Único e Raro


Pense: um cara com 1,93m e 138kg; ágil, com ótima aceleração e muita explosão. Soma-se a isto uma ótima movimentação de pernas e o resultado é um DT acima da média. Este é Ndamukong Suh (pronuncia: Em-dah-muh-ken Soo), da Universidade de Nebraska e que amanhã (dia 12/12) pode ser o primeiro legítimo defensor a levar o troféu Heisman, dado ao jogador de football mais excepcional do ano na NCAA.

Imagina: um cara deste tamanho jogando futebol; e foi isto que Suh fez até a oitava série. O esporte da bola no pé deu ao atleta o seu principal diferencial, que é justamente seu jogo de pernas. Esta característica é vista pelos scouts (olheiros) da NFL como o grande diferencial dele em relação aos outros meninos da posição.

A quem possa interessar: ele deixou o futebol porque seu tamanho estava lhe atrapalhando e sua força não jogava a seu favor, já que ele cometia muitas faltas e era expulso constantemente...

Raciocine: não poderia ser diferente, é claro que ele iria se dar bem no football. Mesmo começando tarde, imediatamente Suh se tornou um destaque na High School (ensino médio), chamando atenção de muitas faculdades – ele entrou na NCAA sendo o melhor defensor da classe de 2005. O camisa 93 fez questão de ficar em Nebraska um ano a mais (redshirt) e os cinco anos defendendo os Cornhuskers foi fundamental para que ele desenvolvesse o estilo NFL de jogar, sendo um homem entre os garotos. Suh demonstrou em toda sua carreira na NCAA um domínio da posição peculiar, mas 2009 será lembrado por algo mais impressionante.

Veja: sem dúvida, ele é o melhor defensor desta temporada, afirmação que o coloca entre os finalistas do Heisman, feito tão incomum que nos 75 anos de história da premiação, apenas 19 defensores antes dele chegaram entre os cinco finalistas – o CB Charles Woodson, Green Bay Packers, levou o troféu em 1997, porém ele também era punt returner e jogava em algumas situações como WR em Michigan. Por isso que se os 870 votantes, mais os jogadores que ganharam o Heisman (55 estão vivos) escolherem Suh como o mais excepcional jogador, será o primeiro defensor a quebrar a “regra” de só atletas de ataque receberem a honraria.


Assim: os argumentos para isto acontecer existem e são consistentes. Além dos números – 12 sacks (5º em toda a NCAA) e 82 tackles (líder do time) –, há as belas performances contra rivais da Conferência Big XII. No jogo contra Missouri ele conseguiu 6 tackles, forçou um fumble, 1 sack, 1 INT e um passe desviado; na decisão da Big XII contra Texas (foto acima) ele conseguiu 12 tackles e 4 ½ sacks. Mais do que isto, Nebraska quase ganha o título sem marcar um TD no jogo – 102º ataque neta temporada – e o QB do time terminou a partida com um rating de 17.2...

Entenda: o debate central é sobre a quem entregar o Heisman, se é para o melhor jogador, o mais importante, o mais valioso... Na placa do troféu está escrito outstanding (excepcional) e, numa análise sem muito esforço, chega-se a conclusão que Suh teve um campeonato excepcional, contudo não só foi ele que chegou neste nível. O DT concorre com dois QB´s (Tim Tebow, Florida e Colt McCoy, Texas) e com dois RB´s (Toby Gerhart, Stanford e Mark Ingram, Alabama). Os corredores são os favoritos e as projeções indicam que Suh ficará em terceiro lugar; com Gerhart em segundo e Ingram em primeiro. Aí, o passado irá voltar nas discussões.

Lembre: o último DT que chegou às finais do Heisman foi Warren Sapp (Miami) em 1994. O troféu ficou com o RB de Colorado Rasheem Salaam (não se preocupe caso você não o conheça) – Sapp estará no Hall da Fama e Salaam foi parar na XFL e na liga canadense de football... O último defensor que teve uma chance considerável de levar o prêmio foi Brian Urlacher (New Mexico) em 1999. O troféu ficou com o RB de Wisconsin Ron Dayne (não se preocupe caso você não o conheça²) – Urlacher foi o novato defensor do ano seguinte e Dayne hoje é agente livre...


Dejá vu: Suh (foto acima) deverá ter uma promissora carreira na NFL. O troféu irá coroar a estupenda temporada dele e terá um valor simbólico, pois “...será um prêmio para todos defensores, é desta forma que vejo...” pondera Suh. No mínimo ele será o primeiro jogador da defesa a ser escolhido no Draft 2010, isto se não for o número 1; e o fato de ganhar ou não o Heisman não fará que sua cotação suba ou caia.

Recapitulando: quem teve a oportunidade de vê-lo jogar (as partidas contra Missouri e Texas foram transmitidas para o Brasil pela ESPN), percebeu que Suh é um jogador diferenciado, daqueles que não se encontram por aí facilmente. Se para o torcedor comum, e para aquele que acompanha o football mais de perto, as qualidades de Suh são evidentes, quanto mais para os scouts que estudam os jogadores nos mínimos detalhes. O interessante é que os atletas universitários (sempre) são comparados com profissionais, para que os fãs consigam assimilar o estilo de jogo dos garotos. Ninguém ainda achou alguém para comparar com Suh e dificilmente achará, pois ele é único e raro.


(GL)



© 1 Big Red Report
© 3 Ron Chenoy / US Presswire

Nenhum comentário:

Postar um comentário