Eu + Eu Mesmo


Ochocinco é várias coisas ao mesmo tempo, inclusive jogador da NFL – e dos bons. Foi duas vezes eleito para o melhor time da temporada (2005 e 2006) e participou em seis Pro Bowl (Jogo das Estrelas); especialistas dizem que as performances do jogador poderiam ser melhores se ao menos ele deixasse de lado suas autopromoções e coisas do tipo. Como a tendência é que isto não aconteça, pode se esperar mais entretenimento fora de campo; e quem sabe as boas atuações dentro das quatro linhas permaneçam as mesmas.

Dizer que Ochocinco é de personalidade única é desnecessário. Basta ler o seu sobrenome e fazer a óbvia pergunta: Porque Ochocinco? Em 2006 ele oficialmente deixou de ser Chad Johnson para ser chamado de Chad Ochocinco, fazendo referência (em espanhol) ao número da sua camisa: 85. Esta pode ser considerada uma ótima ação de marketing pessoal, algo que Chad faz muito bem.

Ele já admitiu que se sente solitário ás vezes e estas atitudes de chamar a atenção serve para se distrair. O grande aliado de pessoas com estas características chama-se internet e Ochocinco é um dos atletas profissionais que sabe usar melhor esta ferramenta fantástica que tem o potencial de aproximar cada vez mais os fãs dos astros esportivos.

O microblog Twitter é frequentemente usado, deixando os seus seguidores atualizado sobre tudo que acontece no mundo paralelo chamado “Ochocinco”. O legal de tudo isto é que ele convida pessoas que nunca viu na vida para ir à cinemas, shopping centers, restaurantes... Chad posta uma mensagem do tipo “As 50 primeiras pessoas que se encontrarem comigo em tal lugar vão jantar por minha conta”. Aí encontra seus admiradores, jantam e tiram fotos para postar no Twitpic (abaixo) mostrando que o evento de fato ocorreu – ele faz isto constantemente.


Na semana anterior ao jogo contra os Packers em Green Bay (temporada 2009-10), Chad comentou que, caso marcasse um touchdown, iria realizar o Lambeau Leap, famosa comemoração que jogadores dos Packers fazem quando jogam em casa, indo de encontro aos torcedores que estão próximos a endzone. A questão toda é que Chad iria encarar os fanáticos fãs dos Packers. A solução foi simples: pagou três ingressos para torcedores dos Bengals e, quando marcou o TD, foi correndo em direção deles, fazendo o tradicional salto e cumprindo a promessa.

As inusitadas comemorações de TD fazem parte do currículo de Chad. Algumas são engraçadas, outras nem tanto. Para Roger Goodell, comissário da NFL, todas são de gosto duvidoso e o comandante da liga multa constantemente Ochocinco por exceder nas suas celebrações. Ele já usou um sombrero; um casaco com os dizeres No Hall da Fama em 20??; usou o pilon (peça laranja que demarca as limitações da endzone) como taco de golfe... Se o torcedor acha engraçado, divertido e diferente, a NFL não pensa da mesma forma.

A postura da liga é até compreensiva, pois tenta evitar precedentes, impedindo que outros jogadores façam o mesmo (ou pior). Ochocinco sabe disso e já deixa reservado o dinheiro para quitar as possíveis multas que poderá a vir pagar em uma temporada, doando todo o valor que foi punido para instituições de caridade. A severidade da NFL contra Chad deve ser mantida, por mais que haja pessoas que achem um exagero. Um exemplo de que tudo pode se esperar aconteceu na temporada 2009-10.

Jogando contra o Baltimore Ravens (dia 08 de Novembro), Chad fez uma recepção para 15 jardas, entretanto os juízes da partida estavam vendo o replay do lance de vários ângulos para notar se um dos pés de Chad tocou a linha lateral (o que seria um passe incompleto). Enquanto os árbitros analisavam o vídeo, Chad se aproximou de um deles oferecendo uma nota de um dólar para lhe favorecer. Mesmo sendo em tom de brincadeira, tal atitude não se encaixa no alto padrão que a liga busca obter de todos que fazem parte dela.

Em outra ocasião, ninguém sabia o que aconteceria após ele marcar um touchdown contra o San Diego Charges (dia 20 de Dezembro). O jogo aconteceu na semana que seu melhor amigo no time, o wide recevier Chris Henry, morreu em um acidente de carro. Ochocinco, marcado por Antonio Cromartie (um dos melhores cornebacks da NFL, hoje no New York Jets), recebeu um passe de Carson Palmer, cruzou a endzone e parou... A mente criativa e extrovertida não iria ser exposta naquele instante. Num gesto puro, ele ajoelhou e olhou pro céu. Num gesto puro, ele homenageou seu companheiro que tinha ido, mas que estava presente. Depois do jogo, Chad disse: “Hoje eu joguei com um par extra de mãos, um par extra de pernas e um coração a mais.”


