Som na Caixa!

Entre as mais variadas tradições que circundam a MLB, uma é alegre, festiva e reveladora. Assim que o rebatedor vai para o home plate, ou o arremessador sai do bullpen para o montinho, o DJ do estádio toca, nos jogos em casa, a música preferida do jogador. Às vezes ela reflete a personalidade do atleta, às vezes ela é só para fazer um agrado aos torcedores, às vezes ela só é executada pela vibe positiva que traz ao ecoar dos alto falantes. Enfim, cada jogador tem sua história particular com a música preferida.

Não há registro que determina exatamente quando esta história se iniciou. Alguns historiadores do esporte dizem que tudo começou nos anos 70 com o reliever Sparky Lyle quando atuava no New York Yankees (1972 a 1978). Ao sair do bullpen, ele pedia para que tocassem a música Pomp and Circumstance (popular marcha militar). O tempo foi passando e a mania se espalhou, se tornando popular entre os relievers até chegar nos jogadores de ataque.

Veremos (e ouviremos) alguns sons interessantes que atletas da atual temporada da MLB escutam ao irem com o bastão ao home plate (nesta lista não tem nenhum reliever, quem sabe na próxima). Saiba um pouco mais sobre os jogadores, as músicas, os cantores e/ou banda.


***


Pedroia recebeu do Grandes Ligas o rótulo de Pequeno Grande Baixinho e, pra falar a verdade, quem acreditaria que ele curte um rap gangsta? E olha que esta não é a primeira faixa do Snoop que ele escolhe; em 2008 o som The Wash, em parceria com o Dr. Dre, era sua música de entrada.

G´d Up chegou ao topo das paradas americanas, na categoria rap, quando foi lançada. A levada bem slow traz a pura característica do hip-hop feito na costa oeste dos EUA (leia-se Los Angeles, Califórnia). Snoop é californiano e fã dos Dodgers; já teve a oportunidade de fazer o cerimonial primeiro arremesso antes de um jogo no Dodgers Stadium.

Snoop Dogg ft. Butch Cassidy & Nate Dogg – G´d Up [álbum “Snoop Dogg Presents tha Eastsidaz” de 2000]




***


Fã da lendária banda de rock, Utley escolheu Kashmir por ser uma música intensa e impactante. Um dos líderes do Philadelphia Phillies, ele demonstra um extremo bom gosto.

O cantor do Led Zeppelin, Robert Plant, afirma que Kashmir é a música definitiva da banda. Já o guitarrista (mito) Jimmy Page exalta o som como uma das melhores composições do quarteto (composto, adicionalmente, por John Jones no baixo e John Bohnam na bateria). O grupo brasileiro Angra (metal) fez uma regravação de Kashmir no álbum em homenagem ao Led Zeppelin chamado “The Music Remains The Same”

Led Zeppelin – Kashmir [álbum “Physical Graffiti” de 1975]




***


É difícil crer que algum jogador de beisebol não acredite em superstição. O outfielder do Florida Marlins diz não se envolver com manias ou coisas do tipo e não gosta de citar a coincidência como fator para definir sua performance em campo. Porém, desde que mudou sua música de entrada (dia 31/05) para Rebel do rapper cristão Lecrae, ele melhorou seus números de ataque – antes ele ouvia Song of the South da banda country Alabama.

No mês de Abril, o aproveitamento com o bastão de Coghlan foi de 19.5 %. No mês de Maio, 25.2%. Agora, em Junho, após 11 jogos, seu aproveitamento é de 48.9% (!); ele passou em branco só em uma partida e contra o Tampa Bay Rays, dia 11, conseguiu 4 rebatidas. Para Coghlan não é coincidência, mas Rebel é a sua mais nova música no Sun Life Stadium.

Lecrae – Rebel [álbum “Rebel” de 2008]




***


O riff da guitarra de John Frusciante empolga também Kershaw. Muitos admiram o trabalho deste grande guitarrista da banda Red Hot Chili Peppers e o arremessador titular do Los Angeles Dodgers é mais um fã. Logo no início da música é possível perceber a mágica criada por Frusciante, eleito pela revista Rolling Stone, em 2003, o 18º melhor guitarrista de todos os tempos.

Dois membros da banda gostam de esportes e se envolvem com um time de Los Angeles, mas é de outra liga. O cantor Anthony Kiedis e o baixista Flea são torcedores do Los Angeles Lakers e possuem cadeiras próximas a quadra do ginásio Staples Center.

Red Hot Chili Peppers – Snow / Hey Oh [álbum “Stadium Arcadium” de 2006]




***


Misturar sons e ritmos é com Pitbull. Com letras de qualidade duvidosa, suas músicas fazem um estrondoso sucesso graças ao ritmo dançante e caliente das produções. Nascido em Miami, o rapper é de origem cubana e traz a levada latina para o seu trabalho.

