Transferência de Responsabilidade


Dan Gilbert e Danny Ferry, respectivamente dono e diretor de basquete do Cleveland Cavaliers, estão fazendo de tudo para entregar à Mike Brown (treinador) o melhor elenco possível para que a franquia conquiste o título da NBA. A contratação de Antawn Jamison (foto acima) é a mais recente aposta e a equipe está reforçada com bons jogadores em todas as posições, sejam reservas ou titulares.

A diretoria dos Cavs sempre foi questionada sobre quem seriam os coadjuvantes que auxiliariam o LeBron James no caminho das finais. Ao longo dos últimos anos, Ferry tem feito boas transações, trazendo Shaquille O´Neal e Mo Williams, perdendo apenas nomes como Damon Jones, Sasha Pavlovic e Ben Wallace. Especificamente com Jamison, que estava no Washington Wizards, a situação foi similar.

O time tava à procura de um veterano ala-pivô, de forte presença no garrafão e bom arremesso. A primeira opção era Amar´e Stoudemire do Phoenix Suns que em tese seria uma boa contratação. Duas coisas penderam para a não concretização deste negócio: a lembrança da baixa produtividade de Amar´e junto com O´Neal quando eles estavam em Phoenix e a necessidade dos Cavs em ceder J.J. Hickson para completar a troca. Assim sendo, Cleveland partiu para o plano B.

Porém a meta ainda era um ala-pivô que pudesse trazer um jogo de alto nível e impedir as marcações duplas em O´Neal e LeBron, jogando entre as duas estrelas. Jamison é uma boa peça neste sentido, pois tem um bom arremesso de média distância e ainda pode pegar 10 rebotes por jogo. Sem ceder muito para os Wizards – Zydrunas Ilgauskas e uma escolha de primeira rodada do draft de 2010 –, os Cavs trouxeram Jamison e a diretoria dispôs para sua comissão técnica um elenco com toda a capacidade de ganhar o troféu Larry O´Brien.

Agora é com Mike Brown (foto abaixo), atual vencedor do prêmio de melhor treinador da associação.


Uma das primeiras missões dele é definir o papel de Jamison em sua equipe. O jogador formado em North Carolina – e um dos poucos com seu número aposentado (em 1998) pelos Tar Heels –, deve começar na reserva até pegar um bom entrosamento com o restante dos atletas. Nos dois primeiros jogos depois da troca, foram duas derrotas (contra o Charlotte Bobcats e Orlando Magic) e Jamison foi bem só contra os atuais campeões da Conferência Leste, marcando 19 pontos e pegando 8 rebotes. O chefe do time comentou, depois do jogo contra o Magic, sobre a atual situação do recém contratado.

Acredito que Antawn irá nos ajudar bastante, temos apenas que passar por este período de transição, procurando entender alguns dos seus movimentos e nos entrosando mais” disse LeBron James.

Vale ressaltar que Jamison já recebeu o prêmio de melhor reserva (temporada 2003-04) com o Dallas Mavericks. Aliás, esta foi a única vez que ele foi jogar os playoffs em seus 11 anos de NBA. Esta falta de experiência em pós-temporada é usada pelos críticos como o lado negativo da troca por Ilgauskas, assim como sua baixa produtividade na defesa. Aí é outra missão para Brown, reconhecido na associação pela sua filosofia defensiva; Cleveland é a terceira melhor defesa deste campeonato.

Um dos fatores que levaram os Cavs à derrota nas finas da Conferência Leste do ano passado foi não ter um jogador ágil para duelar com Rashard Lewis do Magic. No confronto de ontem, Jamison foi bem contra o ala (foto abaixo), mas os Cavs perderam em Orlando. Imaginando que ambas as equipes possam se encontrar novamente nos playoffs será interessante ver os contornos desta partida.


Fazendo uma projeção mais além – uma possível final da NBA contra os Los Angeles Lakers –, os Cavs podem levar certa desvantagem. As duas equipes se enfrentaram duas vezes nesta temporada e Cleveland venceu os dois jogos. O que confundiu bastante Andrew Bynum e Pau Gasol (pivôs dos Lakers) foi que Brown colocou O´Neal e Ilgauskas juntos em quadra, formação mais física que favoreceu positivamente Cleveland. Sem o lituano e com Jamison disponível, este será mais um desafio de Brown: moldar bem o time contra as principais forças da NBA.

O futuro de Brown depende desta temporada: se ganhar o campeonato, LeBron não sairá via agente-livre; caso contrário o melhor jogador da NBA deve deixar Cleveland e ir atrás de um time mais competitivo.

Por enquanto, dois jogos não são suficientes para se tirar conclusões definitivas sobre a real evolução dos Cavs com Jamison no elenco. O que Mike precisa fazer é formar um time competitivo com os ótimos atletas que a diretoria lhe entregou. Se o título não vier, qualquer outro feito será considerado um fracasso.



(GL)



© 1 Kent Smith / Getty images
© 2 Fernando Medina / Getty images

Nenhum comentário:

Postar um comentário