Destaques e Decepções - Ano II (Times)

Destaques




Curiosidade: Apesar de ter o melhor ERA em toda a MLB, nenhum arremessador – nem da rotação titular, nem do bullpen, foi selecionado para o Jogo das Estrelas. Nota: Heath Bell, closer, vai participar do evento como substituto de Yovani Gallardo (Milwaukee Brewers).

O clube tem uma folha salarial de US$ 38 milhões/ano – só maior que a do Pittsburgh Pirates – e, mesmo assim, é o líder da Divisão Oeste da Liga Nacional nesta metade de temporada. A dúvida que surge é se as apostas em jogadores das ligas de base (minors) serão suficientes para colocar o time de volta aos playoffs.

Mat Latos (10v – 4d, 2.45 ERA) vai ganhar um longo descanso após esta parada para o Jogo das Estrelas. O arremessador novato é uma das armas dos Padres para impulsionar o time à pós-temporada e está num ritmo de um jogador mais experiente, podendo chegar a 200 entradas arremessadas até o final do campeonato. Por isso, para poupá-lo, ele deve voltar a campo só no dia 27 de Julho contra os Pirates. Adrian Gonzalez, 1B, é outro destaque individual da equipe, produzindo bons números ofensivos jogando a maioria das partidas num estádio que favorece os arremessadores (Petco Park). Os 30 % de aproveitamento com o bastão, 18 home runs e 56 RBI fazem com que seu nome seja cotado para o prêmio de MVP da LN.

Vale ressaltar que os Padres têm o melhor saldo de corridas da LN, com +72.


***




Curiosidade: Hoje o time é competitivo, uma meta traçada em 2007 pela diretoria da franquia. Nolan Ryan, presidente, disse em Janeiro que se o time ficar fora dos playoffs será uma decepção.

Antes da chagada de Cliff Lee, a rotação de arremessadores já era boa. Porém precisava de um reforço para permanecer firme na briga do primeiro lugar da Divisão Oeste da Liga Americana e Lee é justamente a peça ideal. O foco principal da equipe é ficar à frente do rival Los Angeles Angels e ganhar a divisão, indo para pós-temporada pela primeira vez desde 1999. Lee foi escalado como terceiro na rotação da próxima série (contra o Boston Red Sox) numa estratégia para que ele arremesse na primeira partida da série contra os Angels a partir do dia 22 de Julho em Arlington, Texas.

O ataque é forte, contando com uma temporada excepcional de Josh Hamilton (.346 BA, 22 HR´s) e Vladimir Guerreiro (75 RBI). O jogo ofensivo ainda conta com bons números de Ian Kinsler, Nelson Cruz e Michael Young.

***




Curiosidade: Na série contra o Philadelphia Phillies (dia 25, 26 e 27 de Maio), os Mets não cederam corrida em nenhum dos jogos (8 a 0, 5 a 0 e 3 a 0), sendo a primeira vez desde 1969 que NY termina uma série sem sofrer ponto.

Julho não começou bem para os Mets. Foram 10 jogos e 6 derrotas. Empatou uma série com o Washington Nationals e perdeu uma, em casa, para o Atlanta Braves (2 jogos a 1). Embora o importante seja que a equipe está em segundo lugar na Divisão Leste da Liga Nacional e na frente dos Phillies por ½ jogo – e atrás dos Braves, primeiro colocado, por 4 jogos.

Conhecido recentemente por ser vítima de colapsos em Setembro (2007 e 2008) que mancharam boas campanhas construídas, NY luta para reverter este prognóstico e se manter firme até o final na disputa pelo título desta dificílima divisão. O grande teste virá em Agosto a partir do dia 2 quando o time vai para a estrada jogar uma série de três jogos contra os Braves em Atlanta e logo em seguida três jogos contra os Phillies em Philadelphia. Os resultados nestes confrontos diretos poderão projetar como irá terminar a colocação na divisão.