Esta comemoração de TD não lhe rendeu uma multa. Somente mais admiradores.

O que chama atenção é que a personalidade firme e ousada de Ochocinco nunca trouxe problemas fora de campo. As multas que recebe da NFL são por atitudes feitas nos jogos. O que ele faz longe dos capacetes e protetores é uma extensão do seu eu, o que não deixa de ser polêmico e engraçado.

Nesta off-season 2010 ele decidiu aparecer mais, parte da estratégia do seu marketing pessoal. Participou do Dancin With the Stars (Dança dos Famosos) e chegou até a semifinal, fazendo par com a dançarina Cheryl Burke, que já foi campeã duas vezes do programa. Desde o último domingo (dia 11) Chad está com seu próprio reality show no canal VH1, que consiste em uma competição na qual ele irá escolher uma mulher para ser sua namorada (entre 85 inscritas). Na estréia, 17 garotas foram selecionadas entre as 85. Assim que o The Ultimate Catch começou, com as 85 correndo no campo de football em sua direção, ele já criou uma polêmica ao dizer: “Nunca tinha visto tantas meninas correrem em campo desde a última vez que enfrentei o Pittsburgh Steelers.”

Este mais novo reality show, pra variar, é totalmente perdível. Porém, Ochocinco permanece na mídia, criando histórias e sendo manchete na imprensa esportiva ou do entretenimento. Com a compreensão plena dos três principais pontos do marketing pessoal – Visão, Missão e Valores –, ele expõe seu nome ciente das oportunidades e ameaças consequentes (Entendimento de Mercado), sabendo das suas forças e fraquezas (Entendimento das Próprias Características). Chad administra muito bem sua imagem.

No seu mais recente livro “Ocho Cinco”, ele comenta sobre uma provável situação que mostra o quanto ele é visionário “Não sei o que meu contrato diz sobre boxe. Mas eu não ligo, sabe por quê? Porque eu irei ganhar milhões em uma única luta. É sério. Posso arrecadar US$15, US$ 20 milhões facilmente num duelo contra o Floyd Mayweather, por exemplo.”

Não duvide, pois imagina se ele leva realmente a sério isto. O importante, porém, é esta percepção de super estrela que ele tem; o que de fato ele é.

Apesar de que Chad já mencionou que se a NFL entrar em greve ele vai jogar futebol profissional. Em muitas entrevistas ele deixa claro que seu esporte preferido é o soccer. Ochocinco é fã do Ronaldinho, Messi e já demonstrou sua habilidade com a bola no pé na temporada passada. Contra o New England Patriots, o WR converteu um ponto extra na vitória dos Bengals por 7 a 6. Evidente que chutar uma bola oval parada é diferente de controlar uma bola redonda, mas pense o que, por exemplo, aconteceria com a MLS (liga de futebol dos EUA) se Chad fosse para lá... – Bruno, goleiro do Palmeiras, gosta de football e teve um encontro com Ochocinco em 2009, entregando para ele uma camisa do alviverde paulistano.

O 85 dos Bengals tem um poder atrativo enorme e faz questão de desenvolvê-lo, chamando atenção do maior número de pessoas possíveis. Enquanto muitos acham que ele só visa seus interesses, Chad caminha firmemente buscando... seus interesses. Ora, não poderia ser diferente, pois ele está aproveitando ao máximo o que a vida lhe proporciona. Se a inveja e/ou rancor impedem de respeitá-lo, basta entrar na longa fila dos que odeiam “Oitocinco”.

Ele não se preocupa. Vai estar presente quando os treinamentos do Cincinnati começarem no próximo dia 28, em forma e pronto para mais uma temporada. Neste meio tempo ninguém vai assistir o The Ultimate Catch, mas o que importa? Ele está rodeado de 17 belas mulheres* com a “árdua” tarefa de escolher apenas uma.


Durma com um barulho desse!



(GL)
Escrito por João da Paz


© 1 VH1 Media
© 2 Arquivo Pessoal
© 3 Getty Images
*Fotos das participantes do The Ultimate Catch do canal VH1 – com a capa do livro “Ocho Cinco”, Como ele gosta de falar “o sorriso é para os que gostam de mim, os dedos vão para os que me odeiam.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário