Destaques e Decepções - Ano II (Jogadores)

Destaques




Curiosidade: Desde 1961, apenas quatro Yankees tiveram um aproveitamento com o bastão igual ou acima dos 40% no mês de Abril (mínimo de 50 aparições no home plate): Clete Boyler (1962), Willie Randolph (1976), Paul O´Neill (1994 e 1996) e Robinson Canó (2010).

Ele é o líder da MLB, ente os 2B, em OPS, RBI, .BA e em HR (nesta categoria empatado com Richie Weeks do Milwaukee Brewers). Suas performance no começo da temporada lhe renderam algumas menções de especialistas como MVP da Liga Americana. Os três primeiros meses foram altamente produtivos com um aproveitamento no bastão de 40% em Abril, 33,6% em Maio e 33.3% em Junho.

Julho não está sendo bom, com um .BA de 20%, porém no último domingo, contra o Tampa Bay Rays, Canó teve um dos seus melhores jogos neste mês com 2 RBI e uma rebatida tripla na vitória dos Yankees por 9 a 5.

***



Curiosidade: Dia 8 de Abril, contra o Toronto Blue Jays, ele conseguiu 3 strikeouts com apenas 13 arremessos.

Os Rangers estão preparando o garoto dominicano de 22 anos para no futuro colocá-lo como arremessador titular. Enquanto isso ele faz parte do bullpen, o que lhe dá as condições do melhor jovem reliever da MLB. Logo no começo da temporada 2010 ele assumiu o papel de closer, substituindo Frank Francisco. Desde então Feliz teve bons números de resultados defendidos, com destaque para o mês de Maio quando conseguiu 9 defesas de vitórias em 13 oportunidades.

A projeção é que termine o campeonato com um total de 42 defesas, lhe dando a melhor marca em toda a história da MLB para um novato. O recorde atual pertence a Kazuhiro Sasaki, japonês que teve 37 defesas pelo Seattle Mariners em 2000 – ele ganhou o prêmio de MVP novato pela Liga Americana.

Feliz, até 18 de Julho, é o segundo colocado em defesas na LA com 24, atrás de Joakim Soria do Kansas City Royals que tem 25.

***



Curiosidade: Hart foi titular do Jogo das Estrelas substituindo Jason Heyward do Atlanta Braves. O Milwaukee não colocou o nome do outfielder na cédula oficial de votação porque ele teve uma péssima pré-temporada, mas os outros jogadores o escolherem para participar do Jogo.

Ultimamente ele está mostrando altas performances ofensivas. Depois de terminar em 6 de Julho uma sequencia de 20 jogos com pelo menos uma rebatida, no dia seguinte ele iniciou outra, que agora esta na marca de 9 partidas. Mesmo desacreditado quando o campeonato começou pela própria comissão técnica dos Brewers, Hart é uma peça visada por outros clubes e deve mudar de time até o final de Julho.

San Diego Padres e San Francisco Giants estão interessados nele, porém a oferta de Milwaukee, por enquanto, tem sido bastante alta, exigindo em troca raros talentos da base de ambas as equipes.


***

Decepções




Curiosidade: Ele é o penúltimo colocado na categoria OPS entre todos os rebatedores qualificados da Liga Americana: .590.

OPS é a estatística que concretiza a probabilidade de um jogador chegar às bases. Figgins, no ataque, tem como característica ser um rebatedor leadoff, justamente a posição ocupada por aquele que tem mais qualidade para conseguir uma rebatida, ir para às bases e ser impulsionado ao home plate pelos rebatedores que vem em seguida. Com os Angels ele executava esta função muito bem e os Mariners foram e contrataram o jogador para receber US$ 36 milhões por 4 temporadas. Sua produção está muito aquém do esperado, com 11 rebatidas extras (duplas ou triplas) em 334 aparições com o bastão.

Na defesa Figgins também vai mal. Como desculpa ele pode usar a mudança de posição, pois ele joga agora na 2B enquanto ele era 3B em Los Angeles. Mesmo assim não justifica o tamanho declínio nas atuações dele, em geral, comparando 2009 com 2010.

***



Curiosidade: Está a caminho de terminar 2010 com o pior ano da carreira, desde 2001, em HR´s (23*) e a terceira pior marca de RBI no mesmo período (83*) – *números projetados.

Nem contra os Pirates ele está conseguindo rebater. Na mais recente série, em Pittsburgh, Berkman passou dois jogos (na última sexta e sábado) em branco, não conseguindo rebater em cinco aparições com o bastão. Para poupá-lo, os Astros resolveram dar folga para ao 1B na partida de ontem.

Sua baixa produtividade é notória e em entrevista coletiva após um jogo no qual sofreu um strikeout que resultou no término da partida, Berkman usou o sarcasmo para responder porque jogou o bastão no chão com tanta força, num gesto claro de frustração: “Havia uma centopéia andando bem na minha frente e eu não queria que ela fosse morder os fãs ou fazer coisa pior; por isso eu tive que tomar uma atitude e acabar com ela.” disse Lance num típico episódio intitulado Rir Pra Não Chorar.

***



Curiosidade: Ele passou toda pré-temporada fortalecendo seu braço esquerdo (do arremesso). Porém ele foi ao departamento médico do clube 4 vezes neste ano por estresse no ombro – sua mais recente passagem pelo DM se iniciou ontem e durará 15 dias.

O exemplo usado para ilustrar o quanto este campeonato vem sendo péssimo para Kazmir sai do jogo contra o Oakland Athletics dia 10 de Julho, sua mais recente partida como titular. Em 5 entradas ele arremessou 103 vezes e permitiu 13 corridas enfrentando um ataque fraco. Nas suas últimas quatro partidas antes do Jogo das Estrelas, ele teve 0v -4d, permitindo 30 corridas em 19 entradas e 2/3.

A solução para o jogador com salário (2010) de US$ 8 milhões será buscar um substituto na base para a quinta posição na rotação de arremessadores e colocar Kazmir como reliever, até a comissão técnica perceber que ele tem condições de voltar a assumir a titularidade.



(GL)
Escrito por João da Paz


© 1 Ronald Martinez / Getty Images
© 2 Nick Laham / Getty Imges
© 3 Harry How / Getty Images
© 4 Elsa / Getty Images


Leia Mais: Destaques e Decepções - Ano II (Times)

Nenhum comentário:

Postar um comentário