***


Decepções




Curiosidade: Um dos diretores do clube deixou transparecer a frustração em relação à péssima campanha deste campeonato quando o time recebeu o Kansas City Royals (dia 5, 6 e 7 de Julho). Inconformado disse: “Não é possível que eles [Roylas] tenham mais vitórias que nós” Registro rápido: KC venceu os três jogos desta série em Seattle...

A temporada 2010 começou cheia de esperança (leia: O Grande Desafio), mas com a metade da temporada disputada, os Mariners estão 15 jogos (!) atrás do primeiro colocado da Divisão Oeste da Liga Americana (Texas Rangers). A troca de Cliff Lee para o rival mostra que o time se entregou e vai se concentrar para o próximo campeonato, pegando na transação bons jogadores das minors do Texas, reforçando mais o sistema de jovens atletas do clube.

A baixa produtividade do ataque permanece a mesma de temporadas anteriores. A equipe, em toda a MLB, é a antepenúltima em aproveitamento com o bastão e em home runs; e a penúltima em RBI e rebatidas.

***




Curiosidade: Contra os rivais de divisão na briga pelo título, os Giants venceram apenas uma série: contra o Colorado Rockies nos dias 30 de Abril e 1º e 2 de Maio (2 jogos a 1).

Expandindo mais este dado citado acima, contra o Los Angeles Dodgers, Padres e Rockies, times que estão concorrendo ao título da Divisão Oeste da Liga Nacional, os Giants jogaram 23 vezes e perderam 18 partidas. Por mais que San Francsico esteja apenas 4 jogos atrás do primeiro colocado (Padres), é preciso vencer mais confrontos diretos para almejar uma vaga na pós-temporada.

O time é alicerçado pela ótima rotação de arremessadores, tendo recentes aparições qualitativas do jovem Madison Bumgarner de 20 anos. Outro garoto, mas no lado ofensivo, que está produzindo bons números é Buster Posey. Após a troca do catcher titular Bengie Molina para os Rangers, Posey assumiu a posição (jogava na 1B) e sua performance no ataque deu um salto. Nos 11 jogos depois da transação, foram 15 RBI, 6 HR´s com 50% de aproveitamento com o bastão.

***




Curiosidade: Se a MLB fosse um campeonato sem divisões ou ligas, os D´Backs estariam na frente só dos Pirates e do Baltimore Orioles.

Insatisfeito com o resultado em campo da sua equipe, o dono Kris Kendrick não titubeou e demitiu o diretor de beisebol Josh Byrnes e o treinador AJ Finch – por ter um contrato com duração de cinco anos, Byrnes estará na folha salarial da franquia nas próximas temporadas.

A decisão surgiu no desespero e criou outro problema. A intenção é das melhores, tentar mudar o modus operandi em campo, porém tal mudança drástica no meio da temporada traz insegurança, principalmente para os jogadores que podem continuar rendendo abaixo do esperado pela falta de confiança depositada no elenco; e naqueles que formaram e equipe e a comandavam.

Não é por menos que a diretoria planeja negociar, até o final da janela de transferências, dez jogadores entre eles Dan Haren (arremessador), Brandon Webb (arremessador), Adam LaRoche (1B), Edwin Jackson (arremessador) e Mark Reynolds (3B) – todos estes são titulares.



(GL)
Escrito por João da Paz


*Todos os logos aqui apresentados pertencem a suas respectivas equipes

Leia Mais: Destaques e Decepcões – Ano II (Jogadores)

2 comentários:

João paulo disse...

(O nome do estadio é Petco Park e não ''Petcko Park'')
Os textos estão otimos,acho que SD Padres pode fazer bonito nessa temporada.Mat Latos é muito bom,o Adrian Gonzalez é sensacional,a diferença para os Rockies é de apenas 2 jogos o time dos Padres vai ter q suar para ganhar a divisão.

Já o Rangers deu um grande up com a chegada do Lee,o Lineup é muito forte acho q dessa vez o Rangers ganha a AL West.

João da Paz disse...

Chará, já está corrigido.

Agradeço a atenção.

Postar um comentário