Instabilidade em New England


Penso que temos que jogar um bom football durante 60 minutos, em todos os aspectos, com todos focados em o que podem fazer melhor. Penso que isto é a coisa mais importante: estar psicologicamente preparado para superar as adversidades. Quando nada funciona a nosso favor, temos que lutar, entender isto como um desafio; ás vezes agimos desta forma, outras não. Tivemos lideranças no segundo tempo e no quarto período e simplesmente não finalizamos a partida quando a oportunidade surgia”.

Bem... esta declaração pertence à Tom Brady, QB do New England Patriots, dita após a derrota da sua equipe contra o Miami Dolphins no último domingo. Conseguiu transformar em palavras o que vem acontecendo em campo com o time que outrora fora temido pelos adversários, mas que hoje não causa tanto pavor assim. Os Patriots provavelmente irão se classificar para os playoffs – seja com o título da divisão ou pela repescagem; a questão é se lá eles vão ser relevantes novamente.

New England é um time de pós-temporada, construído para vencer a Conferência Americana e ir ao Super Bowl. Contando as últimas dez temporadas, foram seis classificações para os playoffs e três títulos da NFL. Mesmo sem Brady em 2008, o clube conseguiu a boa marca de 11v e 5d; embora não tenha conseguido a classificação aos playoffs. Restando ainda quatro jogos para a temporada regular acabar, os Patriots já estão com cinco derrotas e é por isso que a preocupação ronda a franquia.

Não era para ser desta forma. Em quatro das cinco derrotas o NE esteve liderando a partida no intervalo; em três destes quatro jogos, o time estava na frente no início do quarto período. Em circunstâncias normais, tais situações não teriam o desfecho que teve, pois é justamente nestes momentos dos jogos que o NE fazia valer sua força de elenco e de comando técnico e tático. Não é só Brady que está vendo o time descaracterizado em campo - ele assume sua parcela de responsabilidade e se posiciona como o capitão do time, alertando seus companheiros sobre o que de fato está acontecendo; utilizando a imprensa, ele deixa claro a importância de melhorar e faz com que o discurso soe mais urgente.


Bill Belichick, treinador, também se posicionou dizendo: “Tenho que melhorar meu trabalho, apenas precisamos fazer melhor nossas funções”. Na segunda (dia 7) os jornalistas que cobrem a equipe flagraram duas cenas interessantes que mostram o Robert Kraft, dono da franquia, conversando com Brady (foto acima) e o experiente CB Shawn Springs dando instruções aos jovens jogadores da secundária. Este é um dos setores mais vulneráveis do sistema defensivo, que foi capaz de fazer com que Chad Henne, QB dos Dolphins, parecesse Drew Brees. Miami se concentrou em passar e forçar jogadas em cima dos CB´s de NE, que erraram coisas básicas e mostraram insegurança.

O ex-Patriot – safety – Rodney Harrison, hoje comentarista da TV NBC, disse sobre os CB´s de NE: “Por serem bastante jovens, a confiança e agressividade se perde logo que algo dá errado. Sendo um time treinado por Belichick, é surpreendente ver falhas na cobertura e falta de comunicação, pois isto é tudo que ele ensina”. Este é só um dos problemas do sistema defensivo dos Patriots.

O time perdeu 5 jogos feitos em campos adversários e é verdade, Brady não produziu bons números neles – 52.9% de passes completos para 530 jardas e 2 TD´s com 4 INT´s –, contudo é a defesa que assegura os jogos fora de casa. Por exemplo, contra os Dolphins, o time desperdiçou uma vantagem no placar de 14 a 0. A derrota marcou a segunda de forma consecutiva, o que não acontecia com NE desde 2006; e três derrotas em quatro jogos pela primeira vez desde 2002. No espaço de sete anos, entre 2002-2008, somente uma vez (segundo o instituto de pesquisas Elias Sports Bureau) o NE perdeu um jogo quando abriu uma vantagem de 10 pontos; nesta temporada isto aconteceu 3 vezes.

As conversações sobre a performance defensiva de NE extrapolaram os limites do clube (como visto com Harrison). Para não perder a oportunidade outro ex-Patriot, Tedy Bruschi, que também é comentarista (da ESPN) e que foi um grande defensor nos tempos áureos, falou com muita propriedade e conhecimento de causa sobre o assunto e eis o que ele comentou:


Qualquer QB que enfrentar o New England vai olhar para os CB´s Jonathan Wilhite (foto acima, camisa 24) e Darius Butler e jogar a bola neles. Esta tendência irá parar quando eles começarem a marcar com mais força, desviar passes e se posicionar melhor em campo. Todo mundo olha para a defesa dos Patriots e diz ‘Os Saints tiveram sucesso, os Dolphins também, talvez devemos fazer o mesmo e nos concentrar no jogo aéreo’, exatamente o que o Carolina Panthers [próximo adversário] está pensando: ‘Quando Steve Smith [WR] estiver sendo marcado por Wilhite ou Butler, pode jogar a bola nele não importando a situação’. Isso vai ocorrer até os Patriots concertarem este erro.”

Podem até se classificar para os playoffs, mas se não arrumarem a marcação contra o passe, dificilmente o time será bem sucedido. Analisando os prováveis times que sairão da Conferência Americana, só o Indianapolis Colts tem calibre pra igualar o jogo dos Patriots – talvez o San Diego Charges também. Nesta temporada, Colts e Patriots se enfrentaram e a partida estava sendo vencida pelo NE, até o jogo proporcionar uma decisão chave para Belichick faltando 2 minutos para o término do confronto: quarta descida na jarda 28 da defesa ou punt? Preferiu arriscar – não confiando que a defesa poderia parar Peyton Manning –, tentou a quarta descida e não converteu. A defesa não impediu o QB dos Colts avançar as tais 28 jardas e o NE perdeu por um ponto: 35 a 34.

As nuvens cinza que sobrevoam NE trazem um clima instável e vão resultar em duas coisas: ou será algo passageiro e o amanhã terá sol; ou a tempestade vai cair, levando consigo o que restou da Dinastia Patriota que reinou nesta década. O entendimento de reconhecer os erros e falhas cedo é uma virtude que irá ajudar os Patriots, tanto para reverter a situação no “agora”, quanto se preparar para a reconstrução no “amanhã”.


(GL)



© 1 Dave Martin / AP
© 2 Matt Stone / Boston Herald
© 3 Lynne Sladky / AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário