Ginga Canadense


Existe uma palavra mais brasileira que ginga?

Está lá, no título do documentário que define a habilidade do brasileiro em jogar futebol (com Falcão e Robinho). Faz parte do cotidiano dos que precisam se desdobrar para sobreviver com um mísero salário. Ginga é um substantivo tão poderoso que até ele próprio... ginga; talvez daí tenha surgido o bom jeitinho brasileiro.

Embora seja algo tipicamente da terra brasilis, ginga ás vezes aparece nos gringos e o Canadá apresenta um cara que é a concretização do significado de gingar. Tudo bem que ele joga basquete, mas o futebol é sua principal paixão.

Steve Nash, armador do Phoenix Suns, não só gosta de futebol; faz parte da vida dele. Seu pai foi jogador profissional na Inglaterra e o lar que ele cresceu tinha como centro o esporte mais popular do mundo – por isso que o primeiro som emitido por Nash não foi mamãe e nem papai: foi um grito de gol.

Agora com mais idade, 36 anos, ele mantém vivo o amor pelo soccer e nos seus negócios extra quadra o futebol se envolve. Nash, junto com Jeff Marlett (ex-presidente do site Yahoo! e amigo pessoal) são um dos investidores da WPS, liga americana de futebol feminino. O armador também é sócio do Vancouver Whitecaps, time canadense que vai se juntar à MLS em 2011. A relação de Steve com o futebol é de gratidão, pois ele credita grande parte da sua habilidade com a bola nas mãos aos movimentos feitos com a bola no pé.

O basquete é jogado com os membros superiores, porém o posicionamento das pernas é fundamental para se ter um bom controle com a bola laranja, principalmente naquilo que Nash faz de melhor: correr com a bola e passá-la. Ele cita a importância do futebol sobre proporcionar uma melhor condição física, algo que o esporte fez com o tenista Roger Federer, que também tem como base de treinamento o futebol, dando à mega-estrela mais forças nas pernas – o que é igualmente fundamental no tênis.

Se Leandrinho,um dos seus melhores amigos em Phoneix, não lhe explicou ainda o que é ginga, basta dizer para Nash que é exatamente o que ele faz em quadra. Numa fração mínima de segundos, dentro de um curto espaço, o armador faz o que ninguém imagina. Do nada ele cria jogadas, passa por espaços desafiadores, tudo para deixar os companheiros de time livre para marcarem cestas. Ou seja: ele dribla.


Poderia se colocar nos dicionários americanos e ingleses uma ilustração de Steve Nash ao lado da palavra drible. O resultado da ginga + drible = improvisação. Toda esta mistura caracteriza Nash tanto dentro quanto fora de quadra. Não é por nada que um dos hobbies dele é cinema, mas não assistir filmes e sim fazê-los.

Este lazer de Steve mostra que o gênero que ele mais gosta é comédia. Vez ou outra ele posta no site YouTube sátiras feitas, algumas incluindo jogadores dos Suns. A grande maioria dos vídeos se torna viral, como aconteceu com a paródia do Avatar (Leandrinho no papel principal), com o vídeo auto-promocional para os fãs votarem nele no Jogo das Estrelas 2010...

O lazer acabou se tornando algo rentável. Nash passou a fazer comercias para dois de seus patrocinadores (Nike e Vitaminwater – bebida energética). Os vídeos mantêm o humor sagaz e inteligente, sempre com atuações simpáticas e hilárias de Steve. As promos tiveram um sucesso tão grande que agora ele pode ser chamado de armador/ator, porque irá fazer uma participação na comédia romântica Life as We Know It, estrelada pela Katherine Heigl (de Ligeiramente Grávidos e Verdade Nua e Crua) – o filme será gravado no meio do ano e lançado, nos EUA, em Dezembro de 2010.

Além do mais, Nash pode ser chamado de armador/diretor, porque esses comerciais estrelados por eles e os curtas são todos produzidos pelo jogador, que não só deram uma chance para improvisar em Hollywood, mas também para fazer parte de um especial importantíssimo organizado pela ESPN.

A rede esportiva americana completa 30 anos e para comemorar está produzindo 30 documentários sobre fatos que marcaram nesta última década. São famosos e premiados diretores convidados para filmarem os especiais (que já mostrou Allen Iverson, Reggie Miller, entre outros). Nash foi convocado (e aceitou) fazer um curta sobre a história de Terry Fox, um mártir do esporte do Canadá. Fox foi vítima de um câncer aos 21 anos de idade que lhe tirou uma perna. Com uma prótese, ele começou a correr por todo o país em busca de fundos para pesquisas. Foram 143 dias de corridas, até que o câncer atingiu a outra perna e o fez parar. Depois de centenas de quilômetros percorridos, morreu e se tornou um herói.

Próximo de encerrar a carreira na NBA, o duas vezes MVP (2005 e 2006) tem uma promissora carreira quando sair da associação. Será deixado de lado a bermuda larga e a regata grande, mas o estilo despojado permanecerá. Sem tatuagens, Nash possuiu um estilo único e comum ao mesmo tempo, um visual que o aproxima mais ainda dos fãs, porque a impressão que se tem é de que ele é mais um rapaz em meio à multidão, e não um astro com uma roupa espalhafatosa e metais no pescoço. O básico para Nash funciona bem, suficiente para conquistar o coração de uma paraguaia (Alejandra Amarilla) com quem está junto desde 2001, casado desde 2005 e com duas filhas gêmeas de 5 anos.


Por mais que seja usando farda de executivo e chapinha no cabelo, Steve Nash tem ginga. A mistura de gostos, pensamentos e atitudes formam uma personalidade sem igual. O momento é favorável para mostrar o poder da ginga, já que os Suns começam os playoffs 2010 atrás, após perder o primeiro jogo da série melhor de sete contra o Portland Trail Blazers.

Fomos apenas uma sombra de nós. Temos que melhorar bastante se quisermos avançar” disse ele após a partida deste domingo (18/04). Tradução: precisa de mais desenvoltura (e acertar um arremesso de três no fim do jogo também não seria má idéia).

Nada que uma genuína ginga canadense não resolva.



(GL)


© 1 por Vancouver View Magazine
© 2 Jeffrey Ufberg / WireImage

Um comentário:

everton disse...

Aaa..Eu sou Fã Do Nash ..Só torço pro Suns Devido a ele ..
O cara realmente é diferenciado...
Éh um brasileiro q nasceu no Canada ...Ou melhor na Africa do Sul néh ..kkkk

Postar um comentário