Lições para a Segunda Rodada


O objetivo do Los Angeles Lakers era simples e claro: derrotar o Utah Jazz o mais rápido possível. Passou pela equipe de Jerry Sloan em cinco jogos. Após um longo descanso, Phil Jackson (foto acima - treinador dos Lakers) usou este tempo para corrigir algumas falhas que seu time mostrou nesta primeira rodada dos playoffs e evoluir a atuação da equipe contra o Houston Rockets

As duas primeiras vitórias no Staples Center foram tranquilas; venceu por 13 pontos o primeiro jogo e por 10 o segundo. Perdeu a terceira partida por apenas dois pontos em Utah, mas os Lakers responderam com 38 pontos do Kobe Bryant no quarto jogo na Energy Solutions, e decidiu em casa a classificação no quinto jogo, que veio após uma vitória de 11 pontos de diferença.

Basicamente, três fatos chamaram a atenção de Jackson neste confronto com o Jazz que precisam de ajustes para seu time chegar mais confiante ao longo desta pós-temporada. “Existe espaço para um crescimento da nossa equipe. Principalmente no jogo físico, no jogo de contato. Alguma destas coisas é, parar fáceis infiltrações, fechar mais a defesa e melhorar o jogo defensivo como um todo. É isso que precisamos fazer” disse ele em entrevista coletiva após eliminar o Utah.

Questão 1: O Utah venceu o duelo de rebotes: 213 a 204. O garrafão do Jazz foi mais forte com o trio Mehmet Okur – Carlos Boozer – Paul Milsap. Andrew Bynum participou pouco desta série (mais sobre ele nesta coluna) e os Lakers jogaram com uma formação mais “baixa”, usando o jogo de transição e de arremesso. Neste confronto, o líder de rebotes do Los Angeles foi Lamar Odom com 11 RBJ, seguido por Pau Gasol: 9 RBJ. Contra o Houston Rockets (Yao Ming – Luís Scola – Shanne Battier), a luta por quem vencerá os rebotes vai ser primordial para o sucesso no confronto.

Questão 2: A defesa não atuou bem, permitindo uma média de 97,4 pontos por jogo de Utah. Mesmo nos resultados positivos, Phil criticou o jogo defensivo dos seus atletas via imprensa. Não pelos números em si, já que na temporada regular a defesa do Los Angeles sofreu em média 99,3 PPJ, número pior que nesta série contra o Jazz. O que o treinador alertava constantemente é para movimentações defensivas em momentos cruciais do jogo sendo mal executadas, o que acontecia com mais freqüência quando os Lakers abriam uma boa diferença de pontos e se descuidava na defesa.

Questão 3: Combinando os cinco jogos, o Utah marcou 144 pontos contra 120 do Los Angeles no quarto período. Isto ficou bem claro no jogo cinco no Staples Center. Lakers abriu uma vantagem de 22 pontos (80 a 58) no final do terceiro período e viu a diferença diminuir para 6 pontos (93-86) faltando 3 minutos para o final da partida. “Temos que nos esforçar mais defensivamente” disse Kobe após a classificação “Especialmente quando nossa segunda força estiver em quadra, não permitindo cestas fáceis e coisas do tipo”. Seguindo a mesma filosofia de Bryant, Trevor Ariza afirmou que “Apesar de estarmos felizes com a classificação, não estamos satisfeitos pela forma que o time se apresentou nos momentos finais das partidas. O foco da equipe tem que ser em definir logo os jogos e não dar chances ao adversário”.

Este duelo contra os Rockets pode favorecer LA, mesmo com Kobe Bryant tendo que enfrentar Ron Artest, um dos melhores defensores da associação. Pela primeira vez, desde 1997, que os Rockets avançam para a segunda fase na pós-temporada. Nos quatro jogos entre as duas equipes neste campeonato, foram quatro vitórias para os Lakers.

Nesta nova série, os torcedores terão a oportunidade de ver Andrew Bynum de volta à titularidade.

Ele com certeza jogará mais minutos na próxima fase. Mais que isso: vou colocá-lo entre os titulares” disse o treinador Phil Jackson ao Los Angeles Times nesta semana.

Mesmo o pivô jogando pouco contra o Utah Jazz (média de 5 pontos e 3 rebotes por jogo), deve ser lembrado o final de temporada que ele teve. Nos últimos quatro jogos, após retornar de uma lesão no joelho direito, teve médias de 17,3 PPJ e 5,5 RPJ. Três destas partidas foram contra times de playoffs (Utah, Denver e Portland).

Todos estes ajustes e adaptações foram feitos enquanto Rockets e Trail Blazers fizeram uma série equilibradíssima que terminou no jogo 6, após vitória do Houston por 4 jogos a 2. Assim Phil Jackson teve mais tempo para estudá-los, preparar o seu time e executar as correções feitas das lições aprendidas nos jogos contra o Utah Jazz, para que o favoritismo dado a sua equipe seja comprovado dentro de quadra.

© 1 Larry Murdoch / Getty Images
© 2 Steve C. Wilson / AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário