Os Players - Nos Bastidores das Grandes Ligas


Um executivo / estrategista, Bornstein cuida da imagem da NFL e lida com a imprensa. Vice Presidente Executivo de Mídia, ele é o responsável por criar um veículo de muito sucesso e lucro: a NFL Network. Com controle próprio, a rede de televisão por assinatura rende muito financeiramente graças a um espaço publicitário consolidado. Steve apostou num arriscado movimento que trouxe muitos elogios: fazer mais um canal, contudo que mostrasse só os momentos decisivos dos jogos da rodada. O RedZone Channel inovou e foi sucesso imediato – nesta temporada o canal está disponível em todos os estádios da NFL.

Os caminhos da mídia são conhecidos de Steve, que antes de entrar na NFL comandava a poderosa ESPN. Lá ele foi o CEO da “Líder Mundial em Esportes” e organizou os principais movimentos do meio da década de 90 que levaram o canal ao topo. É creditado por expandir a marca, vender os espaços e eventos e agregar uma audiência jovem que é a “menina dos olhos” das agências de publicidade. Também foi presidente da ABC, rede de TV aberta dos EUA, parte integrante do grupo ESPN.


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A australiana é a Presidente e Gerente da Coca-Cola, uma das maiores empresas do mundo. A super famosa produtora de refrigerantes tem sua marca associada a grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, porém há um trabalho forte de marketing em outros esportes e Bayne é a encarregada de desenvolver a marca nas ligas esportivas americanas.

A NBA recebe a maior atenção, pois é uma união que data desde 1986. Bayne entrou na empresa em 1989, mas em todos os cargos que ocupou até chegar na gerência, sempre esteve presente no setor publicitário. Quando assumiu a posição Chefe de Marketing em 2007, Katie reforçou ainda mais a união com a associação, explorando o produto Sprite, patrocinador majoritário do popular concurso de enterradas realizado no final de semana do Jogo das Estrelas. A Coca-Cola faz negócios com a NFL e a MLB também, só que em menor escala. Entretanto, no Super Bowl deste ano, ela deu a largada para que um alto investimento fosse feito num comercial a ser veiculado na grande decisão da NFL, evento televisivo de enorme audiência. Bayne conseguiu trazer a cena as personagens do seriado “Os Simpsons” (veja abaixo) abordando o tema da crise econômica – que, no caso, atinge o Sr. Burns – e destaca o slogan “abra a felicidade”.



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Esta figura é bem conhecida dos fãs porque ele aparece muitas vezes no draft da NBA entregando camisa e boné para os selecionados. Silver é um dos favoritos – junto com Heidi Ueberroth – a assumir o cargo de comissário da associação quando David Stern se aposentar. Enquanto isso não acontece, ele cumpre a missão de ser o Chefe de Operações da NBA e Comissário Substituto.

Silver será um player fundamental na conversa entre o sindicato dos atletas e Stern sobre o novo acordo salarial que precisa ser acertado para não haver uma paralisação da temporada 2011-12. Ele já passou por parecida turbulência no passado e conseguiu chegar num acordo, em Julho de 2005, que agradou ambas as partes – evitando o fiasco que ocorreu na greve de 1999, quando a temporada teve somente 50 jogos. Ele também administra o marketing e as mídias digitais.


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A partir de 2012 a NFL terá um novo patrocinador esportivo e Denson foi o cara que negociou a entrada da empresa que já estampa sua logomarca em alguns times de football universitário. Charile, Presidente da Marca Nike, promete inovar quando chegar a vez da sua firma produzir uniformes para os jogadores da liga. As novas tendências implementadas neste ano na NCAA serão aprimoradas no nível profissional, tanto na estética quanto na qualidade.

A Nike, que tem um espaço restrito nas grandes ligas – apesar de patrocinar muitos atletas individualmente – irá estar em destaque na televisão quando chegar os finais de semana: sábado tem a NCAAf e domingo a NFL. O êxito desta nova parceria tem um potencial enorme, pois no dia que o acordo foi fechado, 12 de Outubro deste ano, as ações da Nike atingiram o maior valor, até então, já registrado na Bolsa de New York: US$ 81.80/cota.


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O Vice Presidente Financeiro se orgulha de ter visto diversas franquias serem campeãs da World Series sob seu comando – para ele isso é resultado de um bom negócio. Boston Red Sox, Anaheim/Los Angeles Angels, San Francisco Giants, Arizona Diamondbacks, Chicago White Sox, entre outors, conquistaram títulos na década passada e injetaram dinheiro em vários mercados, descentralizando o foco da mídia e dos publicitários.

Brosnan é o negociador chave dos acordos televisivos de cada uma das 30 franquias da MLB e agenciou os contratos da liga com a FOX, TBS e ESPN para os EUA – e com as retransmissoras internacionais. Aliás, ele gerencia qualquer negócio envolvendo a MLB no fronte mundial, nada é realizado sem sua autorização. Toda movimentação de merchandising e produtos licenciados, assim como patrocínios nas mais diversas esferas são responsabilidades dele. Tim é advogado e jogou beisebol nos tempos de faculdade; foi capitão do time da Universidade Georgetown, era um dos arremessadores titulares.


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Ex-executiva da Nike, Sarah foi contratada pela PepsiCo. (empresa que controla a Gatorade) em 2008 e com apenas 36 anos de idade assumia um cargo de alta importância da marca. Chefe de Marketing da Gatorade, Sarah arriscou numa inovação no logo da bebida e acrescentou um grande G junto ao já tradicional relâmpago. A aposta deu certo e a aceitação do público foi extremamente positiva.

Ela cuida dos patrocínios esportivos e suas ações nesta área dão a empresa uma renda anual em torno dos US$ 90 milhões. Gatorade é conhecida pelos seus copos verde e galões laranja que são vistos fora das quatro linhas nos campos e gramados. Com a NBA a parceria vem desde 1984 e com a NFL a Gatorade está atualmente cumprindo um contrato de 8 anos (assinado em 2004), o que permite o tradicional banho que os jogadores dão nos treinadores após vitórias importantes, derramando o gelado líquido neles e permitindo uma exibição da marca num momento tido como um clássico ritual.



(GL)
Escrito por João da Paz


© 3 Coca-Cola Co.
© 4 Stephen Lovekin / Getty Images


*Todos os logos aqui apresentados correspondem as respectivas empresas e ligas

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