Stephen Strasburg: A Cirurgia


Foram apenas 12 jogos neste ano, mas o arremessador do Washington Nationals fez uma temporada expressiva. Em processo de recuperação da cirurgia Tommy John, Strasburg fará a melhor recuperação para voltar mais produtivo e ser duradouro em sua carreira na MLB.

Esta operação é comum entre os arremessadores da liga e atualmente por volta de um em cada nove jogadores da posição passaram por ela. Alguns nomes de destaque são:

Chris Carpenter – Saint Louis Cardinals
Jaime Garcia – Saint Louis Cardinals
AJ Burnett – New York Yankees
Kerry Wood – New York Yankees
Tim Hudson - Atlanta Braves
Francisco Liriano – Minnesota Twins
Josh Johnson – Florida Marlins
CJ Wilson – Texas Rangers

Embora seja bastante delicada, fazer a Tommy John é seguro, benéfico e a opção mais viável para consertar o ligamento colateral do cotovelo que sofre danos devido ao esforço repetitivo de arremessos. O objetivo da cirurgia é usar um tendão de outra parte do corpo para reparar a lesão – no caso de Strasburg foi usado um tendão da sua coxa. A cirurgia foi bem sucedida, os dez dias de repouso já se foram e agora é esperar chegar a hora da recuperação e fisioterapia.

Geralmente quem faz a Tommy John, se tratando de arremessadores, volta ao campo entre 12 a 18 meses. Com Strasburg o cuidado deve ser maior, então ele só deve reintegrar o elenco em Abril de 2012. Aliás, dentro da própria equipe ele tem um exemplo de como encarar todo o processo de reabilitação: Jordan Zimmerman fez a Tommy John e retornou às atividades justamente quando Strasburg se machucou. Os dois jovens são uma aposta alta dentro da franquia para dar vitórias e trazer atenção da mídia e do público da capital americana.

Na sua curta temporada, Strasburg fez isto muito bem. Na cidade de Washington foram apenas nove jogos nos quais ele começou jogando e exclusivamente nestas ocasiões o clube arrecadou mais de US$ 3 milhões de dólares. As partidas com ele titular fizeram que redes de televisão mudassem a programação dos jogos a serem transmitidos em caráter extraordinário para gerar audiência e mostrar o fenômeno ao grande público. Sua limitada campanha neste ano rendeu exposição aos Nationals como nunca antes aconteceu na história do clube. Com o imprevisto de ter ele fora por uma temporada completa, a diretoria planeja reintegrá-lo junto com outra grande talento: o rebatedor Bryce Harper. Ambos foram as mais recentes primeiras escolhas do draft e prometem causar mais euforia em volta dos Nationals.


A expectativa será se realmente Strasburg (foto acima) voltará com força total. A porcentagem de uma recuperação completa gira em torno dos 85-90% Com bastante dedicação e qualidade nos exercícios fisioterápicos é real a possibilidade de uma volta em alto nível (basta ver os nomes citados acima). A mecânica do arremesso não será a mesma e talvez isto seja uma coisa boa, pois muitos especialistas acreditam que foi justamente a maneira inadequada de Strasburg arremessar que lhe causou a lesão.

Por não ter novamente a total flexão do cotovelo, o movimento do braço mudará. A critica era em relação à altura que o cotovelo atingia na mecânica do arremesso, chegando ficar sobre a linha do ombro. Isto, repetido constantemente em movimentos bruscos, causa um estresse no braço e pode levar a uma lesão (como ocorreu). Tantos os médicos, quanto os fisioterapeutas, quanto os treinadores vão recomendar e ensinar a Strasburg outra forma de arremessar que seja poderosa e letal como tinha apresentado neste ano – foram 274 rebatedores enfrentados e 92 strikeouts.

O garoto de 22 anos agora caminha numa estrada que muitos percorreram. Os bons e maus exemplos lhe servirão de base para completar com plena saúde este processo trabalhoso e que merece total dedicação e empenho. Apesar de ter dito que dores similares foram sentidas no tempo da universidade, Strasburg não forçou quando percebeu que algo estava de errado com seu braço direito, não permitindo que ele fizesse sua performance com aproveitamento ideal. Agora ao seu redor estão os melhores profissionais que irão cercá-lo dos melhores métodos para que ele retorne não cedo, mas sim eficaz.

A Tommy John irá ajudar Strasburg como ajudou tantos outros, inclusive o jogador que dá nome a cirurgia. Tommy John fez a primeira operação do tipo em 1974 (na época a recuperação era 1 em 100%). Ele tinha 31 anos e depois da cirurgia ganhou 164 jogos, considerado assim um milagre – John é o sétimo canhoto na lista de vencedores na MLB, com 288 vitórias.

Prever como será a reabilitação de Strasburg é impreciso. Os indícios dão conta que poderá ser bem sucedida, mas só o tempo que dirá com exatidão. Todo cuidado é pouco para recuperar e moldar a mecânica de arremesso deste jovem jogador que imediatamente criou uma imagem forte entre os profissionais e tem potencial para fazer perdurá-la por muito tempo.


(GL)
Escrito por João da Paz


© 1 AP

Leia Mais: Stephen Strasburg: A Experiência - publicado dia 07 de Junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário