não irá longe. Quem ocupa estas vagas tem um papel crucial porque abrem e fecham uma série. Tão importante quanto esses citados são os closers (C), responsáveis por assegurarem os resultados construídos ao longo de sete, oito entradas.

O Grandes Ligas selecionou os melhores arremessadores de cada time participante da pós-temporada 2010; não necessariamente serão os primeiros a começarem as partidas destes playoffs. Confira um resumo* dos trios que incluem os dois melhores titulares e o closer; com uma nota avaliando o quanto são eficientes.





Tampa Bay Rays

1 – David Price
2 – Matt Garza
C – Rafael Soriano

Price é um dos favoritos a levar o Cy Young e terminou a temporada em um bom momento, com 1.67 ERA em 49 entradas no mês de Setembro. Foi o primeiro jogador da Liga Americana a vencer 10 jogos e titular no Jogo das Estrelas. A dúvida é quem manterá a alta produtividade depois dele... Garza é a melhor opção pela experiência e pela boa temporada que fez. Conseguiu um no-hitter (jogo que o arremessador não cede rebatidas) no dia 26 de Junho contra o Detroit Tigers, se tornando o primeiro jogador da história da franquia a realizar esta façanha... Já Soriano é o melhor closer da LA nesta temporada com 45 jogos defendidos. Ele também conseguiu um feito raro neste ano, ao eliminar três rebatedores numa única entrada com apenas nove arremessos (o mínimo possível) contra o Los Angeles Angels no dia 23 de Agosto – se tornando o 15º arremessador desde 1900 em toda MLB a conseguir esta marca.





Texas Rangers

1 – Cliff Lee
2 – CJ Wilson
C – Neftali Feliz

A esperança da franquia avançar nos playoffs e vencer a primeira série na história (único clube da MLB que ainda não ganhou uma série em pós-temporada), reside em Lee, adquirido no meio do campeonato para justamente liderar o time. Apesar de ter tido más apresentações – cedeu 10 rebatidas em uma partida contra os Orioles e outras 10 contra os Royals –, ele tem boas apresentações nos playoffs, com 4v e 0d ano passado defendendo os Phillies. Com a camisa dos Rangers foram 4 v e 6d... Wilson é capaz de acompanhar Lee, basta ser consistente e procurar não inventar muito. Se atuar com simplicidade, usando seus três principais arremessos (bola rápida, bola lenta e a slider), pode ir longe nas partidas... Feliz é um novato espetacular e suas 40 defesas de resultados é a melhor marca na história da MLB para um jogador em seu primeiro ano. Não cede uma corrida desde o dia 22 de agosto (16 jogos).





New York Yankees

1 – CC Sabathia
2 – Andy Pettitte
C – Mariano Rivera

É uma rotação que chega aos playoffs num momento bem diferente do que aconteceu ano passado quando eles venceram a World Series. A trinca de ases não existe mais e a única certeza é CC, jogador com mais vitórias neste ano na LA (21)... O treinador Joe Girardi fica numa situação complicada para escolher quem será o arremessador depois do seu único ace. Entre Phil Hughes e Pettitte, este último é a melhor opção, mesmo com uma temporada 2010 prejudicada por uma lesão na coxa que o deixou inativo por dois meses. Fora isso tem que lidar com uma dor nas costas que apareceu nos seus últimos dois jogos do campeonato, onde ele cedeu sete corridas... Rivera é outro que não esta na melhor fase, desperdiçando jogos importantes na reta final. Porém ele é um veterano que conhece os atalhos dos playoffs e ainda pode ser dominante. Sua temporada não foi a melhor da carreira, mas em Junho quebrou um recorde pessoal ao eliminar 24 rebatedores seguidos.





Minnesota Twins

1 – Francisco Liriano
2 – Carl Pavano
C – Matt Capps

Liriano teve uma temporada de altos e baixos, mas pelo menos em Abril foi consistente e ganhou o prêmio de melhor arremessador do mês na LA. É o 5º na LA em strikeouts e teve cinco jogos com 10 ou + strikeouts. É um cara que não tem receio em ser agressivo, computando ao longo do ano 10 arremessos longe do catcher e 10 arremessos que atingiu os rebatedores... Pavano tem experiência em playoffs, mas arremessando em um lugar quente (campeão com o Florida Marlins em 2003). O clima em Minnesota pode ser um fator importante se o clube avançar, visto que os Twins estão jogando em um novo (e descoberto) estádio... A perca do closer Joe Nathan, que passou pela cirurgia Tommy John, causou caos ao clube. Foram buscas internas para uma solução, mas a diretoria preferiu ir atrás de um jogador da posição e contratou Capps (ex- Nationals e Pirates). Em 27 entradas com os Twins, cedeu apenas 6 corridas, desperdiçando somente 2 jogos.





