Fator Darrelle Revis


Assim que chega a segunda-feira, os times da NFL se preparam para enfrentar o próximo adversário e passam a mostrar aos jogadores vídeos e dados do oponente. Esta preparação para Darrelle Revis, cornerback do New York Jets, se resume da seguinte forma: marcar o melhor receiver do outro time. A tarefa desta rodada será mais uma vez desafiadora para o camisa 24, porque o “melhor receiver do outro time” é Terrell Owens (Buffalo Bills) e ambos vão duelar no jogo de amanhã (03/12) – com transmissão do Band Sports.

Da mesma forma que Revis estuda o receiver que ele está para defender, o receiver que for jogar contra ele tem que fazer a lição de casa também. Em seu terceiro ano na liga, o CB já figura entre os principais jogadores da posição e caminha forte rumo ao segundo Pro Bowl (Jogo das Estrelas) da carreira. A qualidade do jogo de Revis é alta e por isso que ele figura na elite dos defensive backs; porém não foi fácil atingir este patamar elevado e não é fácil se manter nele.

Ciente de que todo esforço vem com uma recompensa, Darrelle passou as férias deste ano trabalhando e aprimorando sua técnica. Ele viajou até o estado do Arizona e fez treinamentos diários de oito horas (divididos em dois períodos), com uma variação de exercícios que passava pelos movimentos do boxe até chegar à preparação de um maratonista. Tudo visando em aprimorar sua condição física.

Ao descobrir que Rex Ryan, ex-coordenador defensivo do Baltimore Ravens, seria seu novo treinador e que o foco principal dos Jets seria a defesa, Revis se deleitou. O momento ideal de mostrar seu crescimento como atleta estava à sua frente e Ryan sabia o que poderia fazer com ele. O CB passou a ser mais do que uma força na cobertura defensiva, e sim uma arma constante da agressiva estratégia do sistema defensivo da equipe.


E agressividade é com ele mesmo. Revis (foto acima) traz esta característica desde a universidade (Pittsburgh Panthers); na verdade, isto vem com ele desde a infância em Alquippa, estado da Pensilvânia. Para sobreviver na cidade, que faz parte da Região Metropolitana de Pittsburgh, ele tinha duas opções dentro de casa que lhe mostrava direções diferentes: um tio gangster e um tio atleta. Depois de experimentar, por uma noite só, como é o mundo da marginalidade, ele optou por seguir os passos do tio Sean Gilbert (ex-defensive end, atuou durante 12 anos na NFL e passou por quatro clubes), mesmo que o lado obscuro das ruas o atraísse. O jeito durão e rígido de Gilbert manteve Revis longe dos problemas e próximo do êxito, canalizando a agressividade em algo produtivo.

Além de contribuir para, quem sabe, uma tradição familiar de jogadores da NFL, Revis se tornou mais um jogador da cidade que chegou à liga, fazendo parte da lista que inclui Mike Ditka e Ty Law. Da mesma forma que Gilbert, Law e Ditka foram exemplos que ajudaram Darrelle a se dedicar ao esporte, ele espera que algum garoto de Alquippa, que talvez esteja enfrentando o mesmo dilema pelo qual Revis passou, se espelha em sua trajetória para se afastar do errado e escolher o caminho certo.

Neste meio tempo, ele precisava decidir em qual posição jogar. Por admirar o estilo de Deion Sanders, cornerback foi a opção. Muito tempo passou e hoje Sanders é um dos comentaristas da rede de TV da NFL e recentemente disse que Revis é um dos melhores CB´s de toda a liga. Ouvir isto de um dos grandes que já atuaram na posição – e ainda sendo seu principal modelo – deve ser algo especial para Darrelle.

O que Sanders falou, e que outros também afirmam, está baseado nas fantásticas atuações de Revis nesta temporada, anulando completamente os principais receivers da liga:

Andre Johnson (Houston Texans)– 4 recepções e 35 jardas (Semana 1)

Randy Moss (New England Patriots) – 4 recepções e 24 jardas (Semana 2)

Marques Colston (New Orleans Saints) – 2 recepções e 33 jardas (Semana 4)

Terrell Owens (Bills) – 3 recepções e 13 jardas (Semana 6)

Randy Moss (Patriots) – 5 recepções, 34 jardas e 1 TD (Semana 11)

Steve Smith (Carolina Panthers) – 1 recepção e 5 jardas (Semana 12). Na foto abaixo uma das 2 INT´s de Revis em cima de Smith no confronto do último domingo.


Contra o Jacksonville Jaguars (Semana 10) ele não teve que marcar individualmente nenhum jogador. Porém, logo que o WR Mike Sims-Walker marcou um touchdown, no final do primeiro tempo, o coordenador defensivo Mike Pettine colocou Revis na frente de Sims-Walker. Resultado: o jovem receiver dos Jaguars consegui apenas 9 jardas na segunda metade do jogo.

Owens encara como revanche o jogo desta quinta e ele diz via imprensa que a história desta vez será outra. Nos últimos dois jogos Owens teve 14 recepções para 293 jardas e 2 TD´s. O jogo ofensivo dos Bills está diferente desde que o QB Ryan Fitzpatrick assumiu a titularidade e Terrell é o que mais se beneficiou com isto; criando um desafio a mais para Revis.

Apesar de ser um período de preparação curto, Darrelle já têm em mãos estas informações acerca do “novo” Owens e outras mais. Os ingredientes para um jogo eletrizantes existem, mas a atenção estará voltada para este grande duelo entre dois excepcionais atletas da NFL. “É por isto que eu estou aqui e mal posso esperar pelo jogo” disse Revis ontem em entrevista coletiva. “Terell Owens é um ótimo receiver e eu já estudei ele antes, por isto estou familiarizado com seu estilo. Tenho certeza que será uma grande partida”.


(GL)



© 1 Al Bello / Getty Images
© 2 Sabo / Daily News
© 3 Jim Mclsaac / Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário