Outubro Rosa na NFL


Começa na semana 4 da temporada 2011-12 a terceira campanha anual da NFL na luta contra o câncer de mama e incentivo à sua prevenção, em conjunto com a Amercian Cancer Society (ACS). A parceria entre as instituições começou em 2009 e gerou certo espanto pela maneira agressiva que a liga aderiu a causa, inserindo a cor rosa em todos os equipamentos usados no campo de jogo e permitindo que o público tivesse acesso a eles através de lojas, com o dinheiro das vendas revertido para a ACS. Os jogadores abraçaram a proposta, agiram como líderes e o movimento ganha força a cada ano.

Os resultados são nítidos e a ACS tem conseguido cumprir a meta de alertar as mulheres de fazerem anualmente uma mamografia ou exame de toque e, caso seja notado uma anormalidade, que busque um médico para tratar enquanto é tempo. Somente no ano passado, as campanhas da ACS, incluindo o palco maior que é a NFL, evitaram a morte de 898 mil pessoas em todo o EUA, o que a associação chama de “celebrações de aniversários” - os Estados Unidos têm cerca de 12 milhões de sobreviventes de câncer.

A liga trabalha como um todo neste trabalho e conta com a ajuda de grandes empresas que patrocinam as atividades e propagandas; entre elas estão a Procter & Gamble, Eletronic Arts, Barclays, PepsiCo., Topps e Panini. Além destas tem as que patrocinam todos os clubes e colocam rosa em seus produtos:

- Adidas: luvas
- Gatorade: toalhas, copos, squeezes
- Nike: chuteiras, luvas
- Reebok: chuteira, luvas, faixas e bonés
- Riddell: Capacetes
- Under Armour: luvas
- Wilson: bolas e toalhas dos quartebacks

Grande parte destes produtos recebe o autógrafo dos atletas e entram num leilão dentro do site oficial da NFL. No ano passado, somente nesta ação, foram arrecadados mais de US$ 1 milhão de dólares.

Cada franquia também desenvolve seu trabalho particular e começa a realizá-lo a partir do primeiro domingo do mês (dia 2). Eis alguns exemplos do que acontecerá:

- No jogo de domingo à noite (2) entre o Baltimore Ravens e New York Jets, o hino nacional americano será interpretado pela estrela da country music Martina McBride. Seu atual single, “I’m Gonna Love You Through it”, do álbum "Eleven", é tido como um hino pelos que lutam (lutaram) contra o câncer de mama – no campo estará ao seu lado 50 sobreviventes de câncer. Baltimore vai entrar na campanha num gesto adotado por várias cidades do mundo, iluminando os principais monumentos do município com a cor rosa.

- Também neste domingo (2), o Cleveland Browns vai a data para fazer um evento especial ao receber o Tennessee Titans no Cleveland Browns Stadium. Aliás, o estádio foi sede da caminhada anual contra o câncer de mama organizado pela ACS em Maio deste ano.

- Na sexta (7), anterior ao jogo contra o Philadelphia Eagles em casa, o Buffalo Bills dará inicio na sua participação unindo forças com o governo local e prefeituras da região oeste do estado de New York. Neste dia os jogadores da franquia serão os responsáveis por ligarem as luzes rosa que iluminará em Outubro as Cataratas do Niágara.


- O Indianapolis Colts vai aproveitar o jogo em casa contra o New Orleans Saints em 23 de Outubro para iniciar sua parte na campanha - duelo transmitido para todo o EUA através da rede NBC. Antes da partida haverá uma homenagem a sobreviventes do câncer de mama. Os torcedores que entrarem no Lucas Oil Stadium ganharão como cortesia um laço rosa, símbolo da campanha, assim como pins e cards.

Serão 5 semanas de intensa promoção, uma digna ajuda da NFL e seus membros, colaborand para este alerta que a cada 12 meses é lembrado. O mais legal disso tudo é que os jogadores apóiam a ideia sem receio e usam rosa normalmente, o que fora considerado reprovável em tempos passados. Confira alguns dos itens* que você ira ver em campo neste mês de Outubro na NFL:













*Propriedade da NFL. Direitos reservados.
(GL)
Escrito por João da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário