Especial Rappers e Jogadores da NBA - Vídeos

Agora é o momento de assistir atletas da associação atuando. Não em quadra, mas em vídeos musicais.

Prosseguindo com o especial Rappers e Jogadores da NBA, o Grandes Ligas traz aos leitores a segunda parte com vídeos onde personalidades do basquete americano mostram as caras interpretando papéis em clipes de rap/hip-hop.

É uma seleção de alguns filmes que merecem destaque. Confira abaixo os clipes e uma breve informação sobre cada um.



Nelly ft. Kelly Rowland – Dilemma [2002]
Álbum: Nellyville
Jogador: Larry Hughes. Na época da filmagem ele estava jogando no Washington Wizards. Hoje ele veste a camisa do Charlotte Bobcats e já passou pelo Philadelphia 76ers, Golden State Warriors, Cleveland Cavaliers, Chicago Bulls e New York Knicks.


O sucesso desta música foi estrondoso. Entre tantos feitos, um é fascinante: a 11ª mais bem sucedida música dos anos 00´s (entre 2000 e 2009) em eleição feita pela revista Billboard. Aqui no Brasil o som estourou nas rádios, baladas... Estar na trilha sonora da temporada número 10 da Malhação (2003) ajudou a aumentar a popularidade.

No clipe, Hughes faz o papel de namorado da Kelly – a nova vizinha do rapper Nelly. As filmagens foram feitas nos estúdios da Universal, mesmo set no qual são feitas as gravações externas do famoso seriado Desperate Housewives.

...


Jay-Z - D.O.A (Death of Auto-Tune) [2009]
Álbum: Blueprint 3
Jogador: LeBron James. Faz parte dos Cavaliers, time de Cleveland. É considerado um dos melhores jogadores da atualidade na NBA e rumores informam que ele poderá ir para o New Jersey Nets, time no qual Jay-Z é sócio.


Este som é mais um êxito do rapper nova-iorquino, lhe rendendo o segundo Grammy da carreira na categoria “Performance Solo em uma Música Rap” (ele tem oito Grammy´s no total).

Jay-Z e LeBron são amigos próximos e a relação entre eles cresce a cada dia. O rapper faz visitas ao jogador assistindo jogos do cara em Cleveland ou em outras cidades. LeBron vai nos shows do Jay-Z e inclusive já chegou a subir no palco inúmeras vezes; até cantando em algumas oportunidades.

A atuação de James é simples, um típico contra numa quadra de basquete de rua, que aparece na terceira parte do vídeo.

...


Master P ft. Fiend, Sikk, Mia X & Mystikal –Make ´Em Say Uhh! [1998]
Álbum: Ghetto D
Jogador: Shaquille O´Neal. Conquistou quatro títulos (2000, 2001 e 2002 com o Los Angeles Lakers; e 2006 com o Miami Heat) e foi o MVP das finais nas três conquistas com o time de LA. Começou a carreira no Orlando Magic, passou pelo Phoenix Suns e atualmente está no Cleveland Cavaliers.


Um ícone na cultura hip-hop, Master P marcou época com este hit. O basquete envolve todo o vídeo, sendo filmado numa quadra e com os figurantes e cantores usando regatas com o nome “No Limit”.

No Limit foi uma gravadora de sucesso nos anos 90 (fundada por Master P). O nome virou referência e as outras empreitadas do rapper, de agência esportiva até produtora de filmes, tinham a marca No Limit atrelada. Master P também se aventurou como ator, estrelando filmes famosos como 60 Segundos (com Nicolas Cage), A Face Oculta da Lei (com Kurt Russell) e Divisão de Homicídios (com Harrison Ford).

A escolha de O´Neal (então nos Lakers) foi bem pontual, porque o jogador é tão diversificado quanto o rapper. Apesar de se arriscar como ator, o papel de Shaq é simples no clipe: ser um elétrico espectador.

...

Xross – Y U Runnin [2009]
Álbum: Tell´em Tha Truth
Jogador: Troy Hudson. Atuou durante 10 anos na NBA e passou por 5 times: Utah Jazz, Los Angeles Clippers, Orlando Magic, Minnesota Timberwolves e Golden State Warriors.


