Retrato de um Visionário

É raro ver Mark Cuban, dono do Dallas Mavericks, de terno e gravata. Uma camiseta básica com o logo dos Mavs, calça jeans e tênis é o conjunto que forma o uniforme diário dele. Diferente de outros executivos de clubes da NBA, Cuban gosta de sentar perto do seus jogadores, bem atrás do banco e esta aproximação física é um espelho do que é feito no dia-a-dia na administração da franquia. 4 de Janeiro de 2000 foi a data que Cuban adquiriu os Mavs por 285 milhões de dólares e as festividades do Jogo das Estrelas deste final de semana servirão também para comemorar os 10 anos desta união que mudou a história do basquete em Dallas.

Até atingir este status, ter o dinheiro e chegar na cidade, muita coisa aconteceu.

Cuban cresceu em Pittsburgh (estado da Pensilvânia, costa leste dos EUA). Foi lá que se iniciou as ações empreendedoras dum garoto que tinha só um objetivo em mente: fazer dinheiro e se divertir. Seus amigos e irmãos entravam na onda de Mark e o ajudavam a vender - porta em porta - de sacos de lixo a doces. Certa vez um dos principais jornais da cidade (Pittsburgh Post-Gazette) deixou de publicar jornais no domingo e Cuban teve uma idéia: foi até Cleveland e comprou vários exemplares dominicais do Plain-Dealer e os vendia em Pittsburgh.

Quando chegou na universidade (de Indiana), Cuban manteve sua vocação para os negócios e comprou o principal barzinho perto do campus, point número 1 dos estudantes. Assim que ele se formou, voltou para sua cidade e conseguiu um emprego no Mellon Bank; o mundo corporativo recebia o jovem negociante.

Mas esta não era a dele e depois de apenas um ano, não fazia mais parte da equipe do banco. Porém foi lá que ele conheceu computadores e toda a tecnologia que os envolve, situação chave que logo o ajudaria.

Para uma melhor localização, estamos no ano de 1982, período que ele largou o importante emprego para ir morar com seis amigos em Dallas. Foi uma baita aventura para Cuban e seus colegas, dividindo um apartamento com três dormitórios... Por ficar acordado até tarde, Mark dormia no chão. Isto não acontecia porque ele era baladeiro ou coisa parecida; estava conhecendo melhor o que era um computador e suas funções.

Para se sustentar, arranjou uma vaga numa loja que vendia PC´s. Apesar de não ser sua especialidade, Cuban se saia bem nas vendas, sendo um dos melhores da equipe. Por ser carismático e conversador, conseguiu fazer um bom lobby, o movimento certo para sua próxima cartada. Depois de desistir da loja, entrou em contato com um dos seus principais clientes e lhe apresentou uma idéia inovadora e barata. Com US$ 16 mil dólares eles abriram (em 1983) uma consultoria em informática, chamada Micro Solutions. Foi um estrondoso sucesso. Em 1990 Cuban e seu sócio venderam a empresa por 6 milhões de dólares. Cuban tinha 31 anos e já era milionário.

Foram sete anos de trabalhos ininterruptos, sem uma folga sequer, muito menos férias. Após pegar sua parcela da transação, Cuban decidiu descansar por um tempo, viajando pelo mundo durante um ano. As indas e vindas por aí lhe rendeu mais experiência e conhecimento, renovando suas energias para o próximo empreendimento.

Depois de um hiato de cinco anos, a “lâmpada acima da sua cabeça acendeu" quando um dos seus companheiros de universidade deu uma idéia de transmitir jogos de Indiana através da internet. Com um pequeno microfone e um rádio gravador, surgia a AudioNet. Cuban foi bem claro ao dirigir as palavras aos seus primeiros funcionários da nova firma (foto abaixo): “Vamos nos dedicar e fazer com carinho o nosso trabalho e daqui a cinco anos teremos dois resultados: ou seremos milionários ou bons amigos.”. A empresa crescia e passou a contratar mais gente e mudou de nome: passou a se chamar Broadcast.com.


A posição do site era muito boa, mas faltava mais investidores para expandir o negócio. Cuban e seu sócio/amigo, Todd Wagner, foram para as mais importantes cidades do mundo, mas não acharam ninguém para jogar dinheiro na marca. Eles então tiveram a ousadia de entrar no mercado de ações da cidade de New York, colocando o domínio na competitiva Nasdaq, exclusiva para empresas tecnológicas. Antes de ingressar na bolsa, uma empresa avaliou o preço de cada ação da Broadcast.com, chegando ao valor de US$ 18, o que não era nada mal. Porém, quando o primeiro pregão com o domínio disponível terminou, as ações subiram absurdos, chegando à US$ 68.75, uma valorização recorde em toda história da Nasdaq.

Em 1999 a Yahoo! comprou a Broadcast.com por 5.7 bilhões de dólares. Trinta dos seus primeiros funcionários se tornaram milionários (e também bons amigos).

O amor pelo basquete – que teve inicio em Indiana com os times espetaculares de Bob Knight – se mantinha vivo em Dallas e Cuban era um dos poucos que possuíam ingressos de todos os jogos da (então) infame franquia. Do nada veio a idéia: porque não juntar o útil ao agradável e comprar o clube? Para ele e a população de Dallas se divertirem, em 2000 isto aconteceu.

O patrimônio que Cuban possui (US$ 2.3 bi segundo a Forbes, e número 296 entre os bilionários do mundo) não tem nada a ver com os Mavs, que só foram lucrativos em uma das nove temporadas com Mark no comando. Não porque ele não conseguiu (consegue) fazer a franquia dar dinheiro, a questão é que este não é o seu objetivo. Exemplo: no primeiro ano dele como dono, foi gasto mais com infra-estrutura nas acomodações do ginásio-e-clube do que com a folha salarial do elenco – ele tem uma produtora de filmes (2929) e um canal de televisão (HDNet) que faz transmissões em alta definição, daí vem sua fortuna.

Hoje o Dallas Mavericks pertence a elite da NBA (leia “S de Satisfatório”) e foi um time competitivo nesta última década. Um fato importante é que a franquia deixou de ser desprezada na cidade para competir em popularidade com os Cowboys (time da NFL). São mais de 330 jogos com todos os ingressos vendidos e os Mavs agora é considerado uma da franquias mais populares da associação.

Cuban faz questão de cobrir os rombos que o clube por ventura venha a fazer nas finanças. Em grande parte isto acontece por uma causa nobre. Ele pega 10 jogos por temporada e coloca 1500 ingressos a US$ 2, além de vender ingressos no dia do jogo de 5 a 30 dólares. Entre lucrar com as entradas e tornar o time mais popular, ele prefere a segunda opção.

Esta abordagem vai ser realizada neste próximo final de semana. Os eventos do Jogo das Estrelas serão acessíveis e o povo irá participar de ações feitas pela NBA e os Mavs em toda a cidade. Vai ser uma grande festa e claro que Cuban estará presente, vestindo uma camisa com o logo dos Mavs, calça jeans e tênis.


(GL)



© 1 Tony Gutierrez / AP
© 2 Getty Images

2 comentários:

Fábio Torres disse...

Texto incrível. Como torcedor do Mavericks e admirador incondicional de Cuban, gostei muito de conhecer a biografia dele. Aliás, o blog todo está de parabéns, textos interessantíssimos.

Harley disse...

Nota 10 para o texto.

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