Philadelphia Phillies

1 – Roy Halladay
2 – Roy Oswalt
3 – Brad Lidge

É fantástica a rotação dos Phillies, que ganhou o apelido de H2O dado pelos torcedores (Halladay, Hamels e Oswalt). Hamels tem experiência (e um MVP de World Series), mas será o terceiro arremessador. O primeiro é Halladay, disparado o favorito a levar o Cy Young da LN. Sua primeira pós-temporada vem seguida de uma boa performance em Setembro, vencendo os 5 jogos que disputou. Contra times que estão nos playoffs, ele só venceu os Braves (3 vezes) e perdeu para os Twins, Yankees e Giants. Teve um jogo perfeito contra os Marlins em Maio e é o arremessador com mais jogos completos na LN (9), ficando na frente até do segundo time no quesito: os Mets com 8... Oswalt se adaptou bem aos Phillies, com 7v e 1d desde que chegou (vindo dos Astros). Fez uma boa campanha com seu ex-time nos playoffs de 2005 (MVP da LN). Sua carreira no Citzens Bank Park, estádio do Philadelphia, é formidável, não perdendo nenhum jogo: 6v e 0d... Lidge parece ter colocado a desastrosa temporada 2009 no vale do esquecimento. Na verdade é preciso que seja assim, pois nada adiantará ter ótimos arremessadores titulares se não houver alguém para garantir o resultado.





Cincinnati Reds

1 – Johnny Cueto
2 – Bronson Arroyo
3 – Francisco Cordero

Cueto começou a temporada como terceiro na rotação, entretanto foi ganhando espaço. No final de Julho tinha apenas 2 derrotas (10 vitórias) e fechou o campeonato com o melhor aproveitamento em três anos com os Reds... Arroyo não é uma segura opção, mas tem habilidades para vencer na pós-temporada, usando sua experiência adquirida com os Red Sox em 2004. Suas 17 vitórias é a melhor marca na carreira e terminou a temporada regular com 3 vitórias seguidas... Cordero, em 2007, assinou com os Reds o maior contrato (até então) de um reliever. Só que nesta importante temporada ele tem sido bem irregular: é o terceiro na LN em defesas (40) e o segundo em desperdícios (8).





San Francisco Giants

1 – Tim Lincecum
2 – Matt Cain
3 – Brian Wilson

Muitos consideram esta temporada uma das menos produtivas das quatro que Lincecum disputou na MLB. O detalhe é que uma delas foi a de novato, em outras duas levou o Cy Young e nesta ele lidera a LN em strikeouts (231) mesmo sendo esta sendo sua pior marca desde o primeiro ano na liga. Mostrou poder de recuperação após ter um péssimo mês de Agosto com 5 derrotas em 5 jogos (ERA de 7.82), já que em Setembro teve 5v e 1d (ERA de 1.94)... Cain participou dos jogos mais importantes da carreira neste ano, um pelo lado positivo outro pelo negativo. Venceu o Los Angeles Dodgers no dia 1º de agosto, primeira vitória dele contra o arqui-rival (tem 8 derrotas). Perdeu para o San Diego Padres (dia 1º/10) jogando em San Francisco, numa partida que poderia assegurar a vaga aos playoffs – que veio dois dias depois. Neste confronto foram 88 arremessos em 4 entradas, permitindo 9 rebatidas e cedendo 6 corridas... Wilson é o líder em jogos defendidos na LN (48), marca igual ao recorde da franquia que pertence à Rod Beck.





Atlanta Braves

1 – Tim Hudson
2 – Derek Lowe
C – Billy Wagner

Hudson fez uma fantástica temporada 2010 após passar pela cirurgia Tommy John, vencendo 17 jogos com um ERA de 2.83. Teve a melhor marca de strikeouts (13) da carreira contra os Marlins no dia 28 de Agosto. Seu mês de Setembro foi fraco com 1v-4d e um ERA de 5.35... Com Lowe a história é outra, pois o último mês foi o seu melhor, com 5v-0d e um ERA de 1.17. Esta performance lhe rendeu o prêmio de melhor arremessador do mês de Setembro da LN. A seu favor ainda vale sua brilhante performance nos playoffs de 2004 com os Red Sox quando foi o arremessador vitorioso nos jogos decisivos das séries contra os Angels, Yankees (titular do jogo 7) e Cardinals... Wagner chegou aos Braves já prevendo qual seria seu futuro: aposentadoria ao final do campeonato. Os excelentes números que conseguiu não serão suficientes para reverter a posição tomada. Terminou a temporada regular com um ERA de 1.43 e uma ótima marca de 13.5 strikeouts por nove entradas. Passou todo o mês de Junho e Setembro sem ceder uma corrida sequer.



(GL)
Escrito por João da Paz


*Todos os números aqui apresentados são referentes a temporada regular 2010; a não ser quando mencionados em diferentes ocasiões.

Um comentário:

Fernando disse...

Concordo com a maioria,bom texto!

Postar um comentário