Hudson faz uma participação do começo ao final deste clipe. O personagem dele passa por dificuldades em se apegar com DEUS e acaba fugindo da situação, até conseguir se entregar e deixar de resistir em vão.

O vídeo tem um roteiro de fácil leitura e materializa bem a letra da música do rapper Xross (pronuncia-se Cross), nome conhecido do movimento Holy Hip-Hop.

Troy, assim como outros jogadores da NBA, gravou um álbum Rap – chamado “Undrafted”. O projeto não deu muito certo e a aventura longe das quadras foi deixada de lado.

...


De La Soul – Stakes is High [1996]
Álbum: Stakes is High
Jogador: Jerry Stackhouse. Hoje ele está no Milwaukee Bucks, mas já jogou no Philadlephia 76ers, Detroit Pistons, Washington Wizards e Dallas Mavericks. O veterano de 14 temporadas participou de dois Jogos das Estrelas: 2000 e 2001.


Kelvin “Posdunos” Mercer foi o escalado para duelar com Stackhouse no vídeo. Usando uma camisa preta do Chicago Bulls (número 23 de Michael Jordan), Pos “consegue” driblar Jerry e crava uma enterrada.

Este vídeo do De La Soul é bastante admirado pelos apreciadores da cena underground. Tanto o clipe quanto o álbum não teve grande repercussão comercial, mas o público do hip-hop recebeu muito bem os trabalhos. Aliás, De La Soul é um dos grupos mais respeitados na música rap; iniciaram a carreira em 1989 e permanecem firmes na ativa.

...


Extras

Toni Braxton ft. Trey Songz – Yesterday [2009]
Álbum: Pulse
Jogadores: Shannon Brown e Ron Artest. Brown está atualmente no Los Angeles Lakers, mas passou pelo Cleveland Cavaliers, Chicago Bulls e Charlotte Bobcats. Fãs admiram suas enterradas e ele é considerado um dos jogadores de maior impulsão vertical da associalçao. / Artest também joga nos Lakers. Veterano, já atuou em 4 outros clubes: Chicago Bulls, Indiana Pacers, Sacramento Kings e Houston Rockets. É conhecido pelo feroz jogo defensivo.


Não é rap, mas tem atletas da NBA.

Este clipe é um remix da música Yesterday, single do sexto disco da cantora que será lançado oficialmente dia 4 de Maio. O roteiro do clipe é bem legal e conta a história do namorado (Brown) da Toni que se envolve com outra garota (a cantora Brooke Hogan). Para se vingar da traição e mostrar que prontamente superou o antigo caso, Toni se encontra com outro rapaz (Artest).

O vídeo é muito bem executado, também pudera, a direção ficou por conta de Billy Woodruf, mestre em produzir vídeos de R&B. A performance dos jogadores não é toda má, aliás, bom para eles, ou há algo melhor que contracenar com Braxton em cenas, digamos, tocantes?

...


Memphis Bleek ft. Jay-Z – Do My [2000]
Álbum: The Understanding
Jogadoras: Chamique Holdsclaw, Lisa Leslie e Teresa Weatherspoon.


Não têm atletas da NBA, mas tem as meninas da WNBA.

O rapper nova-iorquino Memphis Bleek faz uma homenagem as atletas neste vídeo do mega hit Do My. O sucesso da música pode ser medido pelo fato do nome dela ter se tornado gíria nas periferias dos EUA e o som virar um hino nas ruas - no início da década ´00.

Trazer as garotas da WNBA foi tão importante na época quanto agora, já que as imagens delas se perpetuaram junto com o vídeo. São poucos artistas que convidam jogadoras de basquete para fazer aparições em clipes (vale menção a Wale que no vídeo Pretty Girls mostra Renne Montgomery, armadora do Connecticut Sun) e o destaque dado a Holdsclaw (regata branca), Leslie (regata azul claro) e Teresa (regata azul escuro) merece todos os elogios - elas aparecem juntas em 0:22 segundos.

Outra esportista feminina aparece no vídeo: a fabulosa tenista Serena Williams.

Nenhum comentário:

Postar um comentário