Fluxo do Dinamismo


Ele recebe a bola, olha para os lados e percebe a defesa pronta para derrubá-lo. Tudo o que ele quer é uma brecha, então faz uma finta, vê um espaço vazio e... explode! Os que estão no estádio (ou vendo o jogo pele televisão) testemunham um atleta com uma aceleração excepcional, com uma velocidade acima do normal, com uma habilidade “não-convencional”. Passa pelos defensores como se fossem folhas ao vento, ninguém o toca até chegar na endzone e lá ele faz sua descontraída comemoração. DeSean Jackson, receiver do Philadelphia Eagles, é o jogador caracterizado acima.

Os movimentos dele dentro de campo são diferenciados, a visão de jogo que ele tem é diferenciada. No jogo mais recente (dia 13/12) contra o rival New York Giants, Jackson mostrou por que é um dos atletas mais legais de se ver jogar.

Foram dois touchdowns que deixou nítido a todos quem é DeSean. Primeiro foi um retorno de punt para 72 jardas e o camisa 10 dos Eagles passou por todos os defensores sem que eles encostassem no elétrico jogador. O segundo foi uma recepção de um passe longo feito por Donovan McNabb e Jackson estavam tão livre que entrou na endzone de costas...

Estes TD´s longos vem se tronando uma especialidade; faltando ainda três jogos para o fim da temporada regular, DeSean já igualou o recorde da liga de TD´s para 50 jardas ou mais (8). O coordenador ofensivo da equipe, Marty Mornhinweg, deixa bem claro o seu plano de ataque para o jogador “Nós falamos: ‘DeSean, corre o mais longe que puder que lhe entregaremos a bola’”. A confiança demonstrada pela comissão técnica parte do próprio Jackson que diz constantemente “Uso minha velocidade para deixar os outros para trás”. E assim ele vem fazendo.


Ao pensar que ninguém irá conseguir pará-lo, Jackson já se preparar mentalmente para encarar os adversários, acreditando que poderá se sair bem contra qualquer um. Marty, que já trabalhou com lendários WR´s como Jerry Rice e Terell Owens, alerta sempre para a inteligência de Jackson em campo destacando o discernimento de desviar dos tackles e evitar uma pancada forte. É preciso ser assim, pois ele é um jogador franzino (1,78m e 79kg) e não aguenta ser atingido com muita frequência – ele ficou de fora da semana 13, jogo contra o Atlanta Falcons, depois de ser atingido na partida anterior, contra o Washington Redskins, pelo LB London Fletcher: capacete contra capacete.

Os dias se recuperando da lesão na cabeça pareciam uma eternidade para DeSean “Acordava e já sentia dores, estava cansado e fraco. É uma situação bem assustadora”. O jogo contra os Giants mostrou que ele se recuperou bem.

Para quem gosta de fortes emoções, assistir Jackson jogar é um deleite. Seja recebendo um passe ou retornando um punt, quando ele está com a bola em mãos o inesperado pode ocorrer. As descontraídas comemorações fazem parte do “kit”; elas não são mais irresponsáveis como as do início da sua carreira, porém continua sendo bem divertidas.

Será que alguém já marcou um TD de costas como Jackson fez contra NY? O que para muitos foi um sinal de menosprezo, esta jogada deixou claro a desatenção da defesa para com ele; como se dissesse “Se com alguém na marcação eu consigo chegar na endzone sem dificuldade, imagina sem?”. Foi uma jogada mais feliz do que a do ano passado, quando ele passou vergonha em pleno tradicional confronto da segunda à noite - contra o Dallas Cowboys.

Mesmo sendo um jogo histórico para DeSean – conseguiu 110 jardas na partida, se tornando apenas o segundo novato na história da NFL com mais de 100 jardas nos dois primeiros jogos –, ele é lembrado por ter largado a bola antes de cruzar a goal line (pensando que já tinha marcado o TD). O lance trouxe a memória outro mico que ele pagou só que nos tempos de escola, quando no jogo das estrelas do High School 2005 ele tentou marcar um TD dando um mortal para frente e a bola escapou na jarda número 1 (foto abaixo) – apesar disto, ele foi o MVP do evento.


A energia que Jackson traz para o campo contagia e sua maturidade também. Andy Reid, treinador dos Eagles, se diz impressionado como seu principal WR (líder da NFL em média de jardas por recepção – 18,9) encara com tranquilidade os grandes confrontos nos principais palcos da liga, não deixando sua juventude e estilo frenético de jogar o atrapalhem. Muitos argumentam que o ataque 2009 do Philadelphia é o melhor da equipe nos últimos anos e Jackson é parte fundamental, sendo a arma número 1 para os passes longos que saem do poderoso braço de McNabb.

O tight end do time, Brent Celek, resume o estilo do seu companheiro: “Não existe um jogador igual a ele em toda a liga. Há grandes receivers por aí, mas nenhum tão rápido ou veloz”. O flow de DeSean Jackson é natural e, por mais que os adversários saibam como será a jogada, não conseguem impedi-lo porque ele executa com maestria sua função. Podem passar horas estudando a mecânica do movimento do corpo (fis.), sabendo que a dinâmica dele é complicada de entender e dífícil de marcar – mas prazerosa de assistir.


(GL)



© 1 B. Garfinkel / Eagles Media
© 2 Imagem da NBC TV

2 comentários:

Duque disse...

Muito bom o texto!

E que o Mr. Action Jackson traga muitas alegrias a Philly!

murxibinha disse...

D-jax hj sim é o cara !!!

Muito bom s eu blog!!

Parabens

Idao Calza

Postar um comentário