No Sacrossanto Solo

Fabrício de Melo (ou apenas Fab Melo) decidiu levar seus talentos para a cidade de Syracuse, estado de New York. Lá ele representará a universidade local no campeonato da NCAA deste ano e sua estreia oficial acontece amanhã. Cercado de altas expectativas, o pivô brasileiro, natural de Minas Gerais, teve excelentes opções em sua busca por uma universidade americana. Louisville, Connecticut e Florida, programas de basquete top da NCAA, ofereceram bolsa a ele, porém preferiu se vestir de laranja e ingressar num time com potencial enorme e que também tem sua parcela relevante na história.

Syracuse detém a quinta melhor porcentagem de vitórias entre as escolas da 1ª Divisão – o primeiro jogo do Orange foi realizado em 1900. Possui um atual recorde que afirma o poder da universidade: são 39 temporadas consecutivas terminadas com mais vitórias que derrotas. 34 destas sob o comando do treinador Jim Boeheim, o responsável por fazer o basquete ser o mais importante esporte na cidade, que antes tinha o football como principal paixão.

Boeheim estudou em Syracuse e jogou no time de basquete entre 1962-1966. Três anos após sua graduação, entrou na comissão técnica como assistente e em 1976 assumiu o cargo de treinador. Desde então dirige um programa baseado em fundamentos básicos e simples, porém é eficiente e competitivo ano a ano. A temporada 2009 foi expressiva para Boeheim porque ganhou um prêmio inédito na sua carreira.

Uma fraca pré-temporada rendeu ao time uma posição fora do ranking. O campeonato pra valer começou e logo foram 13 vitórias seguidas. Com mais resultados positivos alcançados, Syracuse chegou ao topo do ranking pela primeira vez desde a temporada 2003 (ano do único título). O time terminou a disputa com 30v e 5d, o que rendeu a Boeheim a honra de ser eleito o treinador do ano pela primeira vez – no torneio da NCAA o Orange perdeu nas oitavas-de-final para Butler, derrotada na decisão contra Duke.

O elenco deste ano carece de uma grande estrela, mas esta não é nenhuma novidade para Boeheim. Ele já teve a oportunidade de treinar e desenvolver o jogo de nomes como Derrick Coleman (escolha nº 1 no draft de 1990), Carmelo Anthony (líder do time campeão em 2003, escolha nº 3 no draft do mesmo ano), Wesley Johnson (promessa do Minnesota Timberwolves, escolhido na 4ª posição no draft de 2010), entre outros. Contudo sua filosofia de trabalho não consiste em concentrar o jogo em apenas um só jogador, mas alargar as probabilidades de conversão dentro de quadra o máximo que puder. 2010 tende a ser desta forma e Syracuse vem com seu tradicional estilo de jogar basquete.

As características principais são: a marcação por zona na defesa (o tradicional 2-3) e velocidade no contra-ataque. Segundo Fab Melo (foto abaixo), estas foram algumas das razões que o fizeram ir à Syracuse ao invés de outras universidades, isto porque sua maneira de jogar se adapta fácil ao modo de Boeheim.


O grandalhão de 2m14 entrou num rígido regime para ganhar velocidade e explosão. No meio do ano passado ele estava com 127kg e hoje seu peso é de 117kg. Horas de academia e dedicação o fez perder gordura e ganhar massa muscular. Azar dos adversários.

Fab não será a força principal no ataque de Syracuse por dois motivos: não é necessário e “... ele ainda não está pronto para dominar” palavras de Boeheim. Sua função primordial será cuidar do lado defensivo, coletando rebotes e distribuindo tocos. No jogo das estrelas do high school, chamado de McDonald´s All American, Melo marcou apenas dois pontos, mas teve sete rebotes e três tocos em 19 minutos de ação. Algo similar a isso é que se espera do brasileiro nesta temporada.

É precipitado dizer que ele irá ficar só um ano em Syracuse e entrar no draft da NBA. Mesmo que especialistas o exaltem e coloquem seu nome no topo das projeções, Melo vai fazer diferente. Seu objetivo maior é conseguir um diploma (é aluno do curso de Artes e Ciências). A graduação pode ser finalizada mais pra frente, porém ele não vai levar em consideração somente as conquistas em quadra como requisito para entrar no basquete profissional. Talento ele tem e no melhor momento tudo se resolverá do jeito ideal. Enquanto isso, o aprimoramento é buscado para progredir com qualidade a cada dia.

Melo possuiu uma presença impactante não só em quadra. Fora dela aflora a brasilidade capaz de contaminar todos ao redor. Na escola de ensino médio, na cidade de Weston – Florida, ele era um dos garotos mais populares. Atraia gente com sue sorriso e alegria. Isso o fez ser agradável e ajudou a se inserir numa cultura diferente da vivida no Rio de Janeiro, cidade onde morava antes de ir para os EUA.

Quando Melo decidiu Syracuse como a próxima parada da sua caminhada, a primeira pessoa que soube da notícia foi sua mãe. Ao saber da novidade ela disse: “O que é Syracuse?” O essencial era saber se é uma boa universidade para estudar e conseguir um diploma. Dona Melo soube disso e se tranquilizou, agora está prestes a descobrir que eles têm um bom time de basquete ao olhar seu filho correndo por cima do imponente “S”.



(GL)
Escrito por João da Paz


© 1 Dennis Nett

Nenhum comentário:

Postar um comentário