Bud Selig e o Realinhamento Divisonal da MLB


O Comitê formado por 14 membros* influentes no mundo do beisebol criado por Selig, comissário da MLB, está olhando para as franquias distribuídas como está no mapa dos EUA mostrado acima, sem separação por divisão. Fazem isto porque tem uma ideia em mente: mudar a atual formatação das divisões para melhorar o nível de competitividade da liga.

O ponto de partida é remodelar as divisões levando em consideração a folha salarial do clube e se o elenco está num processo de reformulação ou disputará vagas nos playoffs. Esta é uma proposta que está sendo estudada com afinco pelo Comitê, com possibilidades de entrar em vigor em 2011. O objetivo principal é não deixar três times fortes numa só divisão e balancear o talento em cada uma delas, assim igualando o nível de dificuldade do calendário das equipes.

O exemplo usado é o da Divisão Leste da Liga Americana. Hoje o Boston Red Sox estaria fora dos playoffs em terceiro lugar na divisão com 7 jogos atrás do primeiro colocado New York Yankees. Caso o time estivesse na Divisão Central da LA, era o segundo lugar e apenas ½ jogo atrás do primeiro colocado. Haveria em tão uma troca de times entre estas duas divisões, com os Red Sox (ou o Tampa Bay Rays) envolvidos nesta mudança – Bud Selig está tão comprometido nesta nova estruturação, que até uma das maiores rivalidades da liga pode ser afetada, tirando Boston da mesma divisão de NY.

O próximo passo seria ajustar as divisões conforme o desempenho do time em campo e o investimento feito para o próximo campeonato, uma avaliação feita anualmente que mudaria a composição das divisões a cada temporada: por isto que este método ganhou o nome de “Realinhamento Flutuante”. Há alguns critérios a serem obedecidos e dois deles são importantes: um time não pode jogar numa divisão que esteja a dois fusos horários da sua sede (os EUA tem quatro zonas de fuso) e um time não pode mudar de Liga, porém com uma única exceção.

Na primeira temporada do novo alinhamento, haverá uma igualdade de clubes nas Ligas – a Liga Americana tem 14 times e a Liga Nacional tem 16. Uma equipe da Divisão Central da LN, com 6 clubes, perderia uma equipe para a Divisão Oeste da LA, que tem 4 clubes; quem deve fazer esta transição é o Houston Astros. Desta forma todas as seis divisões teriam 5 clubes, todos os times teriam jogos iguais dentro da sua respectiva divisão e os números de partidas entre as ligas aumentaria, corrigindo um erro que ocorre a cada ano justamente em confrontos envolvendo as divisões citadas.


Exemplo: o Texas Rangers entrou na série dos jogos entre as ligas, que se iniciou no dia 11 de Junho, 2 jogos a frente do Oakland Athletics. Contando uma série isolada ocorrida no mês de Maio, os Rangers conseguiram 14v e 4d contra a LN, jogando com os últimos colocados da Divisão Central (Milwaukee, Houston, Chicago e Pittsburgh) e com o Florida. Já o Oakland teve 8v e 10d contra a LN, porém enfrentou adversários mais difíceis: San Francisco (duas séries) e os líderes da Divisão Central (Saint Louis e Cincinnati). No término dos jogos entre as ligas, dia 27 de Junho, os Rangers estavam 10 jogos na frente dos Athletics, claramente favorecidos pela tabela. Ressaltando que no confronto direto Texas versus Oakland, foram 12 jogos, até 09/08, e cada time venceu 6 partidas.

O realinhamento mudaria os jogos entre as ligas, não diminuído os confrontos diretos dentro da mesma divisão e afetando as partidas dentro da respectiva Liga. Mesmo esta última ação tendo potencial de prejudicar um pouco a disputa pela repescagem, Bud Selig permanecerá firme com a idéia de não alterar os confrontos divisionais e aumentar o encontro entre as ligas.

Quando houve o vazamento desta história via imprensa, logo surgiram as mais loucas propostas para alternativas de realinhamento. Uma mudança radical juntando as duas Ligas e criando novas divisões... Acabar com as divisões e fazer de cada Liga um grupo único de 16 clubes com os quatro primeiros colocados se classificando para os playoffs... Expandir a MLB para 32 clubes e criar oito divisões, com o campeão de cada liga se classificando para os playoffs... Por mais que uma mudança esteja próxima e vai modificar bastante a configuração atual da MLB, não será nada de mirabolante que acontecerá.

Houve quem propusesse um calendário diferenciado de acordo com o desempenho das equipes ao término de um campeonato, com times fracos jogando mais vezes contra times fracos e times fortes jogando mais vezes contra times fortes, modelo similar ao que acontece na NFL. Esta idéia, porém, foi prontamente descartada por Selig.

É claro que não serão todos os problemas de paridade da MLB resolvidos por um novo realinhamento das divisões. Se os Royals, Pirates, Orioles, Nationals e Indians não se reestruturarem internamente, calendário nenhum irá aumentar a probabilidade destes clubes alcançarem a pós-temporada. Entretanto é admirável a pró-atividade da MLB em fazer algo para melhorar seu produto em campo mesmo com clubes que hoje não estão bem, mas que na última década participaram da World Series (Astros em 2005, Marlins em 2003 e Diamondbacks em 2001).

Ao fundar o Comitê, Bud Selig disse que nenhuma questão envolvendo o beisebol seria desconsiderada. Qualquer nova ideia seria estudada para ver qual a real chance de implementá-la. Alguém colocou na mesa o projeto de realinhamento divisional, o grupo gostou e agora estão avaliando a melhor maneira de por em prática num futuro bem próximo.



(GL)
Escrito por João da Paz


*Eis os 14 membros do Comitê: Tony La Russa (treinador dos Cardinals); Joe Torre (treinador dos Dodgers); Jim Leyland (treinador dos Tigers); Mike Scioscia (treinador dos Angels); John Schuerholz (ex-diretor dos Braves); Terry Ryan (ex-diretor dos Twins); Mark Shapiro (diretor dos Indians); Andy MacPhail (diretor dos Orioles); Chuck Armstrong (presidente dos Mariners); Paul Beeston (dono dos Blue Jays); Bill DeWitt Jr. (dono dos Cardinals); Dave Montgomery (presidente/sócio dos Phillies); Frank Robinson (lendário ex-jogador) e Geroge Witt (ex-jogador)


© 1 Tony Gutierrez / AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário