0 - 0 - 0


Esta foi a quantidade de pontos, assistências e rebotes que Jonathan Bender, ala do New York Knicks, conseguiu no jogo de ontem contra o Boston Celtics. Ele nem entrou em quadra por decisão do treinador Mike D´Antoni, que procura poupar o máximo um jogador que chegou à NBA como um grande talento e hoje está feliz por ter ganhado uma segunda oportunidade após sofrer anos com seus problemáticos joelhos sem cartilagem.

O responsável por trazer Bender de volta à NBA chama-se Donnie Walsh, diretor de basquete (GM) da franquia. Ele estava na direção do Indiana Pacers em 1999 quando o clube fez uma troca por Bender (5ª escolha) na noite do draft daquele ano com o Toronto Raptors. Walsh admirava o talentoso atleta que vinha direto do High School (ensino médio), mas já mostrava uma habilidade ímpar. No famoso jogo das estrelas do HS – McDonald´s All American –, que ele jogou em ´99, foi o cestinha da partida com 31 pontos, maior marca até hoje; o segundo colocado é Michael Jordan, com 30 pontos em 1981.

Bender teve dificuldades no profissional, apesar de fazer a melhor estréia de um garoto vindo do HS (10 pontos em 13 minutos contra o Cleveland Cavaliers – 10/12/1999). Ele era um adolescente num jogo de homens e só depois de quatro temporadas seria possível ver o quanto ele poderia render para os Pacers. A temporada 2001-02, sua terceira, foi a que ele teve melhor produtividade até então, jogando 21 minutos por media e sendo titular em 17 das 78 partidas que jogou. O provável crescimento e desenvolvimento de suas habilidades interessaram mais ainda Walsh, que ofereceu um contrato de 4 anos no valor de 28 milhões de dólares para o garoto.

Contudo o crescimento e desenvolvimento do seu corpo iriam surpreender negativamente os Pacers.


Na temporada seguinte, sua participação diminuiu porque os problemas nos joelhos começaram a aparecer, resultado do veloz crescimento das pernas em um curto espaço de tempo. Bender não chegou fisicamente pronto na associação e a estrutura do seu corpo não acompanhou o trabalho feito para aguentar os trancos diários na NBA. Ele passou quatro temporadas lidando com este problema, até se despedir do basquete em 2006.

Especificamente, de forma bastante simples, sua lesão é causada pela quantidade zero de cartilagem nos joelhos, o que os médicos americanos chamam de doença “osso com osso” (artrose), por que é isto que acontece.

Foram inúmeras cirurgias, porém o processo de recuperação é longo e demorado; isto quando se tem alguma esperança de sucesso. Por mais eficiente que sejam as operações médicas, os joelhos nunca mais serão os mesmos, principalmente para um esportista. Sabendo disto, Bender resolveu seguir em frente com seus projetos pessoais.

Ele tem uma mente empreendedora e executa os mais loucos projetos e idéias. Contudo, o seu trabalho mais eficiente é sério e inspirador. A Jonathan Bender Foudation, organização sem fins lucrativos criada em New Orleans, visa ajudar crianças carentes e reconstruir a cidade do devastador furacão Katrina. Uma escola foi adotada por ele, ajudando a por de pé a biblioteca destruída pela fúria dos ventos – ampliando-a e colocando mais livros disponíveis – e novos computadores foram instalados para os alunos. Bender também pegou 36 famílias de baixa renda, que tiveram suas casas destroçadas pelo Katrina, e as colocou em apartamentos confortáveis e de boa qualidade.

Nestas idas e vindas, Bender não esqueceu Indiana e ia para lá frequentemente arrecadar dinheiro para sua fundação. Ao encontrar seus antigos companheiros, ele dizia que estava bem e continuava treinando para não perder a forma. Estas e outras conversas chegavam aos ouvidos de Walsh, mas nada passava disto.

Já com os Knicks, Walsh esteve presente no ano passado em um torneio de basquete no estado da Califórnia. Lá também estava o empresário de Bender, que comunicou ao dirigente que seu atleta estava pensando seriamente em voltar a jogar. Walsh pediu que Bender ligasse para ele quando estivesse pronto. Numa conversa posterior, Bender afirmou que voltaria, mas só com 120% em forma. Walsh disse que quando ele chegasse a este ponto, poderia entrar em contato.


No dia 13 de Dezembro de 2009, Bender assinou com o NY Knicks.

Isto só aconteceu porque Walsh assumiu a responsabilidade. Quando estava em Indiana, ele afirmava constantemente que Bender era um dos melhores talentos que a franquia já teve. Porém ele não passou a etapa da “promessa” e provavelmente não passará. Os problemas nos joelhos diminuíram, mas ainda existem. A orientação é que ele descanse quando qualquer mínima dor surgir e que prontamente informe o departamento médico.

Em 21 jogos em NY, Bender tem uma média de pontos por jogo de 4.8. Ele teve algumas boas atuações nesta nova fase, anotando 11 pontos em 15 minutos contra Charlotte, 16 pontos em 30 minutos contra o Oklahoma City, 14 pontos em 12 minutos contra Minnesota... Mesmo tendo um estilo de jogo que se adapta a filosofia de D´Antoni, Bender não deverá ter muita participação nas partidas daqui pra frente e deve ser usado mais como um elemento surpresa.

O importante de tudo é que Walsh deu uma nova chance e Bender aceitou, não fugindo do novo e perigoso desafio que enfrentaria. O risco de agravar os já desgastados joelhos aumenta com o esforço, mas ele já provou estar disposto a se entregar e dar o seu melhor nos poucos minutos que estiver em quadra.

Esta promessa ele está cumprindo.



(GL)


© 1 MSG Photos
© 2 JBF Gallery

Nenhum comentário:

Postar um comentário