Bud Selig e o Calendário da MLB


A meteorologia afeta mais uma vez o beisebol e a decisão tomada pelo comissário da liga, Bud Selig (foto acima), em começar a temporada 2011 cedo visa não realizar a World Series em dias gelados de Outono (no hemisfério norte), algo que incomoda sensivelmente os atletas. Na quarta-feira da semana passada, Selig informou que o campeonato do ano que vem começará três dias antes do normal, trazendo a grande decisão para o final de Outubro ao invés do começo de Novembro.

Em 2009, o jogo 6 da World Series foi no dia 6/11, mesma data que acontecerá o jogo 7 da final deste ano. A previsão é que para 2011 o último jogo da WS seja dia 27 de Outubro. Talvez não seja uma enorme mudança, mas já é alguma coisa. Esta alteração depende da aprovação das franquias e do sindicato dos atletas. O diretor executivo do sindicato, Michael Wiener, acredita que começar a temporada mais cedo será melhor “Com o início [do campeonato] programado para ser no meio da semana irá permitir uma melhor programação nos playoffs, diferente do que aconteceria se o primeiro jogo fosse domingo à noite. Achamos que este é um passo na direção certa.”

Selig propôs que em 2011 a MLB dê a largada dia 1º de Abril (sexta-feira), deixando a possibilidade de a abertura ser até antes, com um jogo feito em Taiwan – provavelmente entre San Francisco Giants e Arizona Diamondbacks. Esta simples mudança possibilitará que as datas das partidas da pós-temporada sofram ajustes e que ela não se prolongue tanto. O objetivo é evitar o que aconteceu em 2009, principalmente com o Los Angeles Angels.

Após jogar 162 partidas em 183 dias na temporada regular, nove jogos a cada 10 dias (média das equipes), os Angels precisaram de 22 dias para jogar nove jogos, o que causou a ira de Mike Scioscia (foto abaixo), treinador da equipe, reclamando dos excessivos e desnecessários dias de descanso no momento mais crítico e importante do campeonato. Ele ressaltou esta contradição existente entre as folgas no calendário da temporada regular em comparação com os playoffs. Por esta razão que a proposta de consertar este equívoco é vista com otimismo para um aprimoramento da programação dos playoffs.


Porém não espere mudanças drásticas na temporada regular.

Mesmo aqueles que acompanham a MLB por um bom tempo argumentam sobre o porquê de 162 jogos para definir oito times classificados para os playoffs (quatro de cada liga). Esta alta quantidade de partidas somadas com poucas vagas disponíveis para a pós-temporada, elimina prematuramente vários times da disputa. Dentro de uma visão realista, faltando dois meses para o término do campeonato 2010, seis times de cada Liga (Americana e Nacional) estão brigando por quatro vagas respectivamente. Apesar de trazer desinteresse para o fã do esporte em geral, franquias e sindicato não planejam mudar a tradicional estrutura do calendário atual da MLB, pois se assim eles estão tendo prejuízo, pensam que com uma mudança seria pior.

Este formato de 162 jogos vem desde a década de 60 do século passado. A Liga Americana foi a primeira a adotar em 1961 e a Liga Nacional aderiu a ideia em 1962 – antes o campeonato tinha 154 jogos, padrão que se iniciou em 1920. Todos estes jogos eram feitos somente dentro da Liga, já que duelos entre as ligas surgiram em 1997 sem alteração no número total de partidas, mas com um ajuste na tabela de cada time específico. Apesar dos puristas tradicionalistas do beisebol não gostarem, esta inovadora iniciativa criou rivalidades locais dentro de campo, como por exemplo, jogos entre os dois times de Chicago, entre os dois times de New York, entre os dois times de Los Angeles... As mentes mais retrógadas entendem que estes encontros entre as ligas não fazem grande diferença na classificação, pois não há confronto direto, o alicerce maior da tabela da MLB.

O ponto central da alta quantidade de jogos na mesma divisão é permitir que um time muito atrás na classificação possa chegar ao topo, porque irá atuar mais vezes contra os adversários diretos pelo título da Divisão, que garante uma vaga nos playoffs. Veja o exemplo do Detroit Tigers – Divisão Central da Liga Americana.

Os Tigers estão em terceiro lugar na divisão; 6 jogos e ½ atrás do segundo colocado (Minnesota Twins) e 7 jogos atrás do líder (Chicago White Sox). Das 58 partidas restantes, 20 serão contra a dupla que está acima – 14 contra os White Sox e 6 contra os Twins. Uma série de quatro partidas contra os White Sox, em Detroit, se inicia amanhã e caso os Tigers vençam as quatro, a diferença diminui para 3 jogos em relação ao Chicago, assim entrando diretamente na briga.

Por isso, é improvável ver uma redução de jogos na temporada regular. O que se pode fazer para reduzir a duração do campeonato com a mesma quantidade de partidas é a MLB voltar a promover mais rodadas duplas. Este evento, que consiste dois times jogarem duas vezes no mesmo dia, diminuiu consideravelmente nos últimos 30 anos. Os clubes passaram a realizar poucas rodadas duplas porque nestes jogos os torcedores pagavam apenas um ingresso para assistir as duas partidas. As franquias resolveram realizar estes jogos especiais em menor quantidade e quando fazem deixam um intervalo maior entre um jogo e outro, não permitindo mais que o torcedor fique no estádio com apenas um ingresso. Se as ligas retomarem esse conceito, a temporada será encurtada trazendo um ótimo benefício aos clubes que estarão na World Series, não tendo que se preocupar em levar tocas, blusas e casacos de frio ao estádio.


A mudança de calendário surgiu num comitê criado por Bud Selig, formado por 14 membros, que tem como objetivo aprimorar a MLB e torná-la mais atraente ao público em geral. O detalhe é que entre os diretores, treinadores e donos que participam do “clubinho”, não tem um com menos que 50 anos. Falta uma mente moderna, mais aberta a coisas novas para melhorar o produto beisebol apresentadas pela MLB. Tudo é válido para que a liga consiga prender a atenção dos fãs, que agora vai largar o esporte para se concentrar na NFL. Neste final de semana começou os treinamentos dos clubes de futebol americano e a exposição na mídia será voltada à NFL, mesmo a temporada começando somente em Setembro. A MLB volta às manchetes em Outubro com os playoffs, entretanto a concorrência será acirrada com os papos acerca da mega temporada da NBA que começa no dia 26/10.

A meta de Selig e do seu comitê é acabar a World Series antes do basquete começar e fazer vários times competir por vagas nos playoffs nas últimas rodadas. Ao menos a primeira tarefa já está encaminhada.



(GL)
Escrito por João da Paz


© 1 Caleb Jones / AP
© 2 Jeff Gross / Getty Images
© 3 Elise Amendola / AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário