Comerciável



No último domingo foi ao ar, na rede de TV americana NBC, a mais recente propaganda estrelada pelo “ator” Peyton Manning, que também é o QB do Indianapolis Colts.

Nesta peça publicitária – feita para promover o jogo entre Colts e New York Giants, assim como a DirecTV – participa seu irmão Eli, QB dos Giants. Os dois estão no sofá de casa e comentam um com outro o quanto é bom jogar no domingo à noite, porque assim podem assistir os jogos diurnos (pela DirecTV, é claro). Quando os dois estão saindo de casa para irem ao estádio, Eli prende Peyton no armário. O caçula chega no carro do pai:

[0:27] Archie: Onde está seu irmão?

Eli: Eu não sei...

Desta vez não foi Peyton que ficou com a fala mais engraçada, mas ele é a face do marketing esportivo nos EUA por ser justamente extrovertido e bastante carismático. Desde a queda dos patrocinadores de Tiger Woods, devido ao desgaste da imagem do golfista que se envolveu em vários casos de infidelidade matrimonial, Manning atingiu o topo nos esportes americanos como o jogador mais comerciável. Antes disto ele já tinha uma reputação a zelar, pois várias empresas associavam seus respectivos produtos ao camisa 18.

Os clientes são os mais variados: DirecTV (TV via satélite), Sprint (telecomunicação), Gatorade, MasterCard, Sony, ESPN, entre outros. No período Junho de 2009 / Junho de 2010, segundo a revista de economia Fortune, Manning ganhou US$ 15 milhões em publicidade, 800 mil dólares a menos que seu salário na NFL.

São tantos os comerciais estrelados por Peyton... Aqui estão os mais interessantes e engraçados (a maioria deles da MasterCard), mas antes...


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Na mente de Manning [2007]



...veremos a peça da Sprint que liga a rapidez do pensamento do QB com a velocidade de conexão da operadora. O foco é passar o que pensa Manning três segundos antes de completar um passe (ou levar um sack). No vídeo uma voz de mulher vai contando os segundos enquanto Peyton busca uma saída para a jogada. As portas representam alternativas de uma possível solução.

Ao abrir uma delas, Peyton vê vários “peytons” confusos correndo em diferentes direções. Em outra ele vê seu principal alvo na época, Marvin Harrison, rodeado de golfinhos (alusão aos Dolphins). Enquanto isso vem se aproximando Jason Taylor, então no Miami. Peyton olha para trás e um garoto, representando sua infância, diz bem baixinho o jogador que está aberto para o passe: Clark.

Todo o vídeo foi feito usando a mais alta tecnologia, sendo quase que inteiramente filmado usando o fundo verde.


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Fanático em todo lugar [2006]



Linha do roteiro:

Churrasqueira: 80 dólares
Sanduíche: 6 dólares
Gasolina: 20 dólares
Fanáticos: não tem preço

Este foi o primeiro comercial de um série da MasterCard que transporta aspectos do football para o cotidiano. De uma forma extremamente sagaz é criada situações que causam gargalhadas e fazem pensar: e se alguém fizesse isso, o que eu faço no estádio, no meu trabalho?

Peyton começa com um churrasco em frente a uma empresa [:02] com gritos de incentivo: “Vamos lá corretores de seguros, Vamos lá!“ Depois ele aparece no açougue e dá uma força pro cara: [:10] “Corte a carne! Corte a carne!” Ao olhar o homem do posto de gasolina enchendo o tanque do seu carro [:15] ele comemora: “e... Encheu!” No final Peyton é um torcedor [0:18] que quer apenas tocar a mão do seu “favorito contador”

Neste encerramento, o diretor deixou Peyton livre para gritar o que quisesse, basicamente aquilo que seus fãs já falaram para ele em alguma ocasião. Então Peyton diz [:29] “nunca mais vou lavar minha mão”


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Amor incondicional ao time [2007]



Linha do roteiro:

Almoço: 30 dólares
Café: 4 dólares
Piano novo: 3000 dólares
Apoiar seu time: não tem preço

Na segunda parte da série, Peyton é o fã que todo time quer ter: torce não importa o que de ruim aconteça. Uma garçonete tropeça [:01], derruba o almoço e Manning diz: “Não se preocupe, você estava carregando bem. Você é o cara!” Comenta com um funcionário que se queimou [:08] com a fumaça da máquina de café: “Levanta e sacode a poeira!” Quando dois entregadores deixam escorregar um piano [:12] Peyton os consola: “Eles não estão vaiando (booo) estão dizendo mooo-vers (entregadores)”. E um garoto arremessa um jornal na casa do QB e quebra uma janela [:17], mas ele não fica bravo: “Não se preocupe Bobby, você ainda é o melhor lançador do bairro”


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Estadia extra em cidades rivais [2008]



Linha do Roteiro

Noite extra em New England: de graça
Noite extra em Cleveland: de graça
Noite extra em San Diego: de graça
Ganhar prêmios não importando quem você seja: não tem preço

A campanha gira em torno do uso do cartão para ganhar dias extras nos melhores hotéis. Aí mostra Peyton em New England, Cleveland e San Diego. Ele interpreta de maneira diferente os maldosos comentários.

Uma das falas mais legais acontece no começo [:04] quando o mordomo diz: “Você vai pro chão (going down), Manning”. Peyton responde: “Claro. 4º andar. Vou fazer uma massagem hoje” (going down significa também descer).

No final a camareira resmunga [0:17] ao bom dia de Manning: Vá fazer um snap! (take a hike) e ele concorda: "Eu vou fazer isso, o clima daqui é ótimo!" (take a hike significa também vá caminhar).


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Presente Perfeito [2009]



Linha do Roteiro:

Bola de football: 25 dólares
Protetor bucal: 10 dólares
Kit de primeiros socorros: 40 dólares
Presentear alguém com uma coisa que realmente irá gostar: não tem preço

Esta campanha, veiculada nos EUA em Dezembro do ano passado, teve como principais estrelas Peyton Manning e Alyson Hanningan (do seriado How I Met Your Mother). Cada um faz o papel da pessoa que não acerta no presente de Natal e dá algo inconveniente e inútil.

Peyton chega no seu companheiro de time, o center Jeff Saturday, e lhe entrega [:03] uma bola de football embrulhada num papel, porém ele diz: “Você jamais vai adivinhar o que é este presente” Continuando o mico [:08], Peyton dá um protetor bucal a uma mulher e comenta com ela: “Experimenta pra vê se encaixa direitinho” Porém a maior mancada vem no final quando ele dá [:12] um kit de primeiros socorros para um cara e diz com toda alegria: “O treinador disse que você sofreu um corte (cut)”. O rosto do rapaz muda de expressão, fica triste e pergunta: “O quê?” Reggie Wayne explica a situação para o QB que sem graça comenta: “Ah! corte... cortado (cut)”

No final [:27] Saturday, obviamente, descobre o que é o presente e responde: “É uma bola de football”. Peyton bravo replica: “Quem foi que contou pra você?”



(GL)
Escrito por João da Paz


*Todos os vídeos aqui incorporados pertencem às respectivas empresas

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