Eles Também Contracenam

O velho ditado diz que atletas, na verdade, querem ser artistas e que artistas querem ser jogadores. E quantas pessoas fizeram esta transição!

Na imensa variedade de filmes sobre os esportes americanos, vemos que muitos atores se dão bem quando encarnam uma personagem que possui habilidades atléticas. E quando acontece o contrário e jogadores fazem as vias de atores? Bem, talvez o resultado não seja tão satisfatório.

O heroísmo de Shaquille O´Neal em Kazaam e Steel não foi lá grande sucesso – quer dizer, o pivô/rapper recebeu uma indicação ao prêmio Razzie por Steel, na categoria Pior Ator. Outro astro da NBA arriscou uma aparição na grande tela e Space Jam agradou ao público em geral sendo um sucesso de bilheteria. Todo mundo queria ver Michael Jordan junto com Pernalonga, Frajola, Patolino, Lola...

Outro (mais um!) grande astro da NBA vai apostar suas fichas no cinema. Em férias, LeBron James irá gravar neste meio de ano o filme Fantasy Basketball Camp onde ele é o protagonista. Será um filme sobre basquete que tem um verdadeiro jogador de basquete como ator principal e que faz um papel de jogador de basquete.

Claro que não são só os caras da NBA que estão por aí fazendo filmes e tudo mais. Jogadores das outras ligas têm sua parcela nos cinemas e na TV também. Por isso, para encerrar os Especiais de Agosto, veremos alguns bons destaques, nomes da MLB, NFL e NBA que já se apresentaram frente às câmeras.


***

No Esporte: Tem dois títulos da World Series: um pelo Saint Louis Cardinals (1982) e outro pelo New York Mets (1986). Foi 5 vezes para o Jogo das Estrelas e MVP da Liga Nacional em 1979 com os Cardinals. Encerrou a carreira com o Cleveland Indians em 1990.

Na TV: Teve uma memorável participação em Seinfeld no episódio “The Boyfriend [1992]” Apareceu também no último episódio da série.

Deve ser difícil fazer um papel de si mesmo, mas Hernandez se deu bem na sua atuação no episódio especial (duas partes) da terceira temporada. Seinfeld encontra o jogador num vestiário e recebe um elogio de Hernandez pelo trabalho como comediante. Os dois passam a se conhecer, mas Seinfeld se enrola no cuidado da amizade e age como se Hernandez fosse seu namorado.

Jerry Seinfeld, tanto no seriado como na vida real, é fã dos Mets. Nesta temporada ele se reencontrou com Keith na transmissão do jogo dos Mets contra o Detroit Tigers (dia 23 de Junho). Hernandez, que é comentarista da equipe nova-iorquina pela TV SNY, relembrou do episódio e outras coisas durante quatro entradas que Seinfeld participou – ele tem uma cadeira de luxo reservada com seu nome no Citi Field.


***

No Esporte: Atualmente defende o Boston Celtics e foi campeão em 2008. Já passou pelo Milwaukee Bucks e Seattle SuperSonics. Participou de 9 Jogos das Estrelas.

No Cinema: Fez uma ponta em Jogo Perigoso [2001]. Mas seu principal destaque foi em Jogada Decisiva [1998], contracenando junto com Denzel Washington.

Você já pode ter assistido a este filme em uma das sessões de cinema do canal SBT. Jogada Decisiva mostra Jesus Shuttlesworth [Allen], um habilidoso jogador de basquete universitário, numa relação conturbada com seu pai Jake [Denzel].

O filme tem um bom desenrolar e a história flui num tom satisfatório – a direção fica por conta de Spike Lee. É possível notar que Allen contracena bem em situações nas quais não está com a bola em mãos e que Denzel mostra habilidades em quadra numa cena quando disputa um duelo contra o jogador da NBA; Denzel jogou basquete na Universidade Fordham e foi treinado por PJ Carlesimo, hoje assistente técnico do Toronto Raptors.




***

No Esporte: Jogou pelo New York Giants em todos seus 17 anos na NFL. Foi o melhor defensor em 2001, campeão do Super Bowl em 2007 e esteve em 7 Pro Bowls.

Na TV: Era um dos atores principais da série Brothers [2009] do canal FOX – show cancelado após a primeira temporada.

Apesar de apenas 13 episódios, Brothers teve sua impotância. Depois de muito tempo uma série, na TV aberta americana, tinha afro-americanos como personagens principais. Contava a história de um jogador de football aposentado [Michael Strahan] que volta a morar com sua mãe por ter perdido todo seu dinheiro – Strahan não fazia o papel de si mesmo.

O programa teve vários problemas e um deles foi não encontrar um horário ideal de exibição. Puxando meia hora pra cá, meia hora pra lá, mudando de dias... Foram 7 alterações no total, sempre transitando no horário nobre da sexta ou do domingo. A FOX não tem uma vasta tradição em seriados cômicos (só ganhou dois Emmys), mas Brothers não manteve o padrão do humor de super sucessos da rede como Family Guy, The Simpsons e Glee.