Nesta música, especificamente, Pitbull usa como sample a 75, Brazil Street do DJ de música eletrônica Nicola Fasano – os dois estão atualmente numa parceria com a música Oye Baby. Muito popular entre os jogadores latinos, I Know You Want Me é sucesso também nas arquibancadas, agitando quem está assistindo os jogos. Ordoñez gosta do balanço da música e alegra seus compatriotas toda vez que vai ao ataque.

Calle Ocho é uma referência a uma rua do bairro Little Havana em Miami, local habitado em sua maioria por imigrantes cubanos. Lá é organizada uma tradicional festa carnavalesca.

Pitbull – I Know You Want Me / Calle Ocho [álbum “Rebelution” de 2009]




***


Nativo de Toronto, Drake é uma escolha ideal para representar um dos melhores jogadores dos Blue Jays, único time canadense na MLB – Wells está em 4º lugar em HR´s na Liga Americana com 15. Over faz grande sucesso nos estádios e vários atletas escolhem esta música para servir de introdução. Nas paradas americanas, ela atingiu o primeiro lugar da Billboard na categoria “Música Rap/Hip-Hop”.

O clipe segue o êxito do som e traz novos conceitos para vídeos feitos por rappers. Não apresenta a linha tradicional de explicar o que a letra está dizendo, faz uma exposição de imagens paralelas com um plano de fundo atraente ao espectador, o levando a prestar atenção em busca de entender qual é a idéia central do roteiro.

Drake – Over [álbum “Thank Me Later” de 2010]




***


Este som, quando executado pela primeira vez no Yankee Stadium, causou reações de espanto e curiosidade do tipo: “Eu já ouvi este som em algum lugar...” Derek Jeter foi até 1986 para escolher sua música de entrada. O detalhe é que apesar desta música ser antiga, ela é conhecida pela nova geração graças a um game.

Candy está na trilha sonora da fictícia Bounce FM, rádio do jogo eletrônico Grand Theft Auto (GTA): San Andreas. Esta música serviu também como sample para músiacs de artistas famosos como Will Smith – Candy do álbum “Biggie Willie Style”; 2 Pac – All About U do álbum "All Eyez on Me"; e Mariah Carey (ex-namorada de Jeter) – Loverboy do álbum "Glitter".

Cameo – Candy [álbum “Word Up!” de 1986]




***


Pablo Sandoval é mesmo uma Figuraça! – imagina ele imitando estes passinhos que os dançarinos fazem no vídeo...

Na verdade, este som tem duplo sentido para Sandoval, pois serve como motivador para ele receber mais walks (quando o rebatedor vai automaticamente para a 1ª base, assim que o arremessador joga 4 bolas fora da zona de strike). O 3B dos Giants é bastante impaciente no ataque e não seleciona bem os arremessos, jogando sempre com agressividade – o que leva a ser eliminado com facilidade seja por strikeouts ou por bolas mal rebatidas.

DJ Unk – Walk It Out [álbum “Beat´n Down Yo Block” de 2006]




***


Bay e Pearl Jam têm um elo comum: Seattle. A banda foi formada lá e o jogador do New York Mets mora na cidade, local onde nasceu sua esposa. Jason escolheu The Fixer, single principal do nono álbum gravado em estúdio do Pearl Jam.

O cantor Eddie Vedder é fã dos times de Chicago, sua cidade natal. No beisebol, ele não tem preferência por um dos dois times que estão na MLB. Vedder usou um boné dos White Sox, dado por um amigo seu e arremessador do clube, Jack McDowell, em diversos shows no começo dos anos 90. Já com os Cubs, ele cantou Take Me Out to the Ball Game (música executada em todos os jogos da liga na metade da sétima entrada) cinco vezes desde 1998 no Wrigley Field e já teve a oportunidade de fazer o arremesso cerimonial no campo dos Cubs em 2007.

Pearl Jam – The Fixer [álbum “Backspacer” de 2009]




***


Isso mesmo: Miley Cyrus.

O SS do Colorado Rockies teve uma boa explicação quando perguntado por que ele escolheu Party in the USA como sua música de entrada: Para agradar as crianças que vem ao estádio.

E não é só Tulowitzki que tem o mega hit teen como introdução. Nick Johnson dos Yankees escolheu a música, pois, segundo ele, é a preferida da sua filha de 4 anos. Já Cameron Maybin dos Marlins ainda não deu sua explicação. Talvez seja simplesmente porque o som é contagiante e tenha uma pegada pop bem forte.

Party in the USA é só mais um dos hits da adolescente Miles Cyrus – atriz principal da série Hannah Montana (Canal Disney e Rede Globo). O single atingiu o certificado de platina triplo, ultrapassando a marca de três milhões de cópias vendidas. Miley desfruta um gigantesco sucesso entre o público teen, mas está se preparando para avançar um pouco mais e atingir os jovens/adultos. Um dos primeiros passos é sua aparição no filme “Sex and the City 2”, assim como seu papel em “A Última Música”, filme que estreou no Brasil sexta-feira passada (11 de Junho).

Miley Cyrus – Party In the USA [single e está no EP “The Time of Our Lives” de 2009]





(GL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário