Mesmo com a ruindade dos Colts, Tom Brady ainda é melhor que Peyton Manning

A sova que o Indianapolis Colts levou no último domingo foi histórica. Ao final dos 30 minutos iniciais perdia para o Houston Texans por 34 pontos, maior número de pontos sofridos num primeiro tempo em toda história da franquia. Jogaram sem o QB Peyton Manning, que está no departamento médico se recuperando de uma cirurgia no pescoço, a terceira em 19 meses. O péssimo desempenho do time em campo pode ser creditado a ausência do camisa 18?

Mesmo com excelentes jogadores no elenco (Reggie Wayne, Dallas Clark, Dwight Freeney...) a equipe mostrou uma forte dependência do quarterback 4 vezes MVP da NFL. O reserva Kerry Collins não teve muitos treinos para pegar entrosamento e no jogo cometeu dois fumbles – Manning cometeu dois fumbles em toda a temporada 2010-11.

Esta atuação é passível de uso por aqueles que acham Manning um QB da mais alta elite da liga. A comparação natural vem com Tom Brady, QB do New England Patriots, e sua contusão que o tirou da temporada 2008-09 após a partida de abertura do campeonato. Sem Brady, os Patriots fizeram uma ótima campanha com 11v e 5d, porém insuficiente para chegar aos playoffs.

Diziam que os Patriots são mais que Brady, que o sistema do time era o alicerce da qualidade ofensiva apresentada e não o talento do principal jogador do clube. Questionamentos surgiram e Brady passou receber certo destrato dos fãs e imprensa. Colts tem uma estrutura similar, com boa e experiente base no elenco, franquia bem administrada e treinador familiar com sistema – Jim Caldwell antes de assumir o cargo de técnico em 2009 foi comandante dos quarterbacks e assistente entre 2002 e 2008 no próprio Colts. A derrota acachapante no último domingo se deve então a simples ausência de Manning?

Com Peyton em campo, tudo pode acontecer. Esta frase é um tipo de lema em Indianápolis. Contudo agora será necessário aprender a jogar sem ele. A estreia em 2011 serve como alerta e como um puxão de orelha: por mais que seja Peyton Manning de quem se estar falando, um clube não pode depender tanto assim de um cara. O sucesso dos Patriots sem Brady só o prejudicou segundo avaliações do ponto de vista externo. Se os Colts continuarem péssimos, isto só ajudará a moral de Manning.


Embora isto não ajude os defensores dele em colocá-lo a frente de Brady numa qualquer lista produzida para indicar os melhores jogadores (ou quarterbacks) da história. É possível criar um embate, mas no final das contas o mais vencedor e com mais domínio de jogo prevalece: não aquele que foi escolhido como número 1 no draft '98, e sim a escolha de número 199 em 2000.

Em 2010, antes do começo da temporada, a NFL Network fez junto com especialistas uma relação com os 100 melhores jogadores da NFL de todos os tempos. Manning ficou em oitavo e Brady foi o vigésimo primeiro... Entre os quarterbacks, Manning foi o terceiro e Brady o sétimo... Apesar de Brady ter, até esse instante, 3 anéis de campeão, uma temporada regular invicta e uma temporada com 50 passes para touchdown.

Veio a temporada 2010 (indíce de QB: 111.0, 36 TD’s, 66% de conversão no passe) e sua reputação mudou um pouquinho. A própria NFL Network fez um ranking para classificar os melhores jogadores da liga para a temporada 2011-12 e os especialistas votaram em Tom Brady como o número 1; Peyton Manning o segundo. Os fãs não seguiram o raciocínio e colocaram Manning em primeiro, Aaron Rodgers (QB Green Bay Packers) em segundo e só então Brady em terceiro.

Após a lesão no tornozelo, Brady voltou bem e fez duas temporadas de alto nível. Como vai voltar Manning? Essas cirurgias no pescoço feitas pelo QB dos Colts são corriqueiras em atletas, inclusive os de football. O desejo e amor que Peyton tem pelo esporte o fará quebrar prognósticos e treinar com bola antes do prazo estipulado pelos médicos. Todavia, voltará ele com o mesmo gás, o mesmo timming? A recuperação dele será acompanhada de perto, pois os resultados dirão se ele permanecerá um colt ou se a franquia recebe o sinal verde para ir atrás de um substituto. Caso mantenha no retorno a mesma pegada e ritmo, será criado mais um tópico que esquentará o debate Manning vs Brady.

À medida que o tempo traz suas surpresas, e a provável (ou não) volta de Peyton, resta assisti-lo em engraçadíssimos comerciais – enquanto Brady passa para 517 jardas no seu primeiro jogo da temporada 2011-12 (veja vídeo do passe de Brady para Wes Welker, um touchdown de 99 jardas – numa arriscada formação shotgun dentro da própria end zone).



(GL)
Escrito por João da Paz

4 comentários:

Bruno Milagres disse...

Respeito porém não concordo.

Manning é mais completo que Brady, e o tanto que o Colts sentiu a falta no domingo mostra que o Peyton com certeza está no top 3 dos QBs junto com Montana e Marino.

Não tenho dúvidas, assim como é fato que Brady possui mais anéis, que os dois estarão no hall da fama mas no fim das contas uma coisa será sempre verdade:
Manning > Brady

Ricardo Lima disse...

Esse dois já passaram Montana e Marino há tempos. Para mim o problema do Brady é a inveja. O cara é de Boston, boa pinta, rico e ainda pega a Gisele. Sobra o que? falar mal...

marcelo disse...

bem ...é muito dificil a escolha...mas vamos lembrar alguns argumentos..mannig mais completo,ele achou mais soluções e passou a se movimentar mais no pocket, mas lembram-se antes do seu primeiro superball ele era excelente mas não protegia a bola..via funbles e várias interceptações escolhas erradas, ou vc não lembram?nesta época brady já tinha 3 anéis..e tem os números. se os numeros não mentem...brady tem melhor rating...mais vitorias sobre os colts(poderia ter uma a mais não fosse a chamada discutivel do bellich de 4 para 1)mais touchdowns..muito menos interceptações e uma temporada perfeita até 34 segundos antes do fim outro mannig salvou a rivalidade...minha opinião é que mannig parece ter mais paixão e entrega e um sentimento de luta brady é mais frio, cirurgico,o interessante é que ambos elevaram a outro patamar a posição...sem conferencia-nohuddle-passes curtos-em profundidade, vc tem a impressão que é fácil..ambos são sensacionais mas mister inexpressivo 199 na escolha em 2000 é o melhor pelo conjunto de toda a carreira e pelos numeros maning virou o cara apos o superball acho que drew brees tem historia semelhante mas não tem a rivalidade derrepente surja com aaron rogers e a dupla vire um quarteto ...com vick e bigben na borda

Everaldo Marques disse...

Não adianta os fãs do Brady falarem e falarem, Peyton é incontestavelmente o ultimo da tríade, por mais superbowls que Brady ganhe, ele nunca será um jogador tão fundamental para o time, não só por sua excelencia cirurgica, mas tambem pela entrega ao jogo, a paixão, presente em Dan e em Montana!

Postar um comentário