***

No Esporte: Começou sua carreira na NBA com o Boston Celtics. Em 1997 foi para Los Angeles jogar com os Lakers e ganhou três títulos por lá: 2000. 01 e 02.

No Cinema: Harry em Meet The Browns [2008], Fabrizio em Para Tudo há uma Primeira Vez [2006], entre outras.

Na TV: Dwayne em 2 episódios de Ugly Betty [2007], Daunte em 5 episódios de Lances da Vida [2006], David em 6 episódios de Love, Inc. [2005-06], Jackson Vahue em 11 episódios de OZ [1997-2003], entre outras.

A personagem que colocou Fox definitivamente em Hollywood foi Jackson Vahue em OZ. Depois de alguns anos ele fez a transição drama-comédia e apareceu muito bem em Ugly Betty (versão americana de Betty, a Feia). Ser destaque em papéis tão distintos é um sinal de que ele é um ator. Ponto Final.

A partir do próximo dia 13 de Setembro Rick Fox entra em outra fase, digamos mais melodramática. Ele está no elenco da segunda temporada de Melrose Place (continuação de uma antiga série chamada, aqui no Brasil, de Barrados no Baile). Esta nova versão foi cancelada após sua primeira temporada, mas o canal que a exibe nos EUA (The CW) resolveu renovar por mais um ano. A personagem de Fox será o novo dono da boate COAL. Por aqui o seriado é exibido pelo canal a cabo SONY.


***

No Esporte: Jogou como DE ou LB em quatro diferentes times na NFL: Los Angeles Rams (1991), San Diego Charges (1993), Washington Redskins (1995) e Philadelphia Eagles (1996)

No Cinema: Hale Caesar em Os Mercenários [2010], Agente 91 em Agente 86 [2008], Terrence em Os Reis das Ruas [2008], Latrell Spencer em As Branquelas [2004], Black Stones em Dia de Treinamento [2001], entre outras.

Na TV: Seu trabalho atual é Nick Kingston na série Are We There Yet? (adaptação do filme Querem Acabar Comigo). Sua personagem mais conhecida é Julius em Todo Mundo Odeia o Chris [2005-2009]

Antes do sucesso na TV, Crews recebeu boas avaliações pelo seu hilário papel em As Branquelas. Porém não há como o desassociar do excessivamente pão-duro e amável Julius, pai do Chris no seriado Todo Mundo Odeia o Chris – exibido no Brasil pela Rede Record.

Sua carreira de ator é bem administrada, conseguindo bons trabalhos tanto no cinema quanto na TV. Seu filme mais recente é Os Mercenários (em cartaz nos cinemas) onde ele divide cenas com mega-astros de filmes de ação; esteve por aqui para filmar algumas tomadas e aceitou um convite para fazer uma aparição “meia-boca” no Casseta & Planeta da Rede Globo (começo de Maio).

Crews está num projeto televisivo que promete ser outro sucesso. A série Are We There Yet? do canal TBS renovou, após uma temporada, para mais de 90 episódios (o que dá mais cinco ou seis temporadas). Veremos se Crews irá conseguir fazer com que Nick substitue em representatividade seu papel como Julius.

***


Extra:

The Simpsons – Episódio "Homer at Bat [1992] "

No desenho acima, além de Homer e Sr. Burns, estão nove (ex) jogadores da MLB que participaram do episódio número 52 – 3ª temporada. Da esquerda pra direita, em sentido horário, estão Don Mattingly, Jose Canseco, Darryl Strawberry, Roger Clemens, Ken Griffey Jr., Mike Scioscia, Wade Boggs, Ozzie Smith e Steve Sax. Todos eles fizeram as vozes dos seus respectivos personagens.

Os funcionários da usina nuclear de Springfield decidem se inscrever para um campeonato de softball. O time consegue avançar até as finais graças as boas atuações de Homer com o bastão; ele diz que o seu taco é mágico. Ao chegar na decisão, o Sr. Burns faz uma aposta de um milhão de dólares com o rival, time da empresa nuclear de Shelbyville. Não querendo perder o jogo, Sr. Burns encarrega seu assistente, Waylon Smithers, para contratar os melhores jogadores de beisebol do momento.

O episódio é considerado um dos melhores de todos os tempos da série e foi um dos primeiros a atingir uma grande audiência, suficiente para chegar ao primeiro lugar no dia da estreia.



(GL)
Escrito por João da Paz


© 1 Fox Media Co.
© 2 por Kenneth Dolin
© 3 TBS Media

Especiais de Agosto


06/08: Eles Também Cantam
13/08: Eles Também Administram
20/08: Eles Também Governam/Legislam

3 comentários:

Anônimo disse...

Show de bola a matéria Da Paz.Só faltou lembrar o papal do Terry Crews em golpe baixo como "Chesseburguer".

Ed Figueiredo disse...

faltou lembrar o slot dos goonies po...

Wander disse...

O Ricky Fox tb participou do filme Eddie.

Postar